sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Consciente e Inconsciente

Verbenna Yin Astrologia Tarot Psicanálise Freud
Olá queridos! Hoje vamos falar um pouquinho de como as ciências humanas mais modernas vem se integrando com os conhecimentos organizados dos povos antigos.

Freud é considerado o Pai da psicanálise e afirmava que tudo que pensamos que sabemos sobre nós mesmos está numa pequena área da psique que ele denominou Consciente. Mas para ele, o nosso Consciente não refletiria quem realmente somos.

Para Freud, os reais conteúdos humanos que definem quem realmente somos estão no Inconsciente, uma área psíquica bem maior a que não temos acesso direto. Para chegar lá, precisamos de autoconhecimento e alguma ajudinha extra.

A Astrologia e o Tarot enquanto métodos de autoconhecimento, quando usados no contexto terapêutico, são ferramentas poderosas que abrem as portas do nosso Inconsciente para entendermos melhor nossos comportamentos e condicionamentos.

Com a Astrologia podemos mapear que impulsos são esses que mobilizam a pessoa e criam nela os desejos, aquilo que ela pretende realizar. As posições da Lua e de Marte no mapa natal podem dizer muito sobre esses desejos e se eles puderam ou não ser manifestados ou ainda se sofreram alguma interferência do meio externo que gerou um sentimento de frustração ou de inadequação.

Já com o Tarot Terapêutico é possível traduzir, a partir dos conteúdos simbólicos das cartas escolhidas, como esses impulsos foram dando forma à trajetória pessoal de cada um e qual é o desejo que ainda pulsa ali no coração e que não conseguiu se manifestar ainda, criando situações na vida para forçar a pessoa a olhar para dentro e reconhecer esses conteúdos que precisam vir à tona.

É lá no Inconsciente que está toda essa nossa verdade escondida, os desejos do coração que foram sendo reprimidos ao longo da nossa história e que podem nos fazem sofrer até hoje. São esses desejos que nos mostram quem somos de verdade.

Verbenna Yin Astrologia Tarot Psicanálise Freud
Para Freud, o Consciente só possui as informações que damos conta de processar naquele nosso momento de vida e aquelas que conseguimos perceber da nossa interação com os outros. Por isso se diz que o Consciente "não sabe de nada", essa quantidade de informação é pouca e fica restrita ao que entendemos sobre o mundo e o humano.

Só quando trazemos a nossa verdade do Inconsciente para o Consciente, deixamos de ser reféns da mente e retomamos o poder de decidir pelo nosso melhor. Porque essa nossa verdadeira essência reside no Inconsciente, bem guardada e concedida como prêmio para os corajosos que se aventuram nas profundas águas do Ser para se RE-conhecerem.

O Mito da Caverna de Platão - que trata da saída da escura caverna da mente para a luz do mundo vivo e real - nunca foi tão atual, sendo o próprio mito a reprodução de uma sabedoria ainda mais antiga insculpida no Oráculo de Delfos:

Conhece-te a ti mesmo!

Verbenna Yin Astrologia Tarot Psicanálise Freud Platão

Nenhum comentário:

Postar um comentário