quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Lua Nova em Leão - 19/08/2020



Lua em Leão

Abrimos uma nova lunação com o encontro do Sol e da Lua no final da área de Leão, sendo que a maior parte do período será vivenciado com o Sol em Virgem e isso confere um caráter híbrido às conscientizações deste mês que iniciarão com um padrão e se desenvolverão em outro – resultando num ganho muito maior de consciência sobre os temas ativados.

A lua nova acontece no eixo Leão-Aquário e evidencia os assuntos das Casas 4 e 10 – família, estrutura e manifestação exterior. Nestes dois polos existe uma característica em comum que é o compromisso com a verdade e especialmente a energia de Leão preza pela honestidade na expressão, pela verdade revelada com voz própria. 

Sem dúvida, o recente caso da menina de 10 anos que sofreu anos de abuso sexual e precisou movimentar as estruturas do judiciário e da sociedade civil para interromper uma gestação extremamente arriscada tem tudo a ver com isso. No dia do procedimento clínico, a lua estava em Câncer, minguando, encaminhando e curando muitas histórias para além dessa que ficou evidente.

Para esta lunação seguramente veremos este tema ganhar campo e forma, a Casa 4 trata da noção que temos de família, maternidade e fundamentos da nossa personalidade e estes são aspectos que definem uma pessoa. A forma como somos recebidos no nosso núcleo afetivo e como essa família apresenta o mundo para nós é determinante para assentar uma estrutura psíquica num indivíduo, quanto mais acolhedora e amorosa for a recepção de um novo ser no grupo mais chances de um bom desenvolvimento mental e físico acontecer, resultando numa criança alegre, curiosa, ávida por aprender e interagir com os outros. 

Ao contrário, quando o ambiente é hostil e violento, a expressão individual fica comprometida, as repressões acontecem e o recalque dos nossos traços próprios impede que a gente se mostre ao mundo, a pessoa não tem espaço para crescer e às vezes até o corpo reflete isso permanecendo pequeno e mirrado, especialmente os pés.

Vários estudos atuais comprovam que pessoas que sofrem abusos por longos períodos tem seu desenvolvimento intelectual prejudicado, podendo apresentar dificuldades cognitivas para o resto da vida e isso na prática quer dizer que a pessoa tem dificuldade de aprender. Crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social ou violência, pelo caráter extremamente hostil que essas situações impõem, têm uma interpretação própria do mundo e podem levar mais tempo para desenvolver habilidades que as capacitariam para a vida social, para o trabalho e as conquistas individuais. Podem ainda desenvolver estresse pós traumático crônico e terem sérias dificuldades de relacionamento pois a lógica emocional fica comprometida e a interpretação dos afetos demora para se ajustar à realidade, implicando numa constante de envolvimento com perfis abusivos.

A lua nova em Leão vai expor essa temática também no nosso âmbito individual para que possamos identificar em nós que influências tivemos em nossa infância que talvez tenham distorcido ou comprometido nossa capacidade de interpretação da realidade, notadamente nessa dimensão dos afetos. Mesmo não tendo passado por uma experiência de abuso ou violência, muitos de nós fomos expostos a uma criação que não levava muito em conta a expressão da infância.

Quem nunca ouviu “criança não tem que querer”?

Quando a gente deslegitima o querer da criança, assumindo que ela não sabe o que quer ou o que está dizendo, isso repercute negativamente na criança que passa a duvidar dela mesma ou então a reprimir seus impulsos de exploração de si e descoberta do mundo, reduzindo o âmbito da aprendizagem e seu crescimento integral.

Na verdade, desde o início da vida a criança tem sim o seu querer e o expressa como pode: chorando de fome, gritando de medo, esperneando quando não é compreendida ou acolhida, fazendo cocô num lugar inadequado, tirando a roupa para ser notada, quebrando os objetos que são mais valorizados que ela, e tantas outras formas de comunicar aos adultos o que se passa dentro dela e que as vezes não encontra linguagem para ser expressado.

Por sua vez, adultos tem muita dificuldade de “lerem” as crianças porque elas falam um idioma personalíssimo e nós esperamos que elas se comuniquem ativamente na nossa linguagem de adultos, o que para elas é impossível. O cuidado com a infância passa por essa compreensão de que existe um ruído na comunicação entre crianças e adultos e que cabe à parte adulta contornar essa dificuldade de interpretação das expressões infantis.

Sandor Ferenczi, psicanalista contemporâneo de Freud, tem um estudo todo dedicado a compreender a confusão da língua entre adultos e crianças, para ele a criança fala a "linguagem da ternura" e o resgate dessa liguagem pelo adulto é o caminho para as reparações acontecerem. É dele a frase "Raspe o adulto e encontrará a criança".

A energia de Leão é a da criança interior e neste início de lunação podemos fazer um mergulho dentro de nós para recapitular esses momentos da nossa vida quando nossa criança interior não foi compreendida como deveria. Pode ser que a falta de acolhimento nos tenha levado a expressões muito limitadas e que hoje não contemplam toda a nossa inteireza, talvez você sinta que hoje precise se explorar mais e descobrir coisas sobre você que pensava não ser possível.

Leão é o poder pessoal em ação, a autoconfiança para se posicionar e fazer afirmações com a sua própria voz. Leoninos geralmente tem uma voz bem sonora e dentes grandes para se relacionarem como mundo assertivamente, declarando o que querem e mostrando os dentes para se defender. Bem conduzida, essa energia nos leva a um estado interno de otimismo e segurança para manifestarmos nossas capacidades e nos sentirmos muito potentes, contribuindo positivamente com o seu entorno e demonstrando o seu valor.

Esse processo de resgate do valor próprio que pode ter ficado esquecido na infância vai ser ainda estimulado pelo trígono com Marte e Lilith, conjuntos, em Áries, que irão reforçar a noção individual a respeito das nossas competências e seu real aproveitamento na organização de vida que temos hoje, ficando mais evidentes que situações nos amarram ou impedem que mostremos todo o nosso valor, reduzindo a nossa expressão no mundo. A confluência do elemento fogo dispara uma necessidade urgente de ser atendida e talvez você se surpreenda ao perceber que vem permitindo ser reduzido para caber numa caixa muito pequena.

Leão também é um signo muito conectado com a esfera do prazer e da sexualidade, então esse pode ser um âmbito da sua vida que esteja pronto para expandir. Essa interação Sol/Lua/Marte/Lilith pode impactar trazendo um fluxo de criatividade para ser explorado no corpo, reconectando a consciência a essa dimensão energética do elemento fogo que se manifesta na atividade do corpo e que passa pelo sexo, pelo esporte, pela dança e todas as atividades de movimento. Explore-se mais!

Vênus está em Câncer nos mobiliza aos afetos de uma maneira dedicada e carinhosa, ajudando a criar um ambiente muito acolhedor de segurança emocional para revisitarmos a infância. Essa consciência canceriana promove em nós um estado de compreensão para com os processos do outro e para quem está numa relação amorosa hoje essa parceria tem toda chance de ser um porto seguro para que cada um mergulhe nas suas descobertas individuais e retorne se sentindo amparado pelo outro, o que pode resultar num fortalecimento muito especial das relações já em curso onde um apoia a cura do outro. 

Vênus ainda recebe os eflúvios da conjunção Júpiter, Saturno e Plutão em Capricórnio, indicando que ainda há algum conservadorismo impactando os processos emocionais. Porém a conjunção está na casa 9 e enfrentar esses temas, percebendo as limitações criadas pelas formalidades e tradições que hoje não têm mais razão de ser, trará muito aprendizado para cada um. Perceba se o conservadorismo que você aprendeu na infância ainda te mantém limitado a uma expressão reduzida, este pode ser um momento muito especial para ir além dessa perspectiva e se autorizar a ser do seu real tamanho para viver o que você realmente quer.

Coletivamente, o momento é de expansão e vontade de socializar e as pessoas cada vez mais se sentirão encorajadas a enfrentar o cenário da pandemia e retornar às atividades da vida. Este movimento é necessário para que possamos ultrapassar uma certa paralisia decorrente do impacto em perceber a grandiosidade desse inimigo invisível, o vírus, e nos recoloca numa disposição de vencer as limitações a que fomos recentemente apresentados. 

Porém esse impulso é muito otimista e autoconfiante e pode levar a uma atitude negligente ou inconsequente, então não deixem de praticar as recomendações de distanciamento e higiene, lembrando que a maior parte do período da lunação ocorrerá na energia de Virgem e que a Lua Cheia vai acontecer no mesmo ponto de início da declaração da pandemia em março, ou seja, vai chegar aquela segunda onda de contaminação e aqui no Brasil esse ponto do mapa coincide com a Casa 8, a casa da morte e das grandes perdas.

Continuem se cuidando e cuidando uns dos outros, esta é uma guerra silenciosa e diferenciada (Marte em Áries até o fim do ano) com impactos reais à vida e à saúde mental de todos nós, não abram a guarda confiando apenas na energia positiva de Leão porque a energia vai mudar e quando entrarmos em Virgem a constatação das perdas promovida pelo elemento Terra será inevitável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário