sábado, 22 de junho de 2019

Solstício de Inverno

verbenna yin


Solstício de Inverno, a época do ano onde as longas noites atingem seu ápice e vivemos a noite mais escura do ano. Nesta distância do Sol recebemos menos insolação e menos energia externa, tendemos ao distanciamento para usarmos melhor a energia própria e podermos nutrir a nós mesmos. A atitude aqui é mais introspectiva e vai direcionando a nossa energia para o aspecto mental.

Este é um tempo de intensa atividade interna, em que os pensamentos se reorganizam e temos mais clareza das ideias que estão pelo ar.

Nesta época do ano, os povos antigos acendiam suas velas e fogueiras para resistirem melhor à frieza do isolamento, pois a chama do fogo nos mantém inspirados na fé de que o Sol um dia retornará em todo o seu brilho e força.

E assim como acontece na natureza, acontece também na nossa consciência, precisamos de sonhos e ideias que nos alimentem, como se fôssemos uma vez mais bebês embalados pela mãe e ganhando segurança para podermos fazer nossas novas descobertas.

Essa é também a mensagem do mapa astrológico do momento do Solstício. O Sol está posicionado na Casa 9 que tem como tema a Justiça, o estrangeiro e expansão dos limites. O regente do ascendente é Vênus, que está em Gêmeos e cravada na cúspide da mesma Casa 9, indicando que as mulheres (uma mulher?) terão um papel muito importante na propagação de ideias que podem correr o mundo e influenciar a noção de Justiça para todos.

A Lua, como regente do signo de Câncer que inaugura esta estação, está em Aquário, reforçando o caráter do elemento ar nestes tempos que vem para espalhar ideias como se fossem sementes e valendo-se da tecnologia das grandes redes que permitem que a comunicação se estabeleça com grande alcance. Aquário também se relaciona com os ideais de Democracia, enaltecendo a participação ativa do homem na condução do seu destino coletivo.

Estes são tempos para sonhar de novo, meus amores. Muitas pessoas sonhando juntas podem formar um campo mental favorável para plasmar novas realidades. Nestes meses de inverno, vamos focar em aprimorar ideias, lapidar pensamentos, desenvolver planos e estratégias para retomar a ação concreta na próxima estação que trará de volta o elemento fogo.

A semente embaixo da terra parece quietinha, mas dentro dela já estão vibrando todas as folhas verdes que dela vão brotar, todos os troncos que lhe crescerão e toda sua copa alta que veremos no futuro. Tudo já está lá pulsando na semente, esperando o tempo certo de brotar de novo.

Cuidem de suas sementes, alimentem seus sonhos e mantenham viva a esperança. A vida perdura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário