terça-feira, 30 de novembro de 2021

Tarot da Semana: Enamorados e Julgamento

os enamorados


Hoje na tiragem do Tarot da Semana duas cartas vieram juntas, resolvi postá-las juntas mesmo até porque temos aqui a repetição do arcano do Julgamento que foi a carta que nos acompanhou na semana do dia 08/Nov, no início da lunação de Escorpião. Estamos finalizando essa lunação e a carta apareceu novamente, me parece um alerta de que essa é uma mensagem relevante para o período.

Além disso, a carta do Julgamento é um desenvolvimento da carta dos Enamorados na apresentação sétupla do Tarot (6-13-20) ficando o arcano da Morte como intermediário desse processo.

Então vamos ao arcano dos Enamorados, que fala de escolhas. Essa carta tem a presença do anjo numa postura de bênção com parte do Sol ao fundo, indicando o potencial de integração e totalidade que se manifesta neste arquétipo.

A experiência dos Enamorados nos conecta ao reino do desejo, nos faz reconhecer que somos seres desejantes e que inevitavelmente encontramos no mundo externo algo que represente isso e acabe virando o nosso "objeto de desejo" (ou objeto A para os íntimos). A princípio essa visão nos leva a interagir e a escolher fora mas tudo é uma grande encenação porque no fundo estamos mesmo é escolhendo projeções nossas exteriorizadas, estamos aprendendo a reconhecer partes nossas que pedem para ser integradas do lado de dentro e nos conduzir a uma consciência maior de unidade rumo ao Si-mesmo.

Viver os Enamorados é a promessa de chegar no Julgamento, quando já temos certeza de quem somos e temos prontidão para as adaptações aos chamados da trombeta desse anjo anunciando novos tempos e desafios, passa por fazer escolhas corretas. São corretas não no aspecto moral do senso comum, mas sim as escolhas que realmente nos representam, que são coerentes com quem somos de verdade e que funcionam para nós, aquelas que comprovadamente servem e nos contemplam. A experiência oculta da Morte está em deixar ir as escolhas equivocadas e tudo aquilo que não conduz à totalidade, pois a vida precisa de você sendo exatamente quem você é, com todas as suas faces.

Numa lunação de Escorpião, com eclipse e tudo mais, vejo muito sentido em acolher o caminho sugerido pelo Tarot, principalmente para nortear nossas escolhas conscientes em tempos de tanta incerteza e indefinição em relação ao futuro como estes tempos pandêmicos. E se somos hoje o resultado das nossas várias escolhas anteriores, também podemos encontrar no Tarot a inspiração para nos renovarmos por meio de escolhas vivificantes.

Como diz Jung: "não sou o que me aconteceu, sou o que escolho me tornar".

Boas escolhas, meus amores.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário