segunda-feira, 6 de julho de 2020

Lua Cheia em Capricórnio e Eclipse - 05/07/2020

verbenna yin


A lua cheia deste ciclo acontece totalmente alinhada com planetas retrógrados e ativa resgates existenciais importantíssimos nas próximas duas semanas. De um lado o Sol conjunto a Mercúrio retrógrado em Câncer e no lado oposto está a lua acompanhada de Júpiter, Plutão e Saturno em Capricórnio e também retrógrados.

Especialmente para quem tem Sol/Lua/Ascendente nos signos de Câncer ou de Capricórnio, este posicionamento será sentido de forma muito acentuada, indicando a estes nativos que estão diante de OPORTUNIDADES únicas para retomada de temas da vida que estavam pendentes até hoje.

Toda retrogradação atrai situações externas que nos levam a revisões mais profundas dos temas afeitos aos respectivos planetas. Mas como pano de fundo dessas revisões, o Sol em Câncer e a Lua na Casa 9 indicam que teremos que nos confrontar com a vontade de crescer nos relacionamentos afetivos e se as relações que mantemos hoje alimentam e vitalizam a nossa alma.

Mercúrio em Câncer nos leva a eventos do passado que precisam ser relembrados para receber um segundo olhar, pelos olhos que você tem hoje, para que sejam resolvidos aspectos que só agora você é capaz de entender.

Em Câncer estão as nossas memórias afetivas, os acontecimentos que tem um peso emocional e envolvem os nossos relacionamentos. Mercúrio nessa região faz com que a gente reencontre pessoas que foram especiais para nós para podermos resolver alguma situação que ficou pelo caminho e para isso acontecer algumas sincronicidades podem ir nos dando os sinais que precisamos. Muita atenção para as coincidências, os caminhos que se cruzam sem querer, as mensagens recapituladas, as ligações perdidas, os enganos na correria do dia-a-dia que nos fazem relembrar alguém que já foi muito importante.

Em tempos de retrogradação no setor das memórias afetivas, isso não é coincidência não: isso é uma segunda chance!

E para quem acredita em outras vidas, as retrogradações podem indicar resgates cármicos que precisam acontecer nesta vida para que a gente se libere de uma vez por todas das repetições históricas, assimilando uma consciência que estava inacessível até então.

E aí, vai mesmo deixar passar essa oportunidade?

Já no polo capricorniano, temos a ativação completa da grande conjunção de 2020 e isso vai ter repercussão direta nas questões relacionais individualmente e também na esfera coletiva. Vou apontar primeiro os aspectos pessoais.

Júpiter nos chama para uma expansão que precisa acontecer e não pode mais esperar e isso corresponde a uma situação de vida onde temos que seguir adiante dando um salto de fé. Neste ponto, não há mais como retroceder nem se distrair, pelo contrário, é hora de assumir o compromisso com o seu crescimento e fazer o que estiver ao seu alcance para sair deste lugar onde seus talentos estão sendo subestimados e você não encontra reconhecimento à altura do seu esforço.

Saturno, por sua vez, vai promover na gente um senso de limite importante para aquelas situações onde a gente está passando da medida. Em Capricórnio, Saturno bloqueia, corta e desprende, fazendo com que aquela situação que nos empaca encontre um fim definitivo e nos libere dos apegos que vinham impedindo os nossos movimentos de real crescimento.

Essa sensação de paralisia vem da necessidade de controle que está em Câncer. Com o Sol nessa região, vai ficar mais aparente o que vínhamos fazendo para nos assegurar de uma pretensa estabilidade emocional, demonstrando que agora a coisa se emaranhou de um jeito que não conseguimos mais andar pra frente e nem desfazer esse nó. Ficou complicado demais.

Pode ser que você seja tão dedicada a alguém para que, simulando uma reciprocidade, a outra pessoa se mantenha vinculada a você numa relação que não cresce mais. Pode ser que você tenha se esforçado muito para manter uma relação viva mas esqueceu que se você não cuidar de você a relação irá morrer do mesmo jeito. Pode ser também que você foi tão habilidosa em fazer o outro precisar de você que agora não consegue mais se desvencilhar dessa dependência e isso está te sufocando.

Manipular as relações de forma desmedida, criando culpa na outra pessoa para que ela não tenha outra opção senão permanecer ao seu lado, pode ter uma aparência de estabilidade mas do lado de dentro dessa casca a coisa toda apodrece com a falta de libido para fazermos escolhas reais.

Os céus pedem que a gente reflita se estamos mesmo exercendo nosso livre arbítrio e fazendo escolhas vitalizadoras pois isso é um dom dado aos humanos, um grande privilégio para ser usado de forma virtuosa.

Vejam que nessa dinâmica Júpiter é o primeiro passo e Saturno é o passo seguinte. Existe uma direção de expansão (Júpiter) na área dos afetos que, para seguirmos, precisaremos nos despedir de um padrão que chegou ao seu limite (Saturno). Aqui não dá mais pra negociar nem ficar se enganando, o momento pede que a gente crie responsabilidade e leve a sério este desenvolvimento.

E por fim, Plutão em Capricórnio vem indicar que esta expansão tem um potencial enorme de reformulação individual e pode nos levar a um patamar totalmente novo, renovado. Este é um momento de reinvenção onde somos chamados a desapegar de uma persona que não nos representa mais e nem convence mais ninguém, para assumirmos uma versão transformada de nós mesmos que será muito mais capaz de lidar com os desafios deste novo momento da vida.

E pra deixar a coisa ainda mais especial, esta lua cheia também formará um eclipse e terá seus efeitos ampliados pelo encaixe da angulação na órbita lunar, fazendo com que a influência dos planetas retrógrados se manifeste em situações concretas que irão se desenrolar nos próximos três meses – quando estes mesmos planetas já estiverem de volta aos seus movimentos diretos e dando força total às transformações empreendidas.

A energia que impulsionará essa grande engrenagem é Marte em Áries, sinalizando que este é um momento de muita franqueza e honestidade consigo mesmo. Não será possível fazer estes enfrentamentos que o céu nos pede se a gente não estiver 100% transparente em relação ao que é nosso real desejo. Marte em Áries só faz o que realmente quer e se lança inteiramente para que essa necessidade seja satisfeita, não se intimida com a oposição do outro e, se precisar, guerreia mesmo para garantir que essa necessidade seja atendida.

Nesta posição, Marte reforça a experiência de livre arbítrio manifestada nos relacionamentos e mostra que somente a intenção sincera do querer é capaz de vitalizar uma relação de maneira virtuosa. Manter-se numa relação porque os benefícios secundários se tornaram mais importantes que o seu querer é escravidão e nesse lugar de opressão todo sentimento morre.

Na esfera coletiva este eclipse causará eventos grandiosos aqui no Brasil pois estaremos exatamente na área de sombra. Como já antecipei, dias 11 e 14 serão sensíveis pois a lua cruzará não só pontos de desestabilização do mapa da lunação (Marte e Urano) como também nesses mesmos dias ativará elementos estruturais do mapa do país (Plutão, Quíron e Saturno natais). É muito possível que tenhamos que reaprender duras lições nos próximos três meses por termos uma memória curta que não guardou o aprendizado de outros tempos – notadamente aqueles que dizem respeito a questões financeiras e do setor de infraestrutura (transportes, saneamento, saúde e segurança pública).

Especialmente referindo a Quíron no mapa natal do Brasil, este ponto está retrógrado e é por ali que a lua ativa Marte em trânsito, indicando que seremos rapidamente surpreendidos na área financeira por algum movimento mais contundente e para o qual não nos preparamos a tempo por falharmos historicamente em nos mantermos independentes nessa área. Quíron retrógrado simboliza dificuldade de aprendizado, ou seja, estamos errando repetidamente com nosso dinheiro e nossas riquezas. Reveja suas opções de investimento, principalmente em perfis de risco, pois a possibilidade de surpresas é grande.

Em Capricórnio, tudo tem seu limite e alguns temas da vida pública estão para colapsar. O eclipse irá intensificar este processo deixando claro que perversidades precisam ser confrontadas e interrompidas. Tudo o que o perfil perverso quer é ser parado, pois ele mesmo não conhece limites (lembram de Scarface?). Daqui até a próxima lua nova muita coisa vai atingir seu ponto de basta, vamos acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário