sábado, 1 de fevereiro de 2014

Em Aquário, a verdadeira liberdade


Em Aquário estão presentes os valores da autonomia, igualdade, originalidade e fraternidade.

Último signo de ar, de expressão segura e determinada, esta energia é regida em parte por Saturno (a ação correta) e por Urano (o movimento de libertação). Daí a associação deste signo com os ideais de revolução e de uma nova ordem libertária. A imagem associada ao signo é a de um homem jorrando água sobre o planeta, numa metáfora da compreensão universal de que estamos todos conectados por um mesmo sentimento que reconhece sermos todos iguais e existirmos juntos.

As pessoas de Aquário são naturalmente inclinadas para o novo, não admitem injustiças e não tem medo de se posicionar em defesa daquilo em que acreditam. Geralmente gostam de estar acompanhados e fazer atividades em grupo, motivados por ideais maiores que visem uma satisfação coletiva.

Polar e complementar ao signo de Leão, onde o ser é convidado a mostrar o melhor de si e com isso preencher o mundo de beleza e inspiração, em Aquário essa consciência é ampliada para o grupo num movimento acolhedor de todas as formas de expressão do ser.

A tônica de Aquário é a compreensão de que todos nós temos o direito de ser e de se expressar livremente, e nesse sentido a tolerância e a fraternidade são pressupostos para garantir que isso realmente aconteça. Onde não existe a tolerância necessária, é a energia aquariana que vai buscar os meios para transformar o ambiente, gerando condições para que a verdadeira expressão aconteça sem impedimentos.

Não há como ser nós mesmos completamente sem respeitar o ser do outro e a forma como esse outro se manifesta. Nosso aprendizado em direção à plenitude acontece pelo reconhecimento de nossas possibilidades, aptidões e talentos, e para reconhecermos isso em nós é necessário convivermos com o outro (nosso espelho) pois é por meio da diferenciação que acessamos aquilo que é autenticamente nosso.

Quem atinge essa consciência não consegue mais conviver com preconceitos e julgamentos que limitam a expressão completa do ser, porque as limitações impedem em última instância que nós mesmos sejamos plenos. Mesmo a limitação imposta ao outro também é impeditiva a nós, por isso Aquário propõe a libertação para todos e renuncia a vantagem meramente pessoal: tem que ser para todos.

Em tempos aquarianos, podemos nos dispor a aprender com a diversidade no coletivo e perceber que tipo de crenças ou atitudes individuais vem limitando nossa conexão com o outro e nossa integração com o grupo. Se parece que não há um lugar no mundo para nós, talvez seja o momento de rever alguma postura interna, para superar qualquer sentimento de isolamento e incompreensão que restrinja nossa maneira de ser.

Quanto mais abertos estivermos para conviver com o outro, ajudamos a construir um mundo com espaço seguro e livre para cada um expandir verdadeiramente e ser sua melhor expressão, tocando a divindade por sermos plenamente humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário