domingo, 24 de maio de 2020

Lunação de Gêmeos - 22/05/2020

verbenna yin


Começamos a lunação de Gêmeos num alinhamento todo especial com os aspectos mais poderosos do céu, Sol e Lua se unem numa dança alinhada com Plutão, Saturno e Júpiter. Tudo junto e misturado, bem do jeito geminiano que gosta de uma aglomeração.

Gêmeos é uma energia do ar, bem flexível, adaptável, leve e simpática. Quem tem essa energia é certeza de boa companhia, um papo inteligente e ótimas risadas, além de ter um talento todo especial para a música e a fotografia. Geminianes sabem falar com a boca, com os olhos e também com as imagens, são bem bons de conversa e nesta lunação essa energia vai ampliar nossa curiosidade e desejo de extroversão: conectar com o outro e conhecer gente nova.

O elemento ar espalha e aqui em Gêmeos essa energia favorece as comunicações, tudo que se publica nessa época corre o mundo rapidamente. Este é o melhor período para registrar informação, depositar pesquisa, publicar matérias jornalísticas bombásticas, escrever um livro novo e também para espalhar boatos e fake news (continuem de olho!).

Porém, a lunação abre desafiada por Marte em Peixes. Este é um posicionamento interessante porque reduz a agressividade natural de Marte, é como se o guerreiro desse uma pausa para tomar um banho de banheira bem quente, cheiroso e cheio de espuma, dando aquela moleza e vontade de se esparramar.

A quadratura Marte x Sol/Lua bem na abertura da lunação indica então muita energia para extroversão que, por conta da pandemia, na prática não terá como se concretizar plenamente – e aí entra a indolência de Marte em Peixes pedindo pra gente dar aquela escapadinha da realidade com tudo que ative a oralidade: conversinhas, comidinhas, bebidinhas e outras coisinhas que se façam com a boca.

Vênus e Mercúrio estão juntinhos em Gêmeos e trabalham juntos para ativar os contatinhos, dão aquela força pra gente iniciar uma conversinha boba e até engatar um romance virtual na quarentena. Se você pensava que o isolamento social tinha acabado com as suas chances, pensou errado. Gêmeos é uma energia de muita criatividade e hoje em dia existem mil e uma maneiras da gente se relacionar e se encantar com o outro, aproveite esse influxo para experimentar um jeito novo de se conectar e sentir.

Maaaaaaassssssss, lembre-se que Gêmeos é um sopro, uma brisa leve. Do mesmo jeito que chega, pode ir embora rapidinho e assim vai circulando o amor nesta quarentena. Que seja eterno enquanto dure.

Para quem já está numa relação afetiva, Vênus retrógrada pede que sejam encaradas aquelas conversas pra gente entender melhor a etapa atual do relacionamento. Nessa região, as conversas tendem a ser menos dramáticas, mais voltadas à exposição das ideias de cada um e ao consenso. Se este for o seu caso, se faça entender nessa conversa, se assegure de usar as melhores palavras para transmitir o que você realmente pensa, seja clara e afirme. Não espere que o outro adivinhe o que você está pensando, o outro precisa ser comunicado e essa é sua responsabilidade: comunique.

A lua nova ativa positivamente a festinha dos planetas poderosos Júpiter, Saturno e Plutão e promete mobilizar por aqui as grandes ambições de quem comanda este país, colocando em prática planos mirabolantes e o uso organizado das estruturas de mídia para consolidar uma nova ideia.

Seríamos nós uma grande massa crítica, levados repetidamente ao mesmo assunto e sustentando com nossos pensamentos uma energia perversa?

Quantas vezes uma coisa precisa ser afirmada para que tenha efeito na realidade?

Estejam muito atentas com seus pensamentos nesta lunação e, principalmente, com algum tema que se apresente repetidamente a vocês. Desconfiem dessa repetição se ela vier do externo, esse ambiente que pode ser manipulado como um cenário de teatro e nos atingir de fora pra dentro, nos levando a sentir as mesmas coisas, todo mundo ao mesmo tempo.

Quem se alimenta dessa energia mental?

Saturno está retrógrado em Aquário e vem indicando uma dificuldade de exercitar os valores humanitários de cooperação e autorresponsabilidade, fazendo um movimento “para trás”, para as práticas do passado que ainda tentam restabelecer as ideias segregacionistas de Capricórnio: a manutenção dos privilégios que se baseia na ilusão de pessoas mais importantes que outras.

Não há justificativa que sustente essas ideias, estamos aprendendo a duras penas nesta pandemia como os direitos sociais precisam valer para todos: que se uma pessoa não tem assegurado seu direito à saúde isso implica em risco à saúde de todos, que se um aluno de escola pública não recebe o conteúdo escolar não há lealdade no concurso de ingresso ao ensino superior, que se a polícia não defende a vida de um estudante dentro da sua própria casa estamos todos inseguros e vivendo um delírio coletivo de Estado.

Saturno tem estreita relação com o Covid-19, quando Saturno entrou em Aquário foi justamente declarada a pandemia pela OMS. Nesta lunação as energias de Aquário e Gêmeos tendem a ESPALHAR o vírus, e o ascendente em Libra mostra que a circulação das pessoas, notadamente as mais festeiras e namoradeiras, cria condições para esse espalhamento.

Infelizmente, na lua cheia em Sagitário devemos ver um número assombroso de pessoas infectadas por conta da insistência na circulação das pessoas. Gêmeos é um tanto irresponsável e Sagitário simboliza a ultrapassagem dos limites, estão no eixo 3-9 do mapa da lunação (deslocamentos) e indicam um período ainda de resistência à ideia de restrição do ir e vir – o que será uma pena. Medidas mais sérias e eficazes de restrição dos deslocamentos devem chegar somente na Lunação de Câncer, quando Mercúrio iniciar a retrogradação.

Mas a boa notícia é que Saturno em Aquário também favorece as pesquisas científicas, a tecnologia e a evolução do conhecimento humano. Combinado à curiosidade geminiana, devemos acompanhar ao longo da lunação avanços científicos importantes no combate à pandemia, o estabelecimento de fatos científicos e uma orientação melhor no sentido da contenção da doença.

Júpiter também está retrógrado e dá o seu recado final em Capricórnio, mostrando que não há crescimento quando não se usa responsavelmente a autoridade conquistada. Quem rege e lidera outras pessoas precisa estar comprometido com a verdade e com a eficiência do seu comando, assumindo as consequências causadas pelos seus atos. Nesta lunação, a energia do ar vai alardear aos quatro ventos os resultados de toda má-gestão e veremos em concreto o ensino bíblico de que “pelos frutos, conhecereis”.

Plutão também está retrógrado e vai revelando as intenções e os segredos que se julgavam bem escondidos. E Plutão não está de brincadeira, tudo o que se faz escondido está encontrando uma maneira de se revelar: é vídeo vazado, gente exploradora sendo exposta, histórias sendo passadas a limpo, honras resgatadas e outras honras sendo depostas. Haja coração pra tanta revelação!

No mapa do Brasil esta lunação faz conjunção com Júpiter e Lua em Gêmeos e indica uma questão nacional envolvendo a educação. Podemos antecipar sérias dificuldades em manter o ano letivo e desdobramentos no assunto do Enem, que criarão muita insatisfação popular.

Conforme a lunação avançar, Marte vai se aproximando de Netuno e ficará cada vez mais entorpecido, confuso e letárgico, aumentando a vontade de esquecer dos compromissos e fugir da realidade. Isso pode ser legal no começo mas é preciso observar se se torna uma tendência pra você, pois esse impulso não pode ser subestimado e pode sim trazer consequências pessoais difíceis de administrar depois.

Passar dos limites, quebrar as regras combinadas, falar o que não devia, desrespeitar o valor do outro, tudo isso pode acontecer quando a gente não está com os dois pés na realidade. Observe como você vem se comportando e não arrisque.

E atenção: nessa lunação vamos ver pessoas vivenciando surtos psicóticos de verdade.

A energia de Peixes combinada à de Gêmeos pode resultar numa fragmentação interna importante causada pela dificuldade de suportar a verdade. Muita gente pode preferir entrar num mundo paralelo para não ter que lidar com a realidade atual e por não dar conta das consequências das suas escolhas, preferindo acreditar em inimigos imaginários (Marte em Peixes) e se mantendo numa autoilusão (Netuno em Peixes).

Na prática, cuidado com o impulso de furar a quarentena e se colocar em risco a si mesmo e as pessoas que você gosta. Se este for o seu caso, se cuide e administre esse impulso desde já. Se for o caso de alguém que está perto de você, ajude com um bom aconselhamento. Se a desconexão com a realidade se demonstrar mesmo, não hesite em procurar um profissional de saúde mental para uma orientação pontual nestes tempos inacreditáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário