Sol e Lua se encontram em sua dança celeste apontando para Peixes, a área do céu regida pelo elemento Água de onde temos um impulso pela busca do prazer, da dissolução do si mesmo e da entrega total aos afetos. Durante todo o período dessa lua pisciana, as emoções vão estar transbordantes, nos lembrando que somos frágeis, que podemos nos quebrar e nos perder pelo caminho e que às vezes toda essa realidade é demais pra gente. Em Peixes podemos nos sentir despreparados e acabar nos direcionando aos escapismos, querendo fugir dessa realidade tão difícil numa tentativa de nos conformarmos sem maiores esforços porque o medo aqui pode ser paralisante.
No momento da lunação, Sol e Lua se encontraram com Netuno, o planeta das ilusões, do fundo do mar, do amor incondicional e das curas que só podem chegar através do amor e da confiança total. Netuno nos mobiliza a uma compreensão das coisas que vai além do que nossa racionalidade é capaz de alcançar, neste reino cheio de água as emoções são nosso guia para as compreensões que precisamos ter e é através dessa outra inteligência que podemos atingir uma nova percepção sobre nós mesmas e sobre o mundo que nos cerca. Somente se valorizarmos o que sentimos, sintonizando com o coração e dando vazão para esse outro tipo de compreensão é que poderemos avançar nesse período.
Mercúrio está retrógrado nessa mesma área do céu, criando ruídos nas comunicações racionais e favorecendo todo tipo de erro e ato falho durante o mês. Atos falhos são aqueles “errinhos” que acontecem quando queremos falar uma coisa e acabamos falando (ou escrevendo) outra coisa diferente – mas que, no fundo, era bem o que tínhamos vontade de expressar. E aí os outros nos pegam em flagrante no erro, a falha nos entrega. Isso porque o inconsciente toma conta e se manifesta na nossa linguagem, subvertendo a racionalidade que aqui no território das águas internas não tem como ganhar fita nenhuma.
Tente falar no fundo do mar, quem vai te escutar?
Aqui as emoções é que dominam, e se nossa linguagem quer nos fazer parecer boazinhas e certinhas, ela nos trai e acaba nos entregando de bandeja a fim de que possamos, finalmente, perceber o que está acontecendo com a gente pelo lado de dentro.
Se você se perceber num ato falho, atente no que foi que você realmente queria dizer e entenda os motivos de ter-se preocupado em criar uma brincadeira ou uma situação para mascarar sua real intenção.
Será que você pode mesmo dizer o que pensa?
A lunação também vem apoiada por outros posicionamentos muito contundentes, de um lado Marte e Urano em Touro (Urano entrou definitivamente em Touro durante a lua nova) e do outro lado Saturno e Plutão em Capricórnio. Aqui a coisa fica bem séria.
Marte está se preparando para assumir seu posto de regente do ano quando a Lua ficar cheia e Urano vem balançando as estruturas deste mundo já estabelecido porque do jeito que está a realidade não comporta mais os sonhos da humanidade. Uma profunda mudança nos costumes está a caminho e há ainda muita resistência para que este movimento aconteça. Fanatismos, religiosidades, julgamentos motivados pela necessidade de aceitação, tudo isso tem se mostrado muito presente ainda mas são resquícios de uma postura que não será mais necessária e nem positiva para nossa evolução e em breve muito mais gente vai se conscientizar disso. Será preciso que as pessoas despertem desse sonho antigo e passem a lidar com a realidade do hoje, já somos um povo bem diferente do que nos pintam e temos uma outra estrutura social em pleno funcionamento, ainda que isso não seja oficialmente reconhecido – notadamente pela participação da energia feminina que vem dar o tom desta lunação, Peixes, Touro e Capricórnio são signos femininos. Nós mulheres já somos a maioria da população, já somos as responsáveis pela criação das famílias e pelo sustento das pessoas, vamos começar a enxergar isso claramente para entender que posição é mesmo essa que nós ocupamos e QUE PODER ISSO NOS DÁ.
Na outra ponta temos Plutão e Saturno em Capricórnio ao lado do nodo Sul, indicando que a casta dominante e o status quo ainda acreditam que podem dar as cartas e interferir na realidade para manter tudo do mesmo jeito de sempre, o jeito que sempre privilegiou quem sempre teve poder. Nesse jogo essa posição ainda tem muita força e pode até ter algum resultado, mas tudo que for feito no sentido da dominação e exploração do outro terá um efeito potente na psique coletiva que já está mais atenta para as verdadeiras intenções dos discursos e performances de poder. É questão de tempo para que a grande maioria das pessoas passe a entender as entrelinhas das notícias e perceba como estão sendo mantidas numa falsa posição de impotência. Quem tem consciência, tem tudo!
Na sua esfera pessoal, perceba que tipo de comportamento você vem tendo e que te mantém numa condição da qual você não tem como se desprender de imediato. Talvez, você tenha se acostumado a agir em favor de uma situação idealizada e tenha se comprometido com isso de uma tal forma que não possa mudar de direção de uma hora para outra, mas nesta lunação você sentirá o chamado para se esforçar e entender como sair desse emaranhado onde você se colocou porque não tem nada de bom pra você aí.
Será que você tem se sacrificado para manter viva uma situação que nunca te beneficiou de verdade?
Você vive atendendo as necessidades das outras pessoas e nunca olha para aquilo que você realmente precisa?
Até quando você vai ser a boazinha da vez e ficar recebendo ingratidão das pessoas?
Netuno nos chama à compaixão, mas é pela compaixão à nos mesmas em primeiro lugar. Ajudar o outro é muito lindo nos filmes e na literatura, mas na prática custa muito caro a quem tem que ficar dia após dia lidando com as consequências das escolhas que os outros fizeram.
Se você sente de ajudar alguém, seja inteligente e ajude quem realmente tem condições de fazer progressos. Ajudar a um outro que não sai do lugar enquanto você fica só perdendo sua energia não é construtivo pra nenhum dos dois.
Reconheça o seu valor e não se prejudique mais, retome o amor por si mesma e exerça uma compaixão mais consciente. Procure se irmanar com outras mulheres que também já despertaram para essa necessidade, aprenda com elas e compartilhe o que você já experimentou, e juntas vamos montar uma rede de auxílio mútuo potente e inteligente que tenha real capacidade de transformação para todas.
Vamos acordar, né mores...
Nenhum comentário:
Postar um comentário