quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A Sacerdotisa

A Sacerdotisa Tarot
Uma mulher sentada entre duas colunas, segurando um livro sagrado onde está o conhecimento do mundo - a Torá. Atrás dela, um véu colorido de frutas e sementes impede que a visão chegue ao mar de águas tão azuis como o manto que a veste. As águas fluem dela e escorrem pela Lua assentada em seus pés.

O grande mistério, aquilo que não está aparente e não pode ser captado apenas pelos olhos da mente. É preciso ainda sentir para entender. Aqui a ideia é de compreensão e receptividade, então não há movimento ativo nem direto.

A ação é a recepção da realidade que se apresenta. Observar, perceber e entender. Aqui a atitude é passiva e o movimento é de fora para dentro, rumo às águas profundas do inconsciente da mente humana.

A Sacerdotisa é o arcano que nos fala do nosso mundo interno, de tudo aquilo que vamos processando do lado de dentro a partir do que assimilamos do mundo externo. São nossas primeiras impressões a respeito do que percebemos no meio onde vivemos, os primeiros aprendizados e as conclusões mais íntimas sobre nós mesmos.

Do lado de dentro, porém, as experiências que vivemos não são absorvidas apenas pela mente, elas também são sentidas. Aqui, a mensagem do Tarot é a de ir correspondendo a coluna branca com a coluna escura, relacionando o que acontece no externo que cria algo no interno.

Tudo que acontece fora causa um efeito dentro, e a Sacerdotisa é esse princípio que nos leva a observar o entorno e ir absorvendo pouco a pouco a realidade com base naquilo que essa realidade nos faz sentir. O que sentimos são as nossas emoções e o aprendizado acontece quando estamos vivenciando os atributos femininos da absorção e receptividade que o elemento água tem.

A Sacerdotisa é uma carta noturna. É no silêncio da noite e na pausa do sono e da inconsciência que podemos acessar os ensinos propostos pelo arcano. Entrar em contato com a Sacerdotisa exige que a gente vá desligando a atenção externa, deixe de estar alerta e vá para dentro observar o que se passa por dentro.
Aqui existe uma proximidade entre o significado do arcano da Sacerdotisa com os desdobramentos da noção do Inconsciente e da função do ID como seu aspecto mais profundo, nos termos de Freud. Para ele, existe um compartimento da mente humana onde ficam armazenadas todas essas sensações e informações emocionais relacionadas aos fatos da vida que experimentamos, mas essas percepções não ficam disponíveis de imediato à memória. Antes, ficam armazenadas numa região de acesso mais difícil onde não chegamos de forma atenta e consciente apenas, mas precisaremos restabelecer a mesma conexão emocional vinculada àquela informação para retomarmos o contato com aquele conteúdo armazenado ali. É o Inconsciente. 

O que acontece dentro de nós quando recebemos a atenção que precisamos, quando somos elogiados ou quando sofremos uma injustiça?

Todas as nossas vivências no mundo externo vão criando sensações em nós e nos fazem experimentar emoções que são associadas a esses eventos. Existimos também no sentir e nossas emoções tão o tom daquilo que está acontecendo na realidade concreta, e é assim que vamos classificando as experiências e aprendendo sobre nós e o nosso ambiente.

A moderna neurociência afirma que nosso cérebro ainda está em formação quando nascemos, e que nos primeiros 2 anos de vida todas as nossas memórias ficam registradas no corpo. Nesse período, basicamente vamos classificando as experiências pelos critérios do "Prazer" e do "Desprazer".

Carinho, fome, sono, desconforto, desgaste físico, excitação, nutrição, tudo vai sendo experimentado pela criança a partir da sensação de prazer ou de desprazer que ela vivencia com a situação. Uma criança bem atendida tem mais sensações corporais de bem estar e vivencia emoções satisfatórias, e assim vai assimilando o mundo de uma forma mais positiva e confiante. 

E para uma pessoa positiva e confiante, a vida se descortina em vários caminhos possíveis. O otimismo é característica de quem se sente bem ocupando seu lugar no mundo e acredita que pode realizar qualquer coisa. Esse é o significado das sementes de frutas na imagem do arcano, várias possibilidades.

A Sacerdotisa é o arquétipo número 2 que nos fala desse conhecimento que vem de fora pra dentro e acontece no reino do sentir, o lugar da intuição. Nossa voz interna.

A intuição ocorre no corpo da mesma forma que o aprendizado inicial é registrado no corpo nos primeiros 2 anos de vida. De algum modo, o corpo faz uma leitura do que acontece ao nosso redor e reconhece, a partir das emoções evocadas, se aquela situação é positiva ou não.

Sabe quando nos deparamos com uma situação que nos causa uma sensação ruim,que a gente nem sabe explicar? Ou quando sentimos aquele arrepio" que nos avisa: não vá por aí, não faça! 

É porque já aprendemos, não só pelo processo mental de elaboração, mas também por já termos sentido os efeitos daquela situação em nós e nos lembrarmos intuitivamente disso. Raiva, medo e angústia são exemplos de emoções associadas a acontecimentos externos e que nos permitem identificar riscos e nos proteger quando necessário.

A Sacerdotisa está protegida pelo véu. O que existe ali atrás do véu? Não se sabe... Mas a Sacerdotisa detém a sabedoria da vida, e vem nos ensinar que podemos reconhecer o que está lá atrás do véu se fecharmos os olhos e movermos a atenção para dentro.

Nesse momento percebemos que existe mais do que aquilo que entendemos como realidade. É quando enxergamos "além do véu" e nos damos conta de que a realidade é parte de algo maior que acontece dentro de nós também. Esse nosso mundo interno é tão real quanto o externo. A partir disso podemos conectar com esse ser interior que parece saber mais do que nós mesmos porque ele conhece a essência das coisas, essa verdade que fica oculta em outro nível de percepção e ainda não tinha sido alcançada porque é mais profunda. 

Todos esses significados estão contidos no arquétipo da Sacerdotisa, que está fortemente associado a aspectos femininos da receptividade, intuição e compreensão dos mistérios. Ela nos provoca a ir cada vez mais fundo para conhecermos mais a respeito de nós mesmos.

Quando a Sacerdotisa é selecionada numa leitura terapêutica, a carta pode indicar que a pessoa está num momento favorável à auto-observação, aos processos de abertura rumo ao inconsciente e possivelmente estabelecendo contato com esses conteúdos internos por meio de sonhos e sincronicidades. Nessa fase é importante valorizar o que acontece “fora do usual”, anotar sonhos e pensamentos que surgem de repente, pois essa é a forma de nosso inconsciente conversar conosco e pedir atenção para os aprendizados que precisam ser assimilados.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise



2 comentários:

  1. Muito bom!! Seus textos são ótimos, me ajudam bastante. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por acompanhar, fiquei feliz de saber que você aproveita este conteúdo.

      Excluir