segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Lunação de Libra - 28/09/2019

verbenna yin


A lunação deste mês acontece no eixo "Si-Mesmo x O Outro", trazendo a atenção para as questões que envolvem a nossa disposição aos vínculos e a convivência saudável à medida em que praticamos esses valores com a gente mesma.

Quando o Sol está em Libra chega a Primavera e a energia se move para o externo, começamos a ver a vida com mais cores e a perceber a beleza que existe a nossa volta se permitirmos um olhar mais aberto e receptivo. Percebemos que há coisas no mundo que fazem nosso coração pulsar mais forte e geram movimento em nós.

Já a Lua em Libra nos impulsiona à aproximação com o outro, enxergamos melhor como esse outro nos afeta e quais afinidades nos mantém unidos. No elemento ar, a percepção dos afetos é consciente e traz sentido às emoções.

Vênus rege o signo de Libra e em território libriano a Deusa se mostra encantadora e receptiva, mas de uma de forma inteligente, usando seu espelho para refletir de volta as projeções que fazemos ao olhar para ela. O que nos encanta no outro é a parte de nós que pede para ser descoberta e vivenciada e é a presença do outro na nossa vida que evoca esse desenvolvimento. Se não fosse o outro, não teríamos percebido onde temos que crescer.

Em várias mitologias o princípio feminino vem acompanhado do espelho, numa alusão ao desenvolvimento pessoal a partir dos reflexos de nós que conseguimos ver no outro.

Na psicanálise, Lacan propõe uma noção que chamou de Estádio do Espelho, afirmando que a criança por volta dos 6 meses de idade começa a ter uma visão mais consolidada da realidade das formas externas e a partir do que ela reconhece desse externo começa a desenvolver sua autoimagem e se dar conta das próprias capacidades, o que a motiva a autorregular seus movimentos e interações sociais.

Existe então uma relação de interdependência entre dentro e fora, mundo interno e mundo externo. Ao constatarmos o que existe de concreto fora de nós, no mundo real, suscitamos que nossa consciência se amplie para alcançar essa visão maior e, por sua vez, esse crescimento interno se desdobra em novas e maiores opções de expressão no mundo afora. O mundo é do tamanho dos nossos olhos.

O espelhamento dessas duas dimensões da vida indica em que momento da vida estamos. Se experimentamos externamente a nossa força e determinação, por exemplo, precisamos comprovar esses atributos do lado de dentro pois é a fluência deles dentro da gente que alimenta tais atitudes do lado de fora.

E nesse ajustamento constante de visão interna e possibilidades externas, a vida acontece. Aqui está o simbolismo da balança associada ao signo de Libra, pois o tempo todo a vida vai nos pedindo essa atitude aberta e disponível (princípio feminino, Vênus) para que os ajustes recíprocos ocorram e assim a gente possa se desenvolver continuamente, num fluxo constante.

"Viver é afinar um instrumento, de dentro pra fora, de fora pra dentro."

O que faz essa interligação entre dentro e fora é o elemento ar. O ar conecta, é o elemento que traz o sopro da vida e o movimento. Respiramos o ar que contém o oxigênio que alimenta nossas células e nos mantém em atividade, e é o mesmo ar que sai de nós levando aquilo que temos para trocar com a natureza – o CO2.

É o elemento ar que nos impulsiona a aprender mais, a nos encantarmos com o que existe no mundo, a querermos nos aproximar e pertencer. E é pelo ar que mostramos ao mundo o que temos para oferecer. O ar dá vida e movimento às nossas emoções e por isso Libra está associado às artes, à beleza, à elegância e refinamento da expressão humana.

E quando fazemos conexões com mais intensidade? Quando nos apaixonamos, claro! Por isso Libra é o signo dos namorados, dos encontros românticos, da arte como inspiração para compartilharmos o melhor de nós. Os relacionamentos afetivos são o campo excelente para vivermos essa experimentação e quando as duas partes estão afinadas nesse intento os relacionamentos são uma usina de potência e criatividade!

Esta será uma lunação pra gente dar valor a presença do outro, de nos reencantarmos com a possibilidade de crescermos todos juntos, de percebermos a grandeza que carregamos dentro de nós e como as forças de cada um, quando combinadas, formam uma sinergia mais potente.

Mas nem tudo são flores. Marte participa do alinhamento Sol-Lua e sua influência ainda é um pouco crítica e exigente, podendo levar o nosso olhar para as diferenças e fomentar uma atitude intolerante num primeiro momento. Se isso acontecer, respire fundo e olhe mais atentamente para os pontos em comum e procure, intencionalmente, fortalecer as afinidades com o outro. A atitude libriana é de conciliação e é na conciliação que está o Sol, representando nossa consciência. Marte pode até nos influenciar instintivamente ao afastamento ou à discórdia, mas se a gente insistir na sintonia com as emanações librianas a gente consegue superar diferenças de opinião para preservar os vínculos. E já já Marte entra em Libra, são só mais alguns dias.

Coletivamente este será um período para sermos mais inclusivos, compreender melhor as outras vozes e pontos de vista para ampliarmos nossa visão de mundo. Não é à toa que estamos todos refletindo sobre o exemplo de Greta Thunberg, que vem mostrar ao mundo a perspectiva do autismo e a seriedade das questões ambientais sob um prisma diferente da lógica da produtividade. Que grande contraponto ao paradigma de exploração predatória dos recursos e da valorização da fala só de quem detém poder econômico, Greta vem ensinar que pessoas neurodivergentes existem e tem os mesmos direitos de definir o futuro!

O mesmo esforço tem feito o cacique Raoni já há tantos anos e que está novamente em evidência internacional, lembrando a todos que apesar dos diferentes valores pessoais e visões de mundo, compartilhamos todos do mesmo planeta e seremos todos afetados se não conseguirmos chegar a um consenso na preservação da natureza.

Quando a gente entende a lógica inclusiva de Vênus, do compartilhamento em vez da competição, do fortalecimento das afinidades em vez da exclusão de quem vê diferente, avançamos bem mais e crescemos todos. Talvez por isso as reuniões das Nações Unidas aconteçam nessa época do ano, pegando carona nas emanações librianas de respeito aos pontos de vista diversos e promovendo uma justa troca de ideias, numa alteridade importante para conciliar interesses que nos afetam a todos.

Júpiter está alinhado a Mercúrio e Vênus e traz muita disposição para os relacionamentos, os diálogos e os acordos e a partir da lua cheia Marte se alinha a Júpiter também. Aproveite essa emanação para resolver conflitos de forma consensual, lembrando que às vezes é melhor ceder um pouco agora para ficar em paz depois.

Saturno em Capricórnio segue lembrando que em tudo há que se ter responsabilidade, então toda essa beleza e inspiração librianas não são desculpa para sair por aí fazendo só que o traz satisfação imediata para si. Afetividade é pra ser trocada e o outro também tem suas expectativas e sonhos, lembre-se da reciprocidade e do equilíbrio na balança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário