quarta-feira, 6 de junho de 2018

A verbena e o tarot

O uso ritual das ervas para conexão espiritual é uma prática ancestral, cada civilização tinha uma forma de utilizá-las dentro do seu contexto e momento histórico e alguns usos perduram até os dias de hoje ainda nas metrópoles urbanas.

É o caso da verbena, essa plantinha mágica ligada aos mistérios do profundo feminino.

verbena tarot


A verbena é uma planta cítrica, com perfume muito fresco que imediatamente nos remete ao ideal de limpeza. E não é para menos, a verbena era utilizada desde a época do império romano para realização de cerimoniais de limpeza energética pois os guerreiros, quando voltavam das campanhas do exército para suas vilas e cidades de origem, não podiam passar pelos portões da cidade sem antes receberem um banho de verbena preparado pelas mulheres.

Acreditava-se que a energia mais masculina e agressiva de Ares, o Deus da Guerra, somente seria neutralizada pela energia feminina e delicada da verbena, permitindo que aqueles guerreiros entrassem na cidade limpos do peso da guerra.

Na cultura celta também se registra o uso ritual da verbena pelos druidas, que faziam defumações dos lugares sagrados com essa erva e faziam infusões e preparados com verbena para desenvolver dons de profecia, contato com espíritos e iniciações.

E daí em diante a verbena é uma das ervas mais usadas em rituais para limpeza energética por vários povos, tanto in natura como também em chás, perfumes e incensos.

Mas eu gostaria de comentar que a verbena é muito especial para limpeza das cartas usadas para tiragens de tarô.

Como todos sabemos, para uma consulta de tarô o consulente irá escolher ele mesmo as cartas, irá embaralhá-las, segurá-las, e assim acaba por impregnar nas cartas a sua própria energia. Essa impregnação é muito importante pois cria um elo entre a mente do consulente e as opções simbólicas do tarô para que o inconsciente se manifeste e a ponte com o mundo interna se estabeleça.

Porém quando a consulta termina, é muito importante que a energia daquela consulente seja esvaziada das cartas para que numa próxima leitura a pessoa seguinte possa realizar o mesmo processo de impregnação.

Nesse sentido é muito interessante promover uma limpeza energética do tarot com o uso da verbena em forma de incenso, aspergindo a fumaça formada sobre as cartas e deixando que os elementos promovam a desimpregnação das energias fixadas nas cartas.

verbena tarô


E essa desimpregnação vale para ambientes também, para depois daquelas visitas inadequadas, para elevar a vibração de um ambiente, para depois de uma temporada de doença no quarto, e até mesmo para eliminar rastros energéticos de quem morou antes na casa.

A verbena tem poder de pacificar energeticamente os eventos acontecidos até ali para que parem de vibrar, eliminando resíduos de agressividade e raiva e promovendo um ambiente mais tranquilo e com vibrações mais estáveis.

Experimente!

2 comentários: