sexta-feira, 5 de junho de 2020

Lua Cheia e Eclipse em Sagitário - 05/06/2020

verbenna yin


A lua cheia em Sagitário vem com tudo, minha gente!

Sol e Lua se alinham no eixo das Casas 1 e 7 e trarão de súbito e surpreendentemente aquela ficha enorme que precisava cair na nossa vida. Agora é o momento de esclarecer as verdades que estavam esperando seu tempo para serem afirmadas com segurança. Agora vai!

A lua cheia sempre revela o que foi intencionado na lua nova e no início da lunação vimos que a temática de fundo passava pelos relacionamentos, tanto os afetivos com nossos parceiros como também envolvendo as relações que desenvolvemos com as outras pessoas. E ao longo do seu andar a lua mostrou que estamos vivendo relações muito adoecidas, segregadas, marcadas pelo preconceito e capacitismo, pela alienação completa dos dramas alheios, da incompreensão profunda com o sofrimento que grassa no mundo como se pudéssemos apenas fechar os olhos e as portas de nossos elevadores para não entrar em contato com isso.

Caímos de nossos pedestais, estamos todos expostos em nossas visões de mundo ainda tão tacanhas, na nossa incapacidade de sentir empatia, no anestesiamento sistemático que vem da falsa noção de si mesmo que alguma posição social pode proporcionar.

A morte do menino Miguel veio escancarar o racismo não declarado que vive a nossa pátria, mãe gentil apenas para alguns seletos. No dia desse evento a lua passava por Escorpião exatamente no grau do marcador do mapa do Brasil responsável pelas grandes revelações (Marte no MC) capazes de abalar pilares sociais fundamentais (Lua e Júpiter na Casa4). E com muito respeito fico considerando o nome escolhido para essa pequena criança com tão rápida missão poro aqui, que sua passagem não seja esquecida.

A lua ativou então o Marte brasileiro e agora na fase cheia em Sagitário ativa um circuito tenso no céu onde Marte em trânsito faz quadratura exata com Sol e Vênus retrógrada na Casa 7. Marte está hoje em Peixes e conjunto a Netuno, então podemos esperar que esse circuito ABRA OS NOSSOS OLHOS para que a gente saia do autoengano e do anestesiamento de Netuno em Peixes, está na hora de ir se des-inebriando das falsas estabilidades e zonas de conforto para voltarmos a sentir o corpo pulsando e pedindo vida, pedindo o movimento que vem dos elementos fogo e ar.

A lua cheia em Sagitário ativa também a Lilith do mapa do Brasil, ponto que pode dar vazão a revelações surpreendentes com teor de violência, traições e mortes e tem muito potencial desestabilizador de uma maneira geral.

E não é só isso, tem eclipse também. O alinhamento Sol e Lua acontece no eixo exato da trajetória da lua, criando o fenômeno que será visível aqui no Brasil e isso, meus amores, é sinal de tempos difíceis à frente pelos desdobramentos dos últimos eventos.

Na esfera individual, os eclipses lunares criam um efeito importante na nossa consciência, a luz do sol é parcialmente interrompida pela lua que coloca na frente, entre o Sol e a Terra, impondo sua sombra à nossa visão usual. Na prática, este é um encontro muito forte com a nossas próprias sombras, com os aspectos que vinham interferindo nas nossas relações e que não tínhamos admitido nem pra nós mesmos até agora.

O quanto você é tudo aquilo que julga e menospreza no outro, mesmo quando gosta de acreditar que diferente e melhor do que isso?

Como a sua forma “neutra” de existir colabora para a manutenção da exclusão e do sofrimento no mundo?

Sagitário é um signo vibrante, iluminado, expansivo, sustenta um padrão de energia que rompe barreiras da percepção e que permite que a gente enxergue mais longe, alcance compreensões mais amplas e maiores das que estávamos acostumados. Se há um tempo no ano para a gente expandir a consciência e compreender melhor a vida, é agora.

E essa expansão passa pelo ponto da compreensão sistêmica do seu lugar no mundo, do quanto o mundo se moveu para que você pudesse chegar e ocupar o lugar onde você está hoje, seja na sua família de origem, na sua família constituída e nas outras famílias do mundo que você escolheu fazer parte hoje. Perceba também o quanto você vem se definindo a partir dessa compreensão.

O eclipse vai fazer saltar de dentro de você aquela percepção que até então ficou contida para que você seguisse acreditando que é apenas essa pessoa de hoje, que você é tão somente essa personagem cheia que ótimos atributos que os outros conhecem e adoram.

Você não é só isso, tem mais coisa aí dentro de você que você também é. É isso que precisa ser revelado e ser admitido.

Esse é o trabalho dos eclipses e coletivamente estamos também para ver essas outras faces brasileiras, outrora escondidas, subindo à superfície para que todo mundo veja e se constranja com o que está para ser visto. O eclipse acontece no eixo das raízes da formação do nosso povo e promove uma reflexão a respeito do que nos constitui enquanto nação, qual a origem de tanta segregação e privilégios e porque negamos tanto a violência das nossas relações.

Saturno, Júpiter e Plutão estão Capricórnio na Casa 12, a casa do inconsciente, e vão incrementar essas reflexões sobre as nossas origens e fatores constituintes, gerando um grande desconforto em relação à imagem que temos de nós mesmos e mostrando quais sãos as consequências dessa negação sistemática da nossa história e da nossa realidade, colocando em xeque a ideia de que somos tão perfeitos que a violência e a segregação estão lá longe de nós, estão só no outro, estão só na periferia. Será?

Se queremos um mundo de mais entendimento e mais pacífico precisamos encarar esse confronto com as nossas faces violentas que estão muito vivas do lado de dentro, que negamos tanto que só um eclipse é capaz de nos fazer enxergar.

O tempo pede mudanças, o elemento ar de Gêmeos é a mais pura emanação da capacidade humana de se adaptar e ir se transformando a partir do conhecimento, da linguagem, da articulação. Em Gêmeos temos a primeira emanação do neocórtex, essa área incrível do cérebro humano capaz de processos tão complexos como são os processos de aprendizagem intelectual e desenvolvimento de ideias e conceitos. Já não estamos mais na área reptiliana das funções de sobrevivência e nem no sistema límbico de sentimentos e vínculos que nos prendem ao agradável. Nada disso, Gêmeos é neocortex e todo o desafio que o entendimento inteligente da realidade provoca em nós.

Inteligência é compreendermos as origens dos nossos acontecimentos, aprendermos definitivamente com os erros do passado para não seguirmos na ação equivocada, nas falhas repetidas e na postura autodestrutiva. E depois da compreensão geminiana, a lua cheia em Sagitário nos convida a novos cenários, à mudança que vem da abertura das janelas da nossa casa para a visão da paisagem mais ampla que sempre esteve lá.

E vejam que lindo esse relógio cósmico: Vênus fica retrógrada pedindo para que a gente reveja nossas relações nesse ambiente inteligente de Gêmeos só até o final da lunação, tão logo se abra o próximo ciclo lunar Vênus retoma o movimento direto onde poderemos colocar em prática outras formas de nos relacionarmos com os outros a partir dos aprendizados que experimentaremos nestas próximas duas semanas. Que oportunidade!

Chega de escolher a burrice, com tanto conhecimento já produzido no mundo vamos parar de dar espaço para o obscurantismo de ideias já há tantos séculos superadas. Escolha a inteligência.

Neste eclipse, permita-se enfrentar as sombras que se apresentarão pra você. Não tenha medo delas, elas existem pra te mostrar que tudo coexiste e que se você não estiver em sua melhor atenção corre o risco de ficar presa numa versão muito pequena de você mesma. Sustente essa visão melhorada de você, sem renegar quem você foi mas aprendendo justamente por ter sido aquela pessoa, e por consequência você será instrumento para sustentar também a ampliação da consciência coletiva.

Participe intencionalmente deste momento astrológico sendo instrumento de uma compreensão maior que precisa chegar para que saiamos deste ponto de estagnação social baseada no uso psicopático de mentiras e desinformações que só nos separam e apequenam. Saia do esperado e abra sua mente para o extraordinário, ele já existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário