sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Lua Cheia em Peixes - 14/09/2019


verbenna yin


E a Lua Cheia deste mês vem nos conectar com o reino dos sonhos e da imaginação nas profundezas do mar de Netuno, o mito que simboliza a força do inconsciente e o efeito das projeções daquilo que gostaríamos que fosse a nossa realidade.

Netuno é o planeta que governa as águas das nossas emoções e nos leva a aprender essa outra lógica das coisas que não é a racionalização, é uma lógica de outra ordem: ela vem do sentir.

Esta Lua Cheia vai nos conectar com as nossas emoções mais genuínas e nos fazer enxergar além da imagem turva e das distorções da água, vamos aprender a reconhecer o real usando outros sentidos e deixar o pensamento cartesiano um pouco de lado. Argumentos e elucubrações não servem aqui, a percepção só chega se a gente se entrega ao fluxo dos sentimentos e permite que a intuição nos guie.

Com o Sol em Virgem, tão comprometido com a verdade e com o jeito correto de agir, esta Lua Cheia vem trazer revelações importantes para todos nós, revelações estas que serão mais do que notadas: elas serão sentidas profundamente.

Lilith também está nesse alinhamento e vem nos lembrar que o aprendizado desta lunação é difícil, ele acontece na aridez do deserto e do isolamento que é para onde somos lançadas quando estamos diante de algo muito grandioso para ser assimilado por inteiro.

Memórias duras que precisam ser curadas, saudades de outros tempos, constatações de que estamos passando para outras etapas da vida, tudo isso pode ser tema para esta Lua Cheia transbordante de sensibilidade. Como o ascendente será em Câncer, o pano de fundo desta lua serão as experiências de cuidado – tanto o cuidado que recebemos na vida como o cuidado que somos capazes de exercer com as pessoas que amamos.

Nesse aspecto, arrisco dizer que esta Lua Cheia será especialmente tocante para as mulheres, trazendo maior clareza para questões que envolvam a nossa figura materna e também as nossas questões como mães.

Para receber cuidados, precisamos confiar naquela fonte para nos entregarmos ao cuidado. Quando nossas experiências de receber cuidado não foram boas e se nossas memórias são na maioria de desamparo e de isolamento, pode ser que isso contribuiu para que a gente enxergue um mundo onde as pessoas não estão disponíveis pra nós, assumimos que elas não tem tempo pra gente e que sua atenção está reservada para assuntos mais importantes.

Dessa forma, também podemos reproduzir na nossa experiência de maternidade esse mesmo paradigma. As mulheres estão sempre tão demandadas por tantos aspectos do cuidado com os outros que podem não perceber quando precisam ser cuidadas ou o quanto não se permitem receber esse cuidado, fingindo-se de fortes o tempo todo. Afinal, podemos ter construído essa versão do mundo pra nós, nos habituamos à falta de cuidado efetivo e aprendemos a nos virar sem isso.

O resultado pode ser uma maternagem solitária, onde não compartilhamos nossa necessidade de receber cuidados como mães, não pedimos ajuda, não aceitamos que o outro faça do jeito dele e acabamos sobrecarregadas.

Será que hoje você compreende melhor o que foi que aconteceu no desmame dos seus bebês?

Será que você houve um momento onde você não tinha mais nada pra dar, de tão esgotada emocionalmente, mas preferiu acreditar em outro motivo para o fato de você não poder mais cuidar?

E se você não é mãe, certamente já teve uma relação de cuidado com alguém onde essas percepções também estejam afloradas. É disso que se trata esta lua cheia, da qualidade do cuidado que conseguimos exercitar nas nossas relações.

Esta semana pode ser um bom momento para rever essas histórias do passado e perceber onde pode ter ficado algum ponto pendente pra você. A Lua ao lado de Netuno vai trazer mais clareza para podermos enxergar essas situações e seus desdobramentos, dando oportunidade para que as emoções associadas a esses eventos também encontrem seu caminho para passarem por você e serem transformadas.

Pode ser um bom momento para desapegar dos nossos lugares de dor e frustração e também para nos descolarmos da máscara da vítima.

Peixes é um signo transcendente, que nos eleva da matéria ao espírito com as águas que evaporam e se transformam. Perdoe-se!

Perceba onde essas relações de cuidado podem ser modificadas e restauradas hoje e, se estiver ao seu alcance, faça diferente. Ouça seu coração e materialize isso no mundo concreto com decisões e atitudes.

Saturno e Plutão estão conjuntos em Capricórnio num ângulo muito harmônico com o alinhamento da Lua Cheia, dando um aporte extra de energia de terra para que a gente corrija o nosso curso e reformule as relações que são importantes pra gente. Aproveite esse fluxo para ser mais assertiva no que é sua prioridade hoje e dedique-se com consciência no cultivo de atitudes que realmente demonstrem o quanto você se importa.

No aspecto coletivo, Júpiter em Sagitário está desafiando o Sol (governante) no eixo das comunicações enquanto a Lua (povo) está na casa da verdade e da justiça. Lilith com Netuno em Peixes indicam que seguiremos recebendo revelações cada vez mais surpreendentes, os véus vão caindo e começamos a enxergar melhor as fantasias em que nos fizeram acreditar. Também perceberemos melhor as restrições à nossa capacidade de sonhar e imaginar um futuro melhor, será preciso muito fortalecimento mútuo pra não nos perdermos diante de um cenário pessimista que vem se descortinando.

Peixes é um signo extremamente adaptável e que se ajusta às influências do ambiente, para essa energia o desafio é manter-se íntegro e não perder de vista o seu propósito apesar das adaptações. Esse talvez seja um caminho para estes tempos de realidades cada vez mais duras de constatar, pois adaptar-se a um ambiente desfavorável é também uma forma inteligente de resistir viva. E continuar sonhando, também é.

De sonho também se vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário