sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Estrelas da História - Joana D'Arc

Joana Darc



Hoje vamos visitar o mapa de uma figura histórica muito interessante: Joana D'Arc.

Existem poucos registros oficiais sobre o seu nascimento mas há uma carta detalhada sobre ela, resultado de uma investigação pelo conselheiro real Perceval de Boulainvilliers e que se tornou a fonte mais confiável desse dado histórico.

Joana nasceu em 06/01/1412 (Capricorniana) no horário do pôr do sol na região de Domremy, França (possível ascendente em Câncer). Chegou ao mundo no período conhecido como "Guerra dos Cem Anos", conflito armado entre franceses e ingleses para definir a titularidade do trono francês e o fim da exploração do território francês pelos ingleses.

O ascendente em Câncer opera dando muita sensibilidade, capacidade criativa, intuição e emotividade. Por ser do elemento água, esse ascendente se manifesta na orientação pelo cuidado com o outro e na permeabilidade aos discursos das pessoas e também às energias do ambiente, pois o elemento água não desenvolve limites firmes. Fisicamente, esse ascendente confere um rosto mais arrendondado e feições delicadas.

Além do possível ascendente, Joana tem Netuno em Câncer que influencia na disposição de se doar genuinamente em favor de uma causa maior que envolva o tema nacionalidade, a pátria-mãe. Parece ter sido o caso, Joana se sentia predestinada a defender a França que naquele tempo ainda não tinha um território definido e uma unidade enquanto nação.

Outro ponto interessante no seu mapa é a presença da Lilith também em Câncer, o que sugere uma relação importante da consciência com o arquétipo feminino do cuidado, que pode se tornar desproporcional se não houver uma unicidade psíquica para lidar com os conteúdos individuais. Um ascendente permeável pode aderir ao arquétipo e desenvolver uma noção missionária de si mesma, responsável por grandes cuidados e envolvida nessa construção da nacionalidade. Estando próximo do ascendente, essa Lilith passa para o externo a ideia de uma figura feminina que rompe com o papel mãe-esposa esperado de uma mulher do seu tempo, inclusive usando trajes do sexo oposto, e ao mesmo tempo perfaz o papel de cuidadora da nação e do seu futuro rei.

A história registra que a menina Joana já aos 7 anos começou a pastorear os rebanhos da família e aos 12 anos começou a ter visões e a ouvir vozes que a alertavam para uma importante missão de cuidar do soberano francês (até ali não coroado) e lutar por ele vestida como homem. Um traço constante das visões seria a urgência dessa missão e que ela não deveria perder tempo com outras atividades da sua idade, o que a angustiava muito por não saber o que fazer na prática.

Esse aspecto faz muito sentido com os pontos em Câncer no ascendente, pois essa energia traz um excesso criativo para Joana poder lidar com as interferências do seu inconsciente. Mercúrio em oposição a Netuno também pode implicar numa mente muito criativa e com alguma dificuldade de interpretação da realidade, uma mente que prefere dar uma versão particular aos fatos e sugere um caráter psicótico. 

mapa Joana Darc



As visões foram se tornando mais intensas e às vezes Joana entrava em transes ou desmaiva, até que por volta dos 17 anos, em 1429, ela recebeu um direcionamento para ir à cidade vizinha de Vaucouleurs. Após duas tentativas, o prefeito a escoltou para se encontrar com o próprio soberano, Carlos VII. 

Chegando lá, não foi recebida nem pelos conselheiros do rei mas ela insistiu ainda por vários dias até conseguir acessá-lo diretamente. Após esse primeiro contato, foi ainda colocada à prova por um período de 6 semanas para confirmar sua força de caráter e obediência à fé católica. Ao fim desse período, relatou ao rei sua urgência de entrar no campo de batalha e em apenas 3 dias Joana lutou e venceu o cerco à cidade de Orleans - o que lhe conferiu o título de "Donzela de Orleans".

Esse caráter persistente pode ser explicado pelo sol Capricorniano, que vem acompanhado de Vênus e Mercúrio também nesse signo, e especialmente por Saturno em Touro. A combinação de Sol e Saturno nesses signos confere muita determinação, teimosia e persistência à adolescente que não se intimidou com as provas que teve que enfrentar para realizar sua missão.

Já o caráter bélico vem da combinação Marte em Virgem e Urano em Aquário em quincunce, uma sinergia revolucionária e muito inteligente que dá sentido para a sua vontade de lutar e sua rápida atuação em campo. Esse aspecto é especialmente motivador, considerando que as tropas francesas estavam desanimadas por anos de confrontos e a visão de uma garota em trajes masculinos cheia de disposição para guerrear era inspiradora.

Em pouquíssimo tempo de campanha Joana participou de um avanço das tropas francesas no combate em que venceram a maioria das batalhas, houve muitos prisioneiros e mortos do lado inglês e baixas reduzidas do lado francês, o que foi atribuído como milagre de Joana. Em 17/07/1429, Carlos VII foi finalmente coroado rei da França e teve início um forte movimento de unificação e militarização do país para encerrar a ocupação inglesa e terminar a guerra - o que só foi possível em 1453.

Após a coroação do rei francês, Joana seguiu em batalha mas não mais apoiada pelo monarca. Foi capturada no ano seguinte, em 1430, por um grupo de franceses, entregue aos ingleses por dinheiro e enfrentou a Inquisição num longo julgamento onde só foram registrados os fatos que a prejudicavam e que resultou na condenação à morte na fogueira.

No dia de sua morte, em 30/05/1431, vários significadores de término, traição e destruição estavam ativados: SaturnoT x Sol natal (término da vida), MarteT x Lua natal (morte por acidente, violência ou fogo) e PutãoT x Lilith natal (destruição por traição). Tinha 19 anos à época e isso se relaciona a conclusão dos ciclos de Lilith (ela mais uma vez) que são de 9 anos em média. Joana foi capturada e vendida aos inimigos quando Lilith passou pela segunda vez em Câncer e tinha ainda 18 anos.

Cinco anos depois de morrer, o julgamento de Joana foi revisto, ela foi declarada inocente das acusações, se tornando mártir da fé católica. Em 1920 foi canonizada pelo Vaticano e é considerada heroína e símbolo nacional da França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário