segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Lua Cheia em Aquário - 03/08/2020

Paulo Freire

Esta Lua cheia acontece em Aquário dentro de uma lunação de revisões individuais importantes e intensas transformações internas, indicando que nas próximas duas semanas precisaremos estar sintonizados com outros paradigmas de condução das nossas escolhas se quisermos nos adaptar aos novos ares que estarão chegando assim que Saturno voltar ao movimento direto. Estas próximas duas semanas serão uma verdadeira anunciação do que poderemos vivenciar daqui a seis meses quando o Sol consolidar os valores aquarianos na mente coletiva.

Aquário é um signo de ar, muito dinâmico e entusiasmado no âmbito mental que promove o entendimento mais claro a respeito das questões humanitárias e, especialmente, para os desafios de uma convivência em larga escala que não comprometa nossa liberdade e autonomia.

Saturno e Júpiter são os planetas que interferem nas prioridades coletivas e hoje formam uma grande conjunção em Capricórnio, mas estão se direcionando para a região correspondente a Aquário e formarão por lá uma nova e poderosa conjunção que inaugurará um período de 30 anos de predominância do elemento ar nas questões que envolvem desenvolvimento humano e social, direcionando as atenções para as questões voltadas a uma convivência mais harmônica e inteligente entre todos, considerando que o mundo hoje já está conectado globalmente e o que acontece numa região do mundo certamente alcançará as outras regiões por conta dessas teias cada vez mais amplas que já estão em operação. 

Precisamos nos atualizar rapidamente para dar conta dessa nova realidade, ampliada, onde nossas escolhas individuais impactam para além de nós e, ainda que não vejamos as consequências diretas do que causamos, somos responsáveis uns pelos outros e precisamos agir de forma coerente com esse papel de influenciadores da realidade que atinge o outro.

O alinhamento Sol e Lua acontece nas Casas 3-9, indicando que o setor da vida que mais em evidenciará o impacto coletivo das nossas decisões individuais é a educação e a infância. Saturno retrógrado em Capricórnio participa ativamente desse alinhamento não exatamente pelo ângulo mas por estar cravado na cúspide da Casa 3. 

Planetas retrógrados indicam a necessidade de um enfrentamento responsável e maduro dos temas que eles ativam e nesta Lua Cheia sentiremos a responsabilidade coletiva de tomarmos decisões a respeito de quem ainda não pode decidir por si mesmo, nossas crianças.

Na esfera individual, a Lua em Aquário nos impele a observar mais e melhor se estamos oferecendo à infância um nível de cuidado coerente com o que conhecemos da vida. Isso pode se manifestar numa reflexão diretamente voltada aos nossos filhos mas também implica em revisitarmos a nossa própria infância, para que a gente possa hoje ponderar sobre as oportunidades de desenvolvimento e o nível de cuidado que tiveram conosco naquela fase.

Nessa revisitação da infância, podemos confirmar as bases que recebemos das figuras parentais, se essas bases sustentaram em nós um desenvolvimento livre e independente da nossa subjetividade ou se fomos colonizados pelas visões dessas outras pessoas e hoje estamos distantes da nossa autenticidade.

Perceber que crenças e interpretações de mundo foram instiladas em nós na época da nossa infância pode dar pistas importantes sobre o que vem nos impedindo de crescer. Talvez tenhamos sido apresentados a uma realidade de competição que não favorece a cooperação ou o sentimento de união, ou talvez tenhamos sido ensinados a nos criticar por falhar ou a ficar de olho no comportamento do outro para denunciá-lo e assim nos sentirmos melhores.

Eu fui uma criança dos anos 80, estudei numa escola com orientação militar e me lembro bem de como éramos ensinados a fiscalizar os colegas para que ninguém pisasse fora linha durante a fila, não falasse mais alto nos intervalos e nem experimentasse fazer coisas destinadas ao outro gênero. Eu fiquei várias vezes de castigo por jogar futebol com os meninos, sem poder sair da sala para o recreio nos dias seguintes da semana. Também fui parar na “lista da lousa” destinada a expor o nome das crianças que tivessem algum “mal comportamento” durante a aula como desenhar no caderno na hora da lição. Isso me aconteceu várias vezes e acabou criando um sentimento de que eu não podia falhar nunca fazendo algo que não era o esperado de mim. 

O resultado disso foi um afastamento gradual daquilo que me tornava eu, do meu jeito de ser, para assumir um outro jeito que era aquele adestramento uniformizado e esperado para todos, massivamente. Aprendi naquela época da infância que ser eu mesma era impossível e que se eu tentasse seria punida e envergonhada publicamente, era melhor ser o que esperavam de mim.

Será que você também não viveu algo parecido com isso?

Uma educação que tira nossa individualidade não contribui para a expressão dos nossos talentos no mundo, pelo contrário, acaba criando pessoas sem confiança em si mesmas e com medo de se exporem. Na vida adulta, essas pessoas não arriscam se destacar e acabam se conformando em ser apenas mais uma peça na grande engrenagem, assumindo um lugar definido antes mesmo dela nascer - assim como todas as outras.

Fazer apenas o que esperam de nós é muito pouco diante do que a vida pode ser e para termos uma experiência mais autêntica é preciso ir além dos limites que nos ensinaram, é preciso renovar a mente para perceber que existe mais dentro de nós que merece ter a chance de se expressar e se desenvolver também. Isso pode ser estimulado com uma educação verdadeiramente libertária, libertadora do pensar, que ensine o sujeito a perceber o mundo estando nele, aprendendo a ler ao mesmo tempo em que aprende sobre si. Essa educação libertária já existe e é sustentada por um patrono brasileiro admirado mundo afora que esteve muito sintonizado com os valores aquarianos aplicados à área da educação (o Brasil tem Sol em Virgem e asc. Aquário).

A Lua cheia em Aquário será um tempo muito especial para resgatar esses nossos aspectos que ficaram confinados na infância por conta de uma educação que não reconheceu os talentos e capacidades que nos tornam pessoas únicas em nossas combinações, cada um é o resultado de uma configuração refinadíssima de recursos inteligentes que são necessários no mundo – por isso você sustenta essas caraterísticas, a natureza sábia providenciou você porque é de você que o mundo precisa, mas para atender esse chamado você precisa ser você inteiramente.

Pessoas conscientes da sua real capacidade, educadas e instruídas, que tiveram a chance de experimentar o alcance dos seus talentos, que desenvolveram a autoconfiança a ponto de sustentarem uma expressão verdadeira e corajosa diante da vida, são potentes. E pessoas potentes mudam o mundo.

O Sol está em Leão e são estes aspectos leoninos que estarão acessíveis à nossa consciência: capacidade, autenticidade, expressão, coragem, potência. A lua em Aquário avisa que para viver tudo isso precisamos estar libertos das grades mentais que nos mantém reduzidos a peças. Ouse ser você e sustentar sua singularidade!

Marte está em Áries, um signo também de fogo e que faz com que a gente sinta forte esse ímpeto de se testar em nossas capacidades e irmos ampliando tanto a imagem própria como também na noção do que podemos alcançar. O ascendente da lua cheia continua em Sagitário (desde a lua nova está lá) reforçando o elemento fogo e ativando a vontade de ir além do conhecido para sermos e realizarmos coisas que ainda não experimentamos.

Vênus está em Gêmeos e bem pertinho do Nodo Lunar na Casa 7, promovendo encontros afetivos com muita capacidade de crescimento e transformação – e para quem acredita, favorecendo reencontros cármicos também. Atentem para aqueles encontros onde as conversas fluem fácil, com interesses comuns e afinidades na maneira de pensar e entender a vida, este é o sinal da sintonia geminiana dessa Vênus de ar que vai unir os autênticos.

Parece tudo muito promissor mas não se esqueçam que Saturno continua retrógrado na área de Capricórnio e junto a Plutão, indicando que ainda estamos num período em que precisamos seguir diretrizes de saúde, economizar dinheiro, agir com muita autorresponsabilidade e manter o distanciamento social para preservar a vida. Aguentem firmes até o final de Setembro quando Saturno voltar ao movimento direto e gradualmente poderemos relaxar um pouco mais nos cuidados.

No âmbito coletivo, os próximos quinze dias trarão discussões importantes sobre a volta às aulas e o impacto para professores e escolas para além da perda do ano letivo. Saturno na Casa 3 indica dificuldades na volta às aulas e Plutão quadrando Marte/Lilith lembra que existem grandes interesses econômicos que dependem de crianças consumindo insumos já produzidos. Atenção para os discursos pró-forma, desconectados da realidade e que tratem as pessoas com desonestidade intelectual, será preciso ir além dos discursos para entender o que está em jogo no setor educacional do país.

Urano está em Touro na Casa 6 e quadra o Sol e a Lua neste alinhamento, indicando a necessidade de estarmos vigilantes com imprevistos e descuidos com a saúde, pode haver um excesso na autoconfiança dos tempos leoninos e isso acabar criando brechas de maior contaminação. Nessa posição, Urano também interfere na área financeira e promete instabilidades nas moedas, novas onerações, impostos e surpresas na economia dessas que exigirão esforço (do povo) para recompor a longo prazo.

Caprichem nos aprendizados desta Lua Cheia pois daqui a seis meses seremos revisitados por estes temas novamente, até lá tenho certeza de que algo valioso em você estará pronto para vir ao mundo. 

Coragem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário