quinta-feira, 18 de julho de 2019

Lua Cheia e Eclipse em Capricórnio - 16/07/2019

verbenna yin


É hoje, meus amores, a lua cheia mais impactante deste ano. Ativando o eixo Capricórnio-Câncer, a lua hoje ativa o reino do submundo (Plutão) e a geração dos titãs (Saturno) num eclipse lunar que tem tudo para promover grandes curas emocionais (Nodo Norte e Vênus).

Plutão é o representante do mundo das sombras, do psiquismo e do inconsciente, do poder que nosso inconsciente possui em dirigir nossas atitudes e pensamentos sem que a gente se dê conta de que isso esteja acontecendo. Foi Plutão quem sequestrou Prosérpina e a levou à força para os infernos, simbolizando que existem na vida esses momentos em que somos tomados pelo inconsciente e precisamos enfrentar nossos demônios internos, qualquer que seja o resultado disso.

Saturno está na mesma região e se encontra com a Lua também, representando a primeira geração de criaturas mitológicas que tinham muito potencial para atingir a consciência humana mas ainda não tinham todo o refinamento necessário para essa missão. Saturno é portanto um arquétipo primitivo, rude e árido. Seus ensinos não são agradáveis, pelo contrário, a passagem de Saturno exige que a gente se aprimore ainda que a contragosto. Saturno prepara a nossa consciência criando limites entre o caos e a ordem, demonstrando que existem propósitos para nossa existência e que não podemos fugir da nossa responsabilidade durante esta missão humana.

Já no polo oposto, em Câncer, o Sol vem acompanhado do Nodo Norte e da Vênus, indicando que tudo o que a Lua foi buscar nos reinos inóspitos da psique precisa ser assimilado na consciência, dando coesão a tudo que vem do passado e que forma a pessoa que somos hoje. A energia de Câncer favorece a aceitação das memórias e nos dá confiança para atravessarmos alguns sofrimentos que estejam associados a essas lembranças. Câncer é a energia do conforto e da segurança emocional, como um “colinho de mãe” que faz a dor passar, e é essa energia que acessaremos nos próximos dias para poder lidar com a grande tomada de consciência que chega a partir de hoje. Vamos ter que nos acolher muito neste trabalho interno.

É bem provável que este eclipse nos faça enxergar finalmente coisas sobre nós que nos entristeçam e que mostrem claramente em que momento tiraram de nós o poder de decidir livremente como conduzir a nossa própria vida. E não vai ser fácil fazermos essa constatação não, vai doer bastante perceber o quanto a gente se deixou ser dominada e como falhamos em nos proteger dessas influências.

Quando foi que baixamos a guarda e não percebemos que algo iria nos ferir?

Por que ainda temos dificuldade em admitir que estamos sofrendo hoje pelas escolhas do passado?

O Nodo Norte em Câncer é um ponto de intersecção da trajetória da Terra e Lua, um ponto onde essas trajetórias virtuais se encontram. Simbolicamente, representa um momento da vida onde percebemos como a forma com que olhamos para nosso passado influencia a nossa capacidade de realização no mundo. Nossas histórias familiares, as lealdades a figuras familiares dominantes e a nossa necessidade de pertencimento ao núcleo de origem podem estar diminuindo nossa capacidade de atuar no mundo e de realizar aquilo que realmente desejamos construir para nós.

Talvez tenhamos nos esforçado um tanto acreditando que éramos algo que nunca fomos, talvez esse algo era o que a família esperava de nós ou talvez nos associaram a algum traço característico dessa linhagem, e aí que vamos dia a dia mentindo pra nós mesmos, abrindo mão dos nossos próprios sonhos para seguir conectados ao núcleo de onde viemos.

Que grandes sacrifícios fazemos para pertencer!

Perceber o quanto abrimos mão de nós mesmos pode ser um grande aprendizado, e talvez essa percepção venha acompanhado de choro e lágrimas de verdade para extravasar toda a emoção represada nestes anos. Câncer é o mar de água salgada, o mar de emoções.

Hoje a Lua Cheia vai forçar a consciência a se dar conta de que algo foi roubado de você, que continuar acreditando nessa forma de entender sua história pode não estar contribuindo com seu progresso e está na hora de mudar isso. É preciso ampliar a visão e perceber-se mais e melhor, entender que papeis você andou assumindo e que não permitem que você cresça livremente para cumprir o seu propósito de vida. Plutão e Saturno estão dizendo: “Já chega!”

Uma característica intrigante dos capricornianos é a pontualidade, se você marcar um compromisso eles não perdem a hora. E essa é uma característica essencial deste eclipse, estamos diante de um momento de vida que não pode ser perdido, não dá mais pra se atrasar em relação aos conteúdos do inconsciente e do passado que estão clamando para serem vistos e integrados agora. Outro ponto característico dessa energia é a determinação, o que podemos também acessar aqui para não deixar a peteca cair e fazermos os esforços necessários para lidar positivamente com as constatações que chegarem neste período.

Coletivamente, estamos num momento bem preocupante onde medidas que nos impeçam de crescer já tenham sido tomadas e estejam agora sendo colocadas em prática. O eclipse de hoje acontece na casa 12 do mapa do Brasil e indica uma grande disputa de poder em curso, enclausurando o povo e sua capacidade de autogerenciamento. Um povo desconectado da sua realidade histórica, que não sabe bem de onde veio e como chegou até aqui, que não se dá conta dos esforços históricos que nos levaram ao momento atual, não tem condição nenhuma de autogestão mesmo. Será preciso revisitar essa história, passar a limpo alguns eventos importantes para que todos possam ver o mesmo quadro e, só então, unificar forças para direcionar novamente alguma capacidade de gerenciamento próprio.

Eclipses tem duração de 6 meses, então é possível revermos essa situação coletivamente a partir de Janeiro do ano que vem. Quem sabe até lá a gente tenha conseguido fazer esse trabalho de recontar as histórias do passado corretamente, não é mesmo? Espero que sim!

O eclipse acontece por volta das 18:30h e se você sentir de participar deste alinhamento pode ser um momento muito potente para mentalizar um desligamento com pessoas e situações do seu passado que você queira definitivamente deixar para trás. Tenha respeito por quem você era naquele tempo, perceba o propósito desses eventos na sua vida e reconheça como você pode prosseguir daqui pra frente sem se influenciar mais por essas pessoas ou situações. Determine seu limite, perdoe-se, despeça-se desse passado e acorde para este novo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário