sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Lunação – o que é isso?

Olá queridos! Hoje vamos falar dos ciclos da lua e de como isso pode nos influenciar ou propulsionar para a vida que queremos.

Lunação é o ciclo que a lua cumpre a partir de uma fase nova, passando pela fase crescente, cheia e minguante até chegar na fase nova seguinte.

A lua Nova acontece quando ocorre no espaço o alinhamento entre Sol, Lua e Terra – nessa ordem.

lunação

Quando a lua está no meio do caminho entre o Sol e a Terra, ela não consegue refletir a luz solar e fica apagada, escura. Esse é o momento da Lua Nova.

Ao continuar sua trajetória ao redor da Terra (lembrando que a Lua gira em torno do planeta), a área de superfície lunar que reflete a luz do Sol vai aumentando gradativamente até que acontece um segundo alinhamento nesse período onde ficam dispostos o Sol, a Terra e a Lua – aí acontece a Lua Cheia.

E o ciclo continua até que aconteça de novo o alinhamento entre Sol, Lua e Terra quando acontece uma nova lunação. Cada lunação tem uma duração média de 29 dias e durante o ano temos 13 lunações – as 13 Matriarcas.

Essa dança cósmica vai se repetindo ao longo do ano, cada vez alinhada a uma constelação diferente (na ordem dos signos), e por isso dizemos “lunação de Áries”, “lunação de Touro”, e assim por diante.

Na Astrologia esses dois momentos lunares tem sua importância bem definida e influenciam diretamente os eventos que experimentamos, principalmente aqueles que já estão marcados no mapa natal.

Se a lunação (a lua nova) acontece num ponto do mapa natal onde está o planeta Vênus, por exemplo, ativará as experiências regidas por esse planeta: relacionamentos, autoimagem, prazeres ou dinheiro. Se acontecer próximo à cúspide de uma casa astrológica, a lunação ativa os acontecimentos relacionados aos assuntos daquela casa: se cair na Casa 4, durante o período da lunação a pessoa pode experimentar eventos na área familiar ou na casa onde mora.

Na Lua a luz é sempre refletida, vem de fora. A Lua não tem luz própria. Da mesma forma, as vivências propostas pela lunação também são externas a nós, elas nos chegam e nós respondemos a elas de acordo com nossos humores e temperamentos.

E qual a melhor maneira de reagirmos aos eventos trazidos pela lua?

A melhor maneira de lidar com uma lunação é observar por qual signo anda o Sol naquele período. Se estivermos numa lunação de Touro, isso significa que o alinhamento da Lua e do Sol (lua nova) aconteceu no signo de Touro, então os valores desse signo nos dão as pistas de como tratar os eventos que chegarem nesse período: planejar a longo prazo, não se precipitar, agir com firmeza, aproveitar os bons momentos para relaxar e se alegrar.

E os assuntos tocados pela lunação vão se apresentar de forma muito clara quando a lua atingir a fase Cheia. Assim que a Lua refletir toda a luz do Sol, a lunação vai mostrar claramente que experiência foi aquela e como nós reagimos a ela – se para o bem ou para o mal. É o tempo de aprendizado da lunação.

lunação
A Lua Nova também é um ótimo período para plantar suas intenções. A vida acompanha o cosmos e da mesma forma que a lua nova é uma preparação para seu grande momento – quando estiver Cheia - vamos também preparando aqueles nossos planos para que vinguem e se materializem no tempo adequado.

Sabe aqueles planos de fim de ano para o ano novo?

Pois a melhor maneira de colocá-los em prática ao longo do ano é plantando esses sonhos na lunação mais adequada.

Para fazer aquela viagem bacana ao exterior é só organizar para que ela aconteça no alinhamento com a Casa9; para conversar com o chefe sobre um aumento de salário, vale a pena ir colecionando bons resultados para ter o que apresentar na época da lunação na sua Casa 10.

Mas mesmo que a gente não faça esse planejamento todo, só de observarmos o signo da lunação em curso e como isso pode nos afetar no dia a dia já estaremos fazendo um ótimo trabalho pessoal.

Perceber as lunações nos aproxima da nossa própria natureza pois vamos nos dando conta de que o que acontece fora também acontece dentro. E quando adquirimos essa consciência, vamos espontaneamente retomando nosso contato com a terra e com a natureza já que nos sentimos integrados à ela.


Mas esse será assunto para um outro post, principalmente para as mulheres que acompanham com seus corpos e emoções todos os movimentos lunares.

lunação

Nenhum comentário:

Postar um comentário