sexta-feira, 24 de julho de 2020

Tarot e terapia

verbenna yin


A vida é cheia de sinais. Ontem, em todos os meus atendimentos o Tarot se apresentou, às sextas eu só atendo pacientes de psicanálise e cada um veio trazendo uma referência espontânea às cartas do Tarô a partir das situações muito particulares que estão vivenciando e por conta própria se aproximaram das cartas e foram me contando como eles se reconheciam nessas cartas. Um tirou o tarô na internet, outra achou um deck dentro de uma caixa perdida na mudança, outra resolveu fazer um curso de tarô, e por aí foram tomando contato com as cartas.

Mais: ouvi de cada um como as imagens das cartas explicavam o que eles estavam sentindo ao passar por essas situações particulares que já estávamos tratando na análise.

Normalmente eu apresento o Tarot como recurso terapêutico na psicanálise (sou integrativa) mas no formato presencial, porque entendo que a escolha das cartas é muito importante e precisa ser feita pela própria pessoa. Mas nestes tempos de pandemia estamos nos encontrando apenas online, então o Tarot tem ficado em segundo plano nesses atendimentos.

Mas o Tarot anda tanto comigo e eu com ele que acaba alcançando quem se conecta comigo mesmo assim, à distância e sem eu propor declaradamente. E pra minha surpresa, ontem o Tarot se apresentou pra mim por meio dos meus pacientes que me relembraram o quanto a linguagem simbólica do Tarot enriquece todo o conteúdo terapêutico que já vinhamos trilhando.

É uma confirmação tão linda para aquilo a que me dedico hoje que precisava registrar, não quero esquecer disso.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário