segunda-feira, 20 de julho de 2020

Segunda lua nova em Câncer - 20/07/2020

verbenna yin


A segunda lua nova em Câncer acontece hoje no grau 28º26’ do signo e vai reforçar todos os aprendizados que viemos tangenciando mas últimas quatro semanas, indicando que esses assuntos são muito sérios mesmo e que precisaremos de mais tempo para assimilar tudo que foi ativado. Na lunação anterior tivemos movimentos importantes de Mercúrio retrógrado, reavivando situações e promovendo reencontros que precisavam de um fechamento e a a Lua minguante encaminhou muita sombra e dor para outros planos, promovendo uma limpeza poderosa dentro de nós.

Mas esse trabalho interno não acabou e a lunação que começa hoje está especialmente forte, acontece então pela segunda vez no signo de Câncer, reiterando o padrão das águas e nos fazendo olhar conscientemente para a dimensão emocional e afetiva das nossas vidas. O alinhamento se dá exato com Saturno que está a 28º de Capricórnio enquanto Sol e Lua se unem na Casa 8, a casa da morte e dos desapegos definitivos.

Este será um período de muita transformação mesmo, términos inevitáveis e despedidas de tudo o que já cumpriu com seu propósito na nossa vida. Porém, Câncer é um signo da água, da função sentimento, que consegue atribuir valor às pessoas e aos acontecimentos que vivemos. Dizemos que cancerianos são apegados mas na verdade a mente canceriana consegue perceber o valor único de cada coisa, consegue ver como cada pessoa é especial e importante e por esse motivo merece todo cuidado para ser preservada. Cancerianos valorizam as amizades, se lembram dos eventos especiais, das palavras trocadas, guardam na sua memória de água detalhes que outras pessoas esqueceriam.

Nesse sentido, os desapegos indicados para este ciclo lunar não serão fáceis de maneira nenhuma, tudo que for se desprendendo de nós PRECISA ter o seu devido valor reconhecido, precisa ser HONRADO.

Como Saturno participa do alinhamento e sua energia será muito presente durante todo o próximo mês, a consciência de responsabilidade estará presente nas avaliações que faremos daqui pra frente de forma que nada se afastará de nós de maneira inconsequente. Pelo contrário, os afastamentos e términos precisam acontecer de forma responsável, afetivamente responsável, exigindo da gente MATURIDADE para reconhecer e expor nossos sentimentos sem medo.

Uma lunação de Casa 8 é o prenúncio de uma grande expansão e indica a existência de um desejo enorme pela mudança, mas neste estágio ainda não estamos completamente prontos para agir dessa maneira nova porque o processo de transformação ainda está em curso. Para essa transformação ser concluída teremos que passar por esta etapa final de revisão dos relacionamentos afetivos, reconhecer honestamente o que estamos sentindo, colocar os pingos nos “is” nas nossas relações, afirmar para o outro o que realmente precisa ser dito sem contornar ou adiar as constatações feitas no último período.

A atitude que os céus pedem de nós é a de mergulhar fundo na nossa história de vida para rever todos aqueles medos que moldaram a nossa trajetória, agora é o momento de encarar de frente tudo o que desviamos antes por não nos sentirmos capazes de enfrentar à época.

Falar de medo é falar da presença materna, do impacto que a nossa mãe real causou em nós, se ela foi capaz de promover na gente uma sensação de conforto e segurança tal que nos permite encarar a vida de maneira mais confiantes ou se essa mãe foi causadora de uma atitude hesitante, uma noção incompleta de si mesmo por conta das críticas e exigências muito altas. Talvez o discurso materno tenha te diminuído e criado em você a ilusão de incapacidade, originando um padrão de dependência emocional onde você se sente comprometido com algo que nunca será capaz de trazer satisfação de verdade.

A nossa experiência com a figura materna irá definir como lidamos com as nossas águas, como fluem os sentimentos, se somos capazes de identificar as emoções que estamos sentido e se podemos agir de maneira coerente com esses sentimentos ou se teremos que nos fortalecer ainda um pouquinho mais para agir com autonomia nessa área da vida.

Às vezes essa correspondência acontece também no corpo físico, criando impedimentos reais à livre circulação dos nossos fluídos, criando obstruções circulatórias ou renais que só se curam quando a gente reconecta com a energia amorosa e confiante do padrão feminino sagrado, ultrapassando as limitações do que aprendemos sobre o feminino com nossas referências individuais.

E quando eu falo de feminino aqui é da energia feminina que está em todos nós, mulheres e homens, e se manifesta na nossa noção de cuidado, amorosidade, afetividade e necessidade de conservação daquilo que nos faz bem. É nas relações afetivas que vamos ajustando a nossa percepção individual sobre o aspecto feminino que nos compõe e como essa energia se manifesta em nós, subjetivamente, nos impulsionando aos vínculos e às experiências de satisfação e bem estar.

E quanto mais aceitamos a presença do feminino sagrado em nossa vida, para além das referências recebidas individualmente pela nossa mãe real, que pode ter sido incompleta e insuficiente, mais nos abrimos para viver relações honestas e enriquecedoras com o outro pois um feminino ativado traz receptividade, aceitação e expressão dos próprios sentimentos sem medo.

Há quanto tempo você tem medo de assumir pra você mesmo o que realmente sente?

Será que sua noção de compromisso com o outro é maior que a amorosidade com você mesmo?

O ascendente da lunação é Sagitário e promete dar uma forcinha para as situações que realmente chegaram no seu limite. A energia do ascendente é sempre uma orientação preciosa, ela indica qual a melhor atitude a ser cultivada numa dada carta astrológica, uma atitude que põe todas as coisas nos seus devidos lugares. Sagitário é uma energia de entusiasmo que anseia pela exploração da vida, que não teme os desafios das mudanças e que é capaz de sustentar sua própria verdade pois não se engana mais. Pelo próprio padrão do fogo, é uma energia que colabora com os necessários desapegos deste período, um desapego transmutado que passa de um padrão para outro quando compreendemos, assimilamos, aprendemos - os centauros são grandes professores.

Mercúrio ainda está passando pela área de sombra da retrogradação até o dia 27/Julho então fiquem atentos aos recados do inconsciente, sonhos e insights até lá. No momento da lunação Mercúrio recebe influência de Marte, Quíron e Lilith em Áries, fazendo com que a gente capte o motivo pelo qual precisamos recuperar o movimento na vida abrindo espaços internos para transformações e novidades. Cada um terá seu motivo, mas até o dia 27 fique atento para compreender qual é o seu.

Vênus está em Gêmeos, direta e lindamente posicionada na Casa 7, facilitando a aproximação entre as pessoas que já estejam na mesma vibração e promovendo a formação de novos vínculos. A Vênus também ajuda quem já está em uma relação hoje, trazendo renovação e mais disposição para fazer as mudanças que sejam necessárias para que o casal se reconecte novamente.

Mas esta lunação é meio híbrida e apesar de todos estes pontos que estarão marcados pela abertura da lua nova, a maior parte do período será vivenciado com o Sol em Leão – entraremos no signo de Leão daqui a dois dias. Então conforme a lunação avança e o Sol estabiliza no signo de Leão iremos sentir muito mais vontade de viver essa abertura da afetividae na nossa vida, ainda que desapegar de algo conhecido seja desafiador, a energia do fogo vai nos relembrar que precisamos muito mais nos atender naquilo que é atual.

Precisamos sim dar todo o valor e honra para pessoas e situações que importaram pra nós, que nos ajudaram a descobrir quem somos nós, mas a vida é dinâmica e chegou o momento de seguir adiante com coragem e coração aberto - que são as tônicas da energia de Leão e que ficarão impregnadas na atenção consciente muito mais tempo.

Leão é um signo dominante, conhece a sua verdade e não abre mão dela, sendo capaz de sustentá-la diante de quem quer que seja e sem se intimidar. Por isso brilha e é tão inspirador, no fundo todos nós queremos ser assim, verdadeiros e autoconfiantes para fazer o que realmente desejamos. E o primeiro lugar que Leão vai aprender dominar é o seu ambiente interno e a esfera do desejo próprio, Leão sabe o que quer, consegue reconhecer qual é a sua vontade, e a partir daí age concretamente para realizá-la e sem se desculpar por precisar vivê-la. Por isso, reina.

Coletivamente, viveremos tempos difíceis pois a lua nova acontece na Casa 6 do Brasil, a casa das doenças, com Saturno em oposição. Isso implica em maior contágio e mortes no cenário da pandemia (já que lua nova acontece na Casa 8 na mapa da lunação), mesmo que medidas de contenção sejam tomadas agora, daqui até a próxima lua cheia o movimento de desprendimento será inevitável e veremos a curva de contágio subir mais um pouco ainda. Após a lua cheia devemos ter impactos também no setor da educação por conta disso, talvez a volta às aulas seja adiada novamente ou talvez exista alguma resistência da população a esse retorno, já que a lua cheia acontecerá em Aquário que é uma energia de muita consciência do coletivo e das responsabilidades compartilhadas entre todos. Também devemos acompanhar alguns avanços mais significativos vindos da área científica/tecnológica e medidas públicas mais eficientes para contenção e tratamento do Coronavírus devem ser anunciadas a partir da lua cheia em Aquário.

Não esperem ações sensatas dos governantes neste período, estaremos vivendo um grande expurgo coletivo e a tendência será vermos demonstrações gratuitas de autoridade e disputas para defender opiniões pessoais, totalmente alheias às reais necessidades deste momento. Porém, tudo faz parte dos influxos que estarão pelo ar e quem está na inconsciência reproduz esses impulsos sem entender o seu papel ou sua responsabilidade. Quem sabe essa ausência de representatividade estimule a reorganização popular e a criação de novos caminhos democráticos mais autônomos daqui pra frente, eu torço para que sim.

Continuem se cuidando, usem máscara e acreditem na ciência. Com Saturno não se brinca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário