terça-feira, 13 de agosto de 2019

Poder de Agência

verbenna yin


Poder de Agência é um conceito que vem do campo da sociologia mas que eu gosto muito e uso sempre nos meus atendimentos. Como ideia, "agência" é a capacidade de um sujeito de agir com autonomia e independência de acordo com sua vontade.

Então PODER DE AGÊNCIA é algo muito valioso, que diz respeito à possibilidade de agirmos no mundo para realizar os próprios desejos.

Porém, ainda no campo da sociologia, o poder de agência vem atravessado pela noção de Estrutura, que já está posta quando o sujeito quer agir. A estrutura - que pode ser familiar, social, cultural, étnica, religiosa - é delimitadora da capacidade de ação do sujeito e cria uma forma de ver o mundo que forçosamente irá determinar as suas vontades.

Por exemplo, numa dada estrutura social é possível aprender um ofício e praticá-lo livremente contando com o respeito e reconhecimento das pessoas, como os curandeiros. Em outras estruturas sociais, essa formação dependerá de uma educação específica e uma diplomação que atestará a real aptidão do sujeito em exercer aquele mesmo ofício, como médico.

Então a mesma vontade pode se expressar de formas diferentes dependendo da estrutura onde o sujeito se insere. Em alguns contextos, uma vontade genuína pode nem ser reconhecida pelo sujeito porque naquela estrutura ela não cabe.

Na Psicanálise, lidamos exatamente com esse conceito. A ideia de fazer terapia é para irmos nos conhecendo cada vez mais até que o sujeito perceba qual é a sua estrutura própria, a quais desejos deu vazão e quais outros foram reprimidos, ocultados ou negados por causa da visão de mundo que esse sujeito desenvolveu.

Quanto mais a gente explora nosso território psíquico, nosso mundo interno, vão ficando mais claros esses delimitadores de toda ordem: o que nossa família nos ensinou, que exemplos eu recebi, o que a religião me proibiu, o que meus amigos valorizavam e eu assimilei porque queria fazer parte... No processo terapêutico, a gente vai diferenciando o que é próprio e o que foi imposto pela nossa estrutura, e assim podemos retomar o contato com essa esfera íntima das nossas vontades pra que a gente finalmente dê vazão a essa força interior e molde a realidade que deseja vivenciar, dentro das possibilidades que a realidade nos dá hoje.

Conhecer-se é retomar o seu Poder de Agência.

Agora vejam que bacana, essa noção toda e seus desdobramentos estão estampadas nesta sequência dos arcanos maiores do Tarot. O caminho da vontade partindo do arcano do Papa, que trata do nosso SuperEgo rudimentar e nossa necessidade de pertencimento, vamos passando pela capacidade (ou não) de fazermos escolhas genuínas com os Enamorados, mergulhamos nas motivações determinadas pelo nosso inconsciente que se manifesta de acordo com a estrutura psíquica que desenvolvemos com o Carro, para vivenciar a expressão própria livre e espontaneamente com a Força.

Quantos saberes condensados nessas cartinhas, né?

Vem aprender Tarot de um jeito diferente, unindo os arquétipos, os símbolos e a psicanálise. Nosso próximo grupo acontece agora dia 24 de Agosto, espero você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário