domingo, 1 de setembro de 2013

O Louco e sua grande viagem pelo Tarot


Os arcanos maiores do Tarot compreendem 22 cartas correspondendo a 22 arquétipos ou imagens que simbolizam fases naturais de evolução do ser humano em sua história de vida.

Vinte e uma dessas cartas são numeradas e observam uma ordem sequencial. Uma carta não tem numeração definida, às vezes é indicada como arcano zero e outras como arcano vinte e dois – a carta do Louco.

O Louco é um arcano indefinido, pode tanto consistir no ponto de início da jornada pessoal quanto no encerramento da jornada – que passa a ser o ponto de início para uma nova rodada a partir de um novo patamar de consciência, uma oitava superior.

Como arquétipo, o Louco simboliza a disposição de começar algo novo que ainda não se sabe bem o que é. Numa atitude aberta a novas possibilidades, o Louco vem representado por um andarilho que sai pelo mundo sem destino, passando por caminhos incertos e correndo alguns riscos dos quais ele sequer se dá conta por desconhecer o trajeto que está percorrendo.

Com isso, a carta do Louco simboliza aquele momento em que nós começamos a sentir vontade de partir para algo diferente do que se tenha atualmente, o impulso para o novo. Pode ser o início um novo projeto de vida, um novo emprego, um novo relacionamento, uma nova aparência.

Numa abordagem mais terapêutica, com essa atitude de busca do novo o Louco inicia uma grande viagem interna se deparando com cada uma das demais 21 figuras da sequência dos arcanos maiores, com as quais vai aprendendo e conscientizando a proposta de cada um dos demais arquétipos numa jornada de crescimento pessoal.

Como a física quântica explica a diversidade de comportamento da luz, ora como onda ora como partícula, dependendo da existência de um observador consciente, o Louco também interfere na realidade de todos os demais arquétipos justamente por ser esse observador.

É nesse sentido que o Louco pode ser equiparado ao indivíduo no seu processo pessoal de autoconhecimento e evolução.

Quando vivida com consciência, a experiência do Louco pode igualmente interferir na realidade dessa mesma forma. Enquanto observador consciente, o Louco passa a interferir na sua realidade utilizando como ferramentas as habilidades, conceitos e comportamentos que absorver do encontro com os demais arquétipos dos arcanos maiores, durante sua jornada.

Quando numa leitura se escolhe a carta do Louco, isso indica que a pessoa está pronta para iniciar essa jornada interior e se revelar ao mundo com uma compreensão mais ampla das suas potencialidades.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

3 comentários:

  1. Verbena,

    Toda vez que consulto o tarot com você, sinto que mais importante que as previsões de futuro, são os questionamentos que as cartas me apresentam, pois me fazem pensar sobre o que quero, sobre meu comportamento e minhas atitudes diante da vida.
    Depois da consulta reflito por algumas horas em vários dias e, com isso, consigo rever o que está inadequado e ter uma postura mais positiva e objetiva diante da vida, indo em busca do que realmente quero e daquilo que me faz bem.
    Parabéns pelo trabalho.
    Majé Mps

    ResponderExcluir
  2. Esta carta me representa em inúmeros momentos de minha vida. Tenho por ele admiração e identidade. Ela sempre me oferece pontos de reflexos por muito que já caminhei, me dando muito bem em vários momentos do percurso mas, não deixando de ser, em alguns deles, surpreendida pelo nível de dificuldade oferecida, mas por outro lado, me possibilitando condições de reação positiva no enfrentamento do desafio.

    ResponderExcluir