segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Alinhamento Vênus e Urano

verbenna yin


Neste mês de novembro estamos vivendo coletivamente um alinhamento bem interessante: a oposição entre Urano e Vênus. Tradicionalmente, o planeta mais distante exerce influência sobre o mais próximo, assim Vênus é dominada pelos eflúvios de Urano e essa tendência se manifesta em nós nas experiências do dia a dia que envolvam relacionamentos, finanças, autoestima e imagem.

Os planetas são significadores de atitudes e Urano simboliza o rompimento com as estreitezas que nos mantém apertados num lugar comum. É um planeta diferenciado, enquanto todos os outros giram no seu próprio eixo verticalmente, ou inclinado como a Terra, Urano tem um eixo horizontal, ele gira “deitado”. 

Por isso filhos de Urano são geralmente taxados de “do contra”, são os rebeldes que não se conformam com a realidade estabelecida e acabam por se orientar em direção ao futuro sendo visionários de novas realidades.

Urano entrou em Touro este ano, está retrogradação agora mas vem desde maio propondo uma reflexão mais aprofundada sobre as nossas tradições culturais, muitas pessoas tem sentido esse movimento como um retorno do conservadorismo e uma necessidade de se sentirem seguros naquelas regras que “sempre funcionaram”. 

Este é um contato inicial dessa energia uraniana no território taurino, a tendência é a ruptura se manifestar quando superarmos esse momento de revisões culturais pois novos pontos de vista não podem mais ser ignorados. Estamos de fato vivendo tempos onde não se justificam mais certos conservadorismos e mesmo que haja um esforço para voltarmos às formas de antigamente a geração atual não sintoniza mais com essa maneira de pensar. 

Urano traz a vanguarda da arte, do pensamento e da cultura. E ninguém impede o passo desse Titã precursor do tempo, é nele que está o caos enquanto caldeirão de todas as novas possibilidades.

Vênus já é uma energia mais estável, nos move à conexão e ao sentimento de pertencimento, impulsionando os vínculos emocionais que nos fazem sentir seguros, valorizados e amados. Quando nos sentimos valorizados, lidamos melhor com os afetos que se estabelecem nos relacionamentos e, consequentemente, com o valor do nosso trabalho, indicando uma maior fluência no setor financeiro como reflexo do merecimento e da estima própria.

Essa oposição entre Urano e Vênus traz uma certa tensão para a conversa entre os dois planetas e é Vênus quem sente a necessidade de “romper para crescer” que vem de Urano. Lembrando aqui que Vênus está em período de retrogradação, numa sinergia cósmica que indica como o tempo atual é de revisões mesmo para entendermos melhor o que se passa com as nossas emoções e como podemos nos relacionar melhor entre todos.

Então a tendência desse alinhamento é reproduzirmos na nossa área afetiva essa mesma tensão planetária, podemos passar por um período de turbulências nos nossos relacionamentos onde será importante revermos onde estamos estagnados, onde nossos afetos nos seguram em cenários emocionais estreitos e sem possibilidades de crescimento, onde vivemos sempre as mesmas coisas.

Também é possível que a gente se sinta um tanto incomodado com a nossa autoimagem, pode vir aquele ímpeto de mudar o cabelo, contratar um procedimento estético ou considerar um novo estilo visual que componha melhor com nosso momento de vida. Tudo isso é válido e pode ajudar a criar uma coerência externa para as mudanças que já devem estar acontecendo do lado de dentro. Às vezes a gente vendo fora consegue perceber melhor o que acontece dentro, porque tudo está interligado e mundo interno e externo são uma coisa só.

Outra possibilidade interessante desse alinhamento é a percepção do quanto estamos seguindo para uma padronização dos referencias de beleza, criando modelos estáticos e limitados que não contemplam toda a nossa diversidade humana. Em tempos de botox, chapinhas e sobrancelhas arqueadas, Vênus está cansada desse modelo único: está na hora da gente avaliar se os procedimentos estéticos não estão criando um exército de pessoas fisicamente parecidas, com feições adaptadas para atender uma certa “perfeição” mas que no fundo as deixa todas igualadas, sem expressão própria e distantes da sua autenticidade.

O recado é pra gente buscar a beleza sim, pois Libra e Touro são signos que prezam por esse aspecto em especial. Mas é uma beleza que tem a ver com a originalidade, com a liberdade de ser genuíno e mostrar ao mundo sua beleza real sentindo-se bem com isso. Fortalecer a autoestima então é essencial pra gente pode se mostrar com a nossa beleza real sem se sentir julgado, comparado ou reprovado. A Vênus libriana tem lugar para todos os modelos e formas diversas. A hora é de desenvolver autoconfiança e uma certa ousadia pra gente se mostrar ao mundo em todas as nossas cores, ainda que fora dos padrões enaltecidos pelo senso comum.

E você, já percebeu onde o alinhamento Urano-Vênus te toca?

Nenhum comentário:

Postar um comentário