segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Estrelas da História - Marie Curie

marie curie



Hoje vamos ver o mapa de Marie Curie, essa mulher pioneira em tantos sentidos e grande cientista laureada duas vezes com o Prêmio Nobel pelos avanços no conhecimento da humanidade. Ela conduziu os primeiros experimentos com a radioatividade, que levaram ao desenvolvimento dos exames de Raio-X e o tratamento do Câncer pela radioterapia.

Marie nasceu Maria Sklodowska era Escorpiana com o Sol lindamente posicionado na Casa 9, indicando uma personalidade voltada para a investigação e a exploração de territórios ainda desconhecidos, uma verdadeira pioneira. O Sol vem harmonizado com Urano em Câncer e ambos são vértices de circuitos de crescimento, pioneirismo e destaque (o "diamante") indicando uma sinergia muito importante entre esses dois planetas como condução da vida.

Sol e Urano juntos resultam numa mente muito original, com alto desempenho e destinada a enxergar a vida por um ângulo totalmente diferente do padrão. Urano é o planeta questionador que não se satisfaz com o normal e abre caminhos para a construção de novos mundos. Curiosamente, o ciclo de Urano é de 84 anos e o primeiro material radioativo descoberto por Marie Curie foi o Polônio - em homenagem à sua terra natal e que recebeu o número 84 na tabela periódica.

Algum tempo depois, Marie descobriu também um segundo novo elemento, o Rádio. Tanto o Polônio como o Rádio são muito raros na natureza e são encontrados em minério de Urânio. Que coincidência!

Maria nasceu na Polônia na época da ocupação desse país pelos russos, período de muita repressão cultural em que era proibido até mesmo usar o idioma polonês e por isso não havia possibildade dela continuar os estudos em seu país de origem. Aos 24 anos, ela parte para a França onde ingressa na Universidade de Sorbonne para estudar matemática, física e química. 

Tinha Saturno e Vênus em Escorpião na Casa 10, o que dá uma grande capacidade de foco e concentração num propósito determinado e é particularmente favorável à atividade de pesquisa científica. Em conjunção, tinha também Marte e Mercúrio em Sagitário, indicando que além de gostar de estudar ela tinha muita capacidade intelectual para armazenar informações e fazer conexões entre assuntos diferenciados, configurando uma mente de alcance muito amplo.

Aos 28 anos (retorno de Saturno) se casou com o também cientista Pierre Curie e mudou seu nome para a versão francesa: Marie Curie. Com Pierre desenvolveu seu trabalho de pesquisa no isolamento dos elementos químicos e suas propriedades, confirmando o posicionamento de Urano em Câncer na casa 7, uma união muito produtiva e inovadora que ia muito além dos limites do casamento tradicional na época.

No ascendente em Capricórnio, Marie levava nada mais nada menos que a Lilith, um forte indicador de que seria uma mulher marcante e à frente da sua época com uma postura ambiciosa, firme e determinada a cumprir suas metas pessoais mesmo que não fosse compreendida ou apoiada pelos demais. Em harmonia com Plutão em Touro oposto ao Sol em Escorpião, essa combinação se manifesta num espírito incansável que vai até as últimas consquências naquilo em que acredita.

O caminho para o isolamento dos novos elementos químicos exigiu trabalho árduo, físico mesmo, pois eram necessárias massivas quantidades de matéria prima, levando 4 anos para extrair 0,10 gramas de 1 tonelada de minério - algo que só um ascendente em Capricórnio concluiria.

Em 1903 ela ganhou o primeiro prêmio Nobel, indicada junto com seu marido e um terceiro cientista, pelos trabalhos desenvolvidos com a radioatividade. Em 1906, seu marido morreu num acidente repentino e ela o substituiu como professora na Sorbonne. Em 1911 Marie ganhou seu segundo prêmio Nobel agora pelas pesquisas no uso dos elementos químicos descobertos e em seguida passa a dirigir dois laboratórios promovidos pela Universidade para explorar as aplicações desses elementos na física e na medicina para o tratamento do Câncer. 

O resultado disso foi o desenvolvimento de aparelhos de Raio-X para serem usados nos campos da Primeira Guerra Mundial, contriuindo para o cuidado dos soldados feridos em combate e uma aplicação muito interessante para a confluêncial Sol/Escorpião, Urano/Câncer e Lua/Peixes que enfatizam o elemento água no mapa e o propósito do cuidado na vida de Marie. Em Peixes também está Quíron, esse indicador maravilhoso do resultado das nossas ações que é capaz de contribuir no mundo com algo maior e que transborda de nós mesmos.


mapa marie curie


Marie tinha também Netuno em Áries na Casa 2, o que certamente influenciou sua decisão de entregar toda a ciência que ela desenvolveu para o benefício da humanidade, abrindo mão de patentear suas descobertas e, consequentemente, deixando de receber a recompensa financeira por seu trabalho de vida. Mas com Netuno nessa posição o altruísmo é genuíno e leva a decisões que colocam o próprio nativo em risco.

Por conta do seu incansável trabalho com a radioatividade, Marie Curie desenvolveu uma leucemia grave e precisou ser afastada do convívio social e familiar, passando seus últimos dias em isolamento num Sanatório (Lilith no final da casa 12 em Capricórnio). Morreu em 04/07/1934 quando o Sol se alinhou perfeitamente a Urano em Câncer, sua marca de vida, e também a Lilith em Capricórnio por oposição, liberando Marie de sua importante missão por aqui.

Pioneira por destino, Marie Curie foi a primeira mulher a se graduar em física, a primeira mulher a se graduar na França, a primeira mulher a receber um prêmio Nobel, a primeira mulher a ser professora da Sorbonne e a primeira cientista a receber o prêmio Nobel duas vezes.


marie curie cientista




Nenhum comentário:

Postar um comentário