domingo, 1 de setembro de 2019

Lunação de Virgem - 30/08/2019

verbenna yin


Chegou a lunação de Virgem num Stellium de casa 12 com a presença de todos os planetas pessoais juntos sendo aspectados por Urano: hora de romper definitivamente com aquilo que não contribui com o nosso aprimoramento. O pano de fundo da lunação está no ascendente em Libra novamente (foi o pano de fundo da lunação anterior), então estaremos reavaliando os rompimentos necessários para aprimorarmos as nossas relações de convivência uns com os outros tendo em vista uma melhor colaboração coletiva.

Virgem é um signo de terra muito pragmático, tem um ótimo poder de análise das situações e um padrão de ação um isento de sentimentalismos e que pode parecer “frio” e desinteressado. Isso é porque a energia de Virgem nos impele a fazer o que é melhor neste momento e pronto, sinto muito se o outro não gosta ou pensa diferente.

A energia de Virgem também favorece o reconhecimento honesto de situações de vida, não raro pessoas com ênfase nesse signo se valem disso para “dizer certas verdades” que ninguém mais ousaria dizer a alguém. E pode ser muito necessário alguém fazer esse papel de nos dizer a verdade, doa a quem doer, mesmo que essa verdade a princípio nos irrite.

Essa energia virginiana é um tanto assim, irritante. Processos alérgicos podem acompanhar essa lunação, tanto os respiratórios (asma, rinites, sinusites) como os de pele (dermatites, urticárias e psoríases). Essa energia também se manifesta nas repetições e pode favorecer conversões de sintomas em comportamentos repetitivos – TOC.

Estar disposto a reconhecer as nossas verdades e lidar com elas é o que será nosso desafio para este mês de Setembro, pois o período da lunação vai até o dia 28/09. Haja paciência para suportar com boa vontade tudo o que este período tem de verdade pra jogar na nossa cara!

Sol e Lua estão acompanhados de Mercúrio, Vênus e Marte em conjunção – os chamados planetas pessoais. São pessoais porque interferem diretamente na forma como sentimos e interpretamos a realidade, influenciando no nosso humor e na reatividade.

Mercúrio em Virgem nos torna mais críticos e exigentes com o outro, começamos a achar algumas coisas chatas, mudamos os móveis de lugar, ficamos cansados de certas rotinas ou ainda precisamos pontuar aquilo com que não concordamos outro ou aquilo em que, na nossa visão, o outro “está errado” – então preparem-se para um período de muito julgamento.

Vênus em Virgem também tem reticências diante do outro e só deixa se aproximar dela quem passa no seu checklist: “Tem isso?” “Tem!” “Ah então pode chegar.” “Você não!”

Se por acaso se aproxima alguém que não passa nesse crivo de avaliação, a Vênus em Virgem se irrita, fecha a cara a pode se tornar desagradável. Cuidado com esse impulso, reconsidere quando o outro fizer algo com o que você a princípio não concorde, pode ser que a sua reatividade ao outro seja apenas o reflexo dessa energia mais irritável e não necessariamente que vocês não tenham sintonia ou não se gostem.

Já Marte em Virgem produz um impulso muito própero e motivador para o trabalho, o que pode nos direcionar para usar esse fluxo astrológico para desenvolver novas formas de lidar com a realidade (Virgem gosta de inovação) e para construir melhoramentos naquilo que conhecemos até o momento. Marte em Virgem favorece desenvolvimentos científicos e descobertas de novos métodos para otimizar resultados em todas as áreas, mas nesta lunação deve ser sentido especialmente no âmbito da saúde mental ou instituições de saúde (Casa 12).

Também pode ser que pra encarar certas verdades a gente precise de uma faxina interna importante que vinha sendo adiada há tempos. Coragem! Tire as coisas de lugar, tire o pó acumulado, olhe bem os cantinhos e faça o que tiver que fazer pra limpar, organizar e deixar tudo visível – inclusive nos seus menores detalhes. Se estiver difícil acessar essas verdades em você mesma, experimente limpar o seu espaço e observar seus próprios pensamentos e memórias que forem surgindo: enquanto você realiza do lado de fora, o lado de dentro também se movimenta!

Tudo isso já é bem trabalhoso para administrar né? Mas a coisa ainda sobe de nível porque todos esses planetas juntos estarão recebendo a influência direta de Urano retrógrado em Touro, que vai trazer à nossa consciência a reflexão urgente: E O QUE VOCÊ VAI FAZER COM ISSO QUE VOCÊ ENXERGOU AGORA?

Urano em Touro pede mudanças firmes e determinadas e por ampliar a energia do elemento terra vai suscitar reflexões acerca da natureza, do cuidado com a saúde e do convívio pacífico com o meio ambiente. Talvez seja a sua alimentação que você tenha que rever e romper com certas cadeias de lucro sobre o sofrimento alheio; talvez seu olhar perceba que seu trabalho até hoje está contribuindo para fortalecer grupos econômicos poderosos e você participe hoje de ações que tiram direitos de quem não pode se defender adequadamente; talvez você se dê conta do quanto suas escolhas diárias impactam negativamente o planeta para além do momento atual e ainda dão um mal exemplo aos seus filhos.

Até quando vamos fantasiar que os problemas ambientais não nos afetam?

Você ainda tem condição de afirmar que suas escolhas não reforçam as diferenças sociais que tão cruelmente dividem um mesmo povo?

Desenvolver novas formas de interagirmos uns com os outros, formas mais inteligentes de trocar com o meio ambiente e de estabelecer cadeias de consumo, formas que levem em conta o conhecimento humano já desenvolvido até hoje e usem desse conhecimento de maneira ética e honesta, são questões urgentes que Urano nos propõe a todos e este mês ele vai vir com tudo fazendo a gente sentir NA PRÓPRIA PELE as consequências dessa realidade que ainda não levamos a sério.

O Stellium em Virgem vai fazer a gente enxergar verdades na marra, a Lua vai nos fazer SENTIR o quanto, mesmo sem querer, estamos envolvidos nessas realidades e o Sol vai garantir que a gente TOME CONSCIÊNCIA e se situe na vida. E com Urano aspectando todo mundo, a vontade será de ROMPER com esses ciclos viciosos e restabelecer as VIRTUDES. Deixe pra trás os hábitos e costumes que não te levam pra frente, os astros pedem pra que a gente vire as costas mesmo para o que não agrega e mude de direção.

Modificar hábitos é sempre um grande desafio, quando achamos que estamos indo bem acontece algo que faz a gente dar aquela escorregada. Será preciso determinação e persistência para manter os ajustes que forem decididos neste período. Para tanto, Saturno e Plutão em Capricórnio prometem ajudar. Podemos nos valer de um circuito do forças que nos impulsionará a criar a disciplina necessária para desenvolver novos hábitos (Saturno) e que também nos permita uma reciclagem de valores e atitudes, permitindo que uma nova versão de nós aflore.

E olha que lindo o grande relógio cósmico da astrologia: já já vem a Primavera, gente!

O que será que estamos cultivando em nós hein?

Vamos cultivar valores e atitudes VIRTUOSOS que possam vicejar livremente quando a Primavera chegar!

Coletivamente, estamos num período de bastante fragilidade nacional. Em contraponto com o mapa do país as interações são bem desafiadoras e prometem movimentos estruturais no eixo do Poder onde está posicionado o Nodo Norte na Casa 10 em Câncer. Muita atenção para o dia 7 de Setembro quando a Lua aspectará Saturno (estrutura) e atinge o Sol (governantes), bem como à próxima Lua Cheia que acontece colada a Netuno e Lilith em Peixes e evoca a memória de uma mulher traída e destronada. Quem seria essa mulher e o que ela tem a nos revelar? Júpiter segue em Sagitário e este mês estará na casa 3, garantindo a publicidade dessas revelações e dando oportunidade para a operação da Justiça. Vamos acompanhar!

Quíron segue em Áries e nos lembra que as transformações que buscamos são um compromisso individual de cada um com a existência, não podemos ficar dependendo de ninguém pra fazer o que a nossa consciência nos impõe. O que você sentir de mudar, faça com os recursos que você tiver hoje e da forma que for possível neste momento. Não adie mais, a vida é agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário