quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Libra, aperfeiçoando no equilíbrio



Libra é o signo que traz os valores do equilíbrio, justiça, beleza e harmonia. Associado ao elemento ar, seus conceitos são vividos no aspecto mental e encaminham para uma nova compreensão de nós e do mundo à nossa volta.

Dinâmico, expansivo e interativo, é o primeiro dos signos sociais - em que a experiência é voltada para o “nós”. Então a tônica deste signo são os relacionamentos e aqui temos o primeiro degrau para a experiência humana em coletividade.

A energia libriana propõe que tratemos o outro com o mesmo respeito e justiça que adotamos para conosco, o equilíbrio nas relações é priorizado não só por uma questão de tratar o outro com igualdade mas sim porque esse é o modo como o Eu quer ser tratado também, numa forma mais elaborada de autopreservação.

Não conseguimos ver completamente a nós mesmos, nossos olhos estão dentro da nossa cabeça – com todas as implicações que isso tem de fato e metaforicamente. Só conseguimos ver completamente o outro. De nós mesmos só é possível ver o reflexo.

Por isso dizemos que o outro é o nosso espelho, é no outro, no comportamento do outro, nas atitudes do outro, que vamos perceber aquilo que há de bom e de ruim em nós mesmos. O outro vai atrair a nossa atenção para aquilo que estamos prontos para reconhecer em nós, internamente, e assim nos apaixonamos pela nossa própria imagem refletida nele (como no mito de Narciso). A partir daí encontramos um motivo para iniciar a comunicação e nos abrirmos receptivamente à interação.

Libra nos convida a esse impulso de buscar o outro e iniciarmos um vínculo afetivo pautado no respeito mútuo e colaboração, expressando toda a harmonia e beleza que há em nosso ser interno para que o relacionamento seja também uma maneira de se aperfeiçoar.

Nesse prisma, o relacionamento tem o poder de transformar positivamente não só o Ser mas também tem o poder de modificar a sua realidade, tornando-a mais bela e harmônica em ressonância a essa transcendência interna - o que se estende para além de nós e torna o mundo um lugar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário