quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Saturno em Escorpião - ainda falando sobre o arquétipo da Morte

Estamos vivendo um momento astrológico bastante intenso, com o posicionamento de Saturno ao final de Escorpião, preparando-se para deixar a área cósmica desse signo definitivamente perto das 00:00h de 18/09/2015. Dia 18, 1+8 = 9. O número dos encerramentos.

Saturno é o grande titã que nos devora pelo passar do tempo. Astrologicamente, é o planeta que nos desafia ao crescimento e à maturidade, nos questiona se estamos prontos e se daremos conta da nossa missão de vida. O que fizemos com nosso tempo? Temos estrutura para seguir adiante?

E Escorpião é o signo dos profundos aprendizados propostos pelo desapego, aqueles que nos marcam e nos definem e depois dos quais não somos mais como antes.

Estamos todos sujeitos aos efeitos deste posicionamento astrológico, e vamos nos conectando com as oportunidades que isso pode proporcionar de acordo com nosso grau de consciência sobre nós mesmos e sobre nosso momento de vida.

Saturno esteve  posicionado no signo de Escorpião desde o início de outubro de 2012, e se fizermos um exercício de memória para nos lembrarmos de alguma experiência marcante dessa época pode ser que este assunto tenha voltado à tona nas últimas semanas e de forma muito evidente.

É o nosso inconsciente nos alertando que esta será a última oportunidade de cuidar deste nosso aspecto de desenvolvimento propiciado por Saturno. Para lidarmos com este aprendizado de novo, só quando Saturno retornar ao signo de Escorpião em 2041, daqui a um bom tempo.

E este momento astrológico tem muita relação com o arcano da Morte no tarot. Como vimos na postagem anterior, este arquétipo nos propõe o retorno ao que nos é essencial por meio dos desligamentos de tudo aquilo que não é genuinamente nosso, por meio da transformação.

Mas é uma transformação que não implica necessariamente na extinção do ser, é possível uma continuidade desde que rearranjados os elementos para ser fiel à sua concepção original.

A ideia da morte, na cultura cristã, não significa a extinção completa da vida. Ao contrário, a morte sempre esteve ligada à continuidade da vida, é após a morte que vem a vida eterna, quando então seremos purificados e viveremos para sempre em amor e harmonia.

Como arquétipo, este arcano vem nos ensinar que durante nossa trajetória passamos por certos “níveis” de morte que antecedem um novo período da nossa vida, representados pelos pequenos lutos: deixamos de ser crianças, deixamos de ser adolescentes, deixamos de ser filhos, deixamos de ser casados, deixamos de ser... deixamos ir...

E ao desapegar daquilo que não faz parte de nós vamos chegando mais perto de quem somos de verdade, reconhecendo o nosso valor e tendo maior clareza daquilo que temos para oferecer para compartilhar com o outro.

Como cristais lapidados, agora podemos refletir nossa luz interna e passar para o próximo estágio dos aprendizados propostos por Saturno, agora em Sagitário. Não à toa, o próximo arcano do tarot é “A temperança”, arquétipo esotericamente ligado ao signo dos centauros. Mas isso será assunto para outro post.

Por hoje, deixo a sugestão de fazer uma avaliação pessoal para reconhecer as áreas de nossa vida que foram tocadas pelo Senhor do Tempo nesses últimos 3 anos e quais os aprendizados que pudemos ter dessas experiências. Olhe para você mesmo com muito respeito, agradeça este velho senhor que trouxe tantos ensinamentos, respire fundo e acolha as partes do seu Ser que sobreviveram ao impacto destes aprendizados. Elas são muito valiosas.

3 comentários: