sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Estrelas da História - Cleópatra

Cleopatra


Atendendo a vários pedidos, hoje vamos falar de mais uma mulher incrível de Alexandria: Cleópatra. Foi a última faraó da dinastia dos Ptolomeus, foi coroada rainha com apenas 18 anos junto com seu irmão após a morte do pai. Porém, precisou enfrentar seu irmão monarca numa guerra civil e quando Roma interferiu na região, Cleópatra rapidamente fez uma aliança estratégica com Júlio Cesar, então cônsul de Roma para a região do Nilo, que lhe garantiu o trono e um filho aos 22 anos.

Nascida em Janeiro de 69 A.C., Cleópatra era Capricorniana com Sol em trígono a Plutão e daí já podemos entender seu caráter determinado pelo poder, disposta a fazer o que fosse necessário para garantir o seu lugar de autoridade. Educada em Alexandria, a cidade que era o centro do mundo e irradiação da cultura e filosofia helenísticas, foi preparada para ser uma cidadã do mundo. Sabia falar e se expressar muito bem em diversos idiomas, dando vazão a Júpiter e Mercúrio em Sagitário, dando muita facilidade para aprender idiomas e hábitos de culturas diferenciadas.


Cleopatra mapa astral


Não há consenso sobre quem foi a mãe de Cleópatra, é muito provável que tenha sido Cleópatra Trifena que foi afastada do palácio ainda no ano de seu nascimento e a menina cresceu sem a figura materna. No mapa natal, a Lua está em Câncer sofrendo forte oposição do Sol e de Saturno em Capricórnio, o que indica distanciamento materno imposto por figuras masculinas e de autoridade.

Os registros históricos dão conta de que Cleópatra tinha um encantamento peculiar e um talento para causar efeito nas pessoas. Plutarco a descreveu como uma mulher muito charmosa pela sua capacidade intelectual:

“Her beauty, as we are told, was in itself not altogether incomparable, nor such as to strike those who saw her; but converse with her had an irresistible charm, and her presence, combined with the persuasiveness of her discourse and the character which was somehow diffused about her behaviour towards others, had something stimulating about it. There was sweetness also in the tones of her voice; and her tongue, like an instrument of many strings, she could readily turn to whatever language she pleased…”
– Plutarch, in Life of Antony

Fato é que pinturas e moedas que retrataram Cleópatra mostram uma mulher com feições bem diferentes da sua versão cinematográfica performada por Elizabeth Taylor. Cleópatra tinha ascendente em Escorpião, o que confere um alongamento das extremidades do corpo e um nariz mais aquilino pra combinar com o arquétipo da águia que rege o corpo físico. Esse ascendente também dá muito magnetismo pessoal e é impossível não notar o olhar das pessoas com esse posiciomento.

Já o seu charme intelectual vem do elemento ar presente na Vênus em Aquário e Marte em Libra. 

A Vênus aquariana a tornava especialmente apta para representar Alexandria, por tudo que a cidade significava na época. Em Aquário, essa Vênus atrai pelo conhecimento, inteligência e liberdade de pensamento. Combina muito bem com seu Marte libriano capaz de seduzir e conquistar até o mais duro general romano, usando de sua capacidade de diálogo e negociação superior. Marte e Vênus em signos coletivos também a direcionam a tomar decisões pelo bem coletivo, o que encontro ainda apoio em seu Netuno em Gêmeos na casa 8, fazendo dela uma pessoa genuinamente interessada no bem estar do seu povo.

Além desses dotes subjetivos, Cleópatra tinha Plutão e Urano em Touro na Casa 7, a casa dos relacionamentos afetivos e acordos. Como governante, ela cumpriu muito bem esses posicionamentos ao se aliar primeiramente com Julio Cesar para garantir o trono e mais tarde formou uma aliança com Marco Antonio 3 anos depois que Julio Cesar morreu sem assumir a ela ou o ao filho deles no testamento e, pior, deixou Alexandria expressamente para seu sobrinho Otaviano acabando com a dinastia dos Ptolomeus.

Curiosidade: Cleópatra nunca se casou, o que é a marca de Urano na casa 7 a quem prima pela liberdade completa ainda que dentro de um compromisso afetivo. 

Cleopatra Elizabeth Taylor

Com Marco Antonio permaneceu dos 28 anos (retorno de Saturno) até o final da sua vida aos 39. Encabeçaram juntos uma batalha pela retomada de Alexandria mas foram vencidos por Otaviano e Cleópatra foi capturada. Também não há consenso sobre a causa da sua morte, há registros de envenenamento proposital e também há registro de uma picada letal de serpente. Ambas as hipóteses combinam muito bem com o Sol capricorniano em trígono a Plutão, o que pode explicar o motivo da morte por autodestruição de quem não se entrega ao destino e escreve sua trajetória sem temer fazer o que é necessário, custe o que custar.

Me contem: quem já suspeitava que Cleópatra era Caprica?

7 comentários:

  1. Qdo disseram que ela era de janeiro,imaginei,aquário ou capricórnio,o segundo tem + a ver com sua personalidade

    ResponderExcluir
  2. Eu vim procurar seu signo pq sentia q ela poderia ser capricorniana. E tbm suspeitei do asc escorpião. Obrigada pelo relato.

    ResponderExcluir
  3. Nunca imaginei...mas fiquei feliz com a descoberta já que também sou de capricórnio, com lua em câncer e Vênus em aquário. Estou lendo a trilogia de Margaret George, As memórias de Cleópatra . Estou no segundo volume, Sob o signo de Afrodite, quando Marco Antônio entra em cena. Simplesmente fascinante a vida dessa poderosa mulher.

    ResponderExcluir
  4. Pensei que seu sol fosse em Escorpião e descendente Libra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelos registros de nascimento, essa configuração não seria possível...

      Excluir
  5. Ela nasceu dia 13 de janeiro?? Isso mesmo que eu li ali ?

    ResponderExcluir