terça-feira, 31 de outubro de 2017

Beltane, Dia das Bruxas e outras cositas más



Hoje é uma data bem interessante aqui no hemisfério sul, comemoramos o Halloween ou "dia das bruxas" junto com as tradicionais festas pagãs do hemisfério norte.

Eu acho interessante porque aqui no sul temos o costume de incorporar as referências de outras culturas, e com o Halloween não foi diferente. Adotamos por aqui uma festa que comemora a época do ano em que o frio e as noites mais escuras pedem o aporte do fogo para iluminar e aquecer.

Jack o' Lantern é aquela abóbora transformada em lanterna, numa brincadeira divertida entre o medo do escuro e o aspecto lúdico de uma festa que procura vencer a escuridão do tempo do inverno que chega no hemisfério norte.

Mas e aqui no hemisfério sul, isso não fica deslocado do nosso calendário?

Fica! Não faz sentido a gente comemorar as lanternas de abóbora e pensar nas coisas que nos dão medo (bruxas, esqueletos e afins) e que estão associadas à falta de iluminação quando estamos justamente caminhando para o verão né?

Por isso aqui no hemisfério sul a gente inverte a roda das estações e com isso inverte também as celebrações das épocas do ano.

Aqui no hemisfério sul é Beltane, a época do ano para celebrar a união do princípio feminino e masculino na natureza. Porque aqui no sul a estação do ano é a Primavera, um tempo de maior iluminação natural do Sol em que os dias vão aumentando sua duração em relação às noites até chegarmos no solstício de verão.

Beltane é a celebração do equilíbrio das energias, das polaridades negativas e positivas da natureza. Não no sentido de bem e mal, mas no sentido de expansão (polaridade positiva) e receptividade (polaridade negativa). Com o equilíbrio entre o elemento fogo - que é a semente de toda vida e sustenta o princípio masculino - e a água, que é o berço gerador e sustenta e o princípio feminino, é possível acontecer a fertilização de uma nova vida.



Assim é a representação simbólica de Beltane, a relação sexual entre homem e mulher, numa alusão ao poder que surge quando os princípios feminino e masculino estão perfeitamente integrados: o poder de criar uma nova vida.

E os povos antigos, que eram mais conectados com a natureza e tinha uma observação mais cuidadosa do tempo, celebravam esses momentos do ano porque entendiam que esses padrões da natureza ocorrem no maior e também no menor, no macrocosmo e no microcosmo. Celebrando, não se esqueciam desse ensinamento.

E assim como acontece na natureza acontece também dentro de nós, quando permitimos a união das energias feminina e masculina e equilibramos essas forças, nossa vida se abre para novas possibilidades gerando frutos que podem nos trazer muita alegria e realização.

Todos nós temos o princípio feminino e masculino em ação dentro de nós. Quando precisamos de mais força física e iniciativa estamos colocando em ação o princípio masculino, e quando buscamos um momento de maior introspecção e sensibilidade estamos deixando fluir o princípio feminino. Ambas energias coexistem em nós e podemos dar maior vazão ora para uma ora para outra, mas precisamos do alinhamento entre elas para que aconteça um fluxo saudável desses impulsos da natureza em nós.

Na roda xamânica estamos hoje na direção Leste, a direção da Primavera e do elemento fogo que evoca em nós a iluminação espiritual, a força e a coragem para empreender nossos sonhos. Mas seguindo a roda estamos justamente caminhando para a direção Sul, a direção do Verão e do elemento água, que representa as nossas emoções e o tempo de trabalhar os sentimentos. 

Então também por esse sistema, estamos numa data intermediária entre a estação do fogo e a estação da água, mais uma vez o princípio masculino e o princípio feminino se mesclando para se manifestar dessa mesma forma na natureza. Com a primavera vieram as floras, e no verão chegarão os frutos.

Numa grande poesia energética, de hoje 31/10 até o dia 02/11 teremos um período muito rico para nos conectarmos com esse padrão da natureza e mentalizarmos tudo aquilo que queremos que frutifique na nossa vida também. Este período é ideal para fazermos visualizações criativas do futuro que queremos que aconteça pra nós, porque fogo é energia!

Pra quem estiver nessa harmonia com os ciclos da natureza a dica é trazer o elemento fogo para o seu dia: acenda velas pela casa, cozinhe, faça uma fogueira e mentalize seus pedidos diretamente nas chamas. 

Quando mentalizamos nossos desejos e colocamos as nossas intenções dessa forma, assim como o Sol vai ficando cada vez mais presente até a chegada do verão, seu pensamento também vai ganhando mais e mais energia até se concretizar no mundo físico também.



Lembrando que bruxa é aquela mulher sábia, que já viveu muito, já observou muita coisa e aprendeu um tanto também. Se hoje é o dia das bruxas, que tal colocar em prática todo esse conhecimento?

Foram muitas pessoas que, antes de nós, observaram esse padrão e encontraram uma forma de perpetuar no tempo toda a riqueza desses ensinamentos. Eu acho incrível a gente poder não só valorizar esses ensinos mas também crescer individualmente com eles.


Não perca a carona de Beltane!


Nenhum comentário:

Postar um comentário