sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

O Tarot como recurso terapêutico no setting analítico

verbenna yin


Muita gente se interessa pelo meu trabalho com o tarot justamente porque ele foge dos formatos tradicionais de previsões oraculares. É verdade, eu fujo dessa abordagem não porque não seja efetiva, é esse o uso mais tradicional do tarot mesmo e dessa forma ajuda muita gente a lidar com suas questões e inseguranças, trazendo alento e confiança naquele momento.

Mas eu particularmente acredito no poder da AUTORRESPONSABILIDADEem relação à nossa realidade. E é aí que o Tarot pode ser uma ferramenta muito valiosa dentro do processo terapêutico.

Nem sempre conseguimos estabelecer as conexões entre os eventos da vida ou entender como chegamos no momento presente, não percebemos como nossas atitudes anteriores nos levaram à situação em que estamos hoje. Essa falta de clareza pode ser angustiante para quem já está em terapia e não vê como ir adiante de certo ponto.

Terapeuticamente, é possível usar técnicas e abordagens que destravam memórias e contribuem para uma maior percepção através dos recursos simbólicos. É o caso da regressão, dos testes projetivos, técnicas de imaginação projetiva, Sandplay, Arteterapia, e tantas outras abordagens.

E o Tarot na minha experiência tem se mostrado um recurso RIQUÍSSIMO para acessar conteúdos inconscientes QUE JÁ ESTEJAM PRONTOS PARA SEREM ASSIMILADOS pelo analisando.

isso porque ao escolher as cartas, que são sempre poucas para que o trabalho seja realmente focado no interesse do analisando, este PARTICIPA do processo como agente e não mais como paciente.

É o inconsciente do analisando que se manifesta através da escolha que ele faz das cartas e a partir daí a exposição aos símbolos universais do Tarot exercem um efeito prático que é a TOMADA DE CONSCIÊNCIA da sua própria situação - que pode ser um cenário externo, um estado emocional ou a inter-relação de ambos!

Abrir as portas da percepção individual por meio do Tarot também coloca o analisando numa posição de DECISÃO a respeito da sua própria vida. Em vez de ouvir uma previsão da qual "não poderia escapar", o analisando tem como exercer seu LIVRE ARBÍTRIO para construir a realidade que deseja viver, pois a partir das cartas escolhidas ganha maior CONSCIÊNCIA sobre suas opções e sobre sua própria capacidade de agência.

E eu sou uma grande privilegiada por poder ver o progresso que vem do uso do Tarot no ambiente terapêutico, é incrível ver meus analisandos olhando para a carta do Tarot e se enxergando naquela representação, dizendo "É EXATAMENTE ISSO".

Porque nem sempre o sentimento cabe nas palavras, mas as imagens promovem a consciência necessária para formular a linguagem. As imagens do inconsciente precedem a linguagem, porém a linguagem que se desenvolve APÓS o processo de conscientização, a nova narrativa, é um caminho seguro para a CURA.

E a cada consulta, acredito ainda mais nesse caminho.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário