sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Lua Cheia em Aquário - 15/08/2019

verbenna yin


Estamos na Lua Cheia em Aquário, coroando a lunação de Leão e ativando a conjunção Sol, Vênus e Marte no último decanato. Aqui a vontade própria é mais intensa, o querer é urgente, nos sentimos impulsionados a ir de cabeça nas situações e não perder mais tempo esperando o momento certo. O momento certo é agora.

A lua em território aquariano nos deixa mais suscetíveis à noção de inteireza, à integridade dos nossos diversos aspectos internos e que formam em seu conjunto a pessoa que somos hoje.

Com a oposição ativada entre Vênus e Marte, temos por correspondência a ativação também do Animus e da Anima em cada um, as referências de masculino e feminino que introjetamos desde a infância e que moldam o nosso contorno, a nossa autoimagem. Todos temos essas energias masculina e feminina pulsando juntas dentro da gente: quando agimos, tomamos uma iniciativa, impomos nossas opiniões, estamos usando a energia de Marte, a energia masculina e quando nos mostramos para o mundo, nos vinculamos aos outros e investimos nosso afeto estamos usando a energia de Vênus, feminina.

Hoje, o estímulo para usarmos nossas energias masculina e feminina vem de Leão, pedindo para que esses aspectos da vida sejam exercidos de forma destemida, com segurança e liberdade. Os leões não pedem licença nem se desculpam por serem quem são, não buscam aprovação e por isso são reis nos seus territórios. Com Marte e Vênus por aí, somos convidados a agir com mais liberdade na direção daquilo que verdadeiramente nos move e a sentir os afetos sem nenhuma vergonha ou culpa.

Acontece que esses atributos leoninos para o agir e o sentir são mais facilmente aceitos na energia masculina e não na feminina, ainda temos muita dificuldade em dar lugar para uma expressão feminina mais livre, forte, segura de si e dona da própria vida. Esse feminino ainda intimida muita gente e encontra resistência no imaginário comum, quando uma mulher se expressa livremente em ações e sentimentos pode ser taxada de mandona, de intolerante, de ousada. Afinal, quem ela pensa que é?

Será que você também não tem dificuldade de expressar sua energia feminina dessa maneira mais livre e autoconfiante?

Você tem se permitido sentir e se expressar com liberdade, ou sua mente ainda te prende nos papéis de gênero?

A expressão feminina em Leão exige respeito e espera receber por seus merecimentos. Nessa conversa astrológica, Lua e Vênus nessa oposição vão enfatizar essa questão do quanto estamos nos sentindo respeitadas nos nossos relacionamentos e se estamos recebendo de volta todo o investimento afetivo realizado.

Responda sinceramente: seu relacionamento está bom assim?

Talvez esteja na hora de não ser tão permissiva e esclarecer melhor suas condições para que as relações possam fluir novamente e trazer contentamento. E isso precisa ser feito afirmativamente, o que for dito nesse sentido precisa ser sustentado, sem dúvidas, numa coerência verdadeira entre palavras e atitudes. Não tenha medo de ser verdadeira.

Marte também participa desse posicionamento e pode impulsionar uma certa inquietação e dificuldade de ouvir o outro, vontade de chutar tudo pro alto e não levar desaforo pra casa - atraindo desentendimentos e explosões emocionais. Muita calma nessa hora!

A energia entre os astros, no momento da lua cheia, é atravessada pelo ascendente em Libra, indicando que o caminho para trabalhar este alinhamento de energias fortes é por meio do diálogo e do esforço para o entendimento. Libra e Aquário são energias afins, do elemento ar, e como estão harmonizadas sugerem que é possível reencontrar o senso de unidade quando privilegiamos a busca de ideais maiores sobre as opiniões pessoais.

A Lua em Aquário vai trazer sensibilidade a todos para que a gente possa cada vez mais respeitar e valorizar a força feminina, reconhecendo essa força em nós mesmas e dando lugar a esse arquétipo da mulher que ousa, reclama, exige direitos e também quer ocupar seu lugar no mundo ultrapassando os limitados assentos de “mãe” e “esposa”. Hoje sabemos que a condição feminina não é limitante a nenhuma atividade e a mulher pode ser qualquer coisa, inclusive uma mãe e uma esposa se ela assim desejar.

Como afirmou Simone de Beauvoir: “Que nada nos limite, que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que a liberdade seja nossa própria substância, já que viver é ser livre.”

E se Aquário é a energia do futuro e do coletivo, hoje o recado dos astros é que para construir um futuro mais positivo precisamos integrar essa mulher destemida e dar passagem para um modelo feminino potente e criador de realidades.

Diante dessa lua em Aquário, não dá pra não lembrar do mito indiano de Durga, a deusa que foi formada a partir das habilidades de todos os outros deuses e que, diante da incapacidade de cada um deles vencer os demônios isoladamente, uniram seus talentos numa nova entidade que incorporou todas essas competências e assumiu a forma de mulher - justamente essa mulher corajosa, assertiva e potente que foi capaz de derrotar todos os demônios e libertar a humanidade da ignorância e do medo.

Hoje é um ótimo dia para se conectar com a energia de Durga, praticar o mantra dessa deusa, ou apenas meditar no quanto podemos nos beneficiar cultivando uma atitude mais autoconfiante e amorosa em nossa inteireza, respeitando nossos limites e agindo assertivamente na direção do nosso desejo sem depender da aprovação de ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário