quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Se eu olhar pra você hoje, me apaixono?

Verbenna Yin Astrologia Tarot Psicanálise Freud Jung

O autocuidado é uma atitude a ser aprendida e cultivada em cada indivíduo. A aparência externa reflete sempre a atitude interna da pessoa, e para olhos mais treinados é possível perceber o que está acontecendo naquele universo particular e a partir dessa impressão saber se vale a pena se aproximar da pessoa. Ou não!

Por outro lado, vivemos numa cultura que hipervaloriza algumas características físicas apesar de sermos todos diversos e plurais. Vamos nos adaptando a um padrão cultural vigente que não é nada fácil de atender, principalmente para as mulheres: uma certa altura, um determinado tipo de corpo, índices exatos de gordura e de massa muscular, sorrisos e expressões de felicidade em selfies estampadas em todas as redes sociais.

Será que atender esse padrão realmente significa que estamos 100% no nosso melhor?

Se observamos bem, a busca desses padrões de “sucesso pessoal” deixa as pessoas constantemente ansiosas e em cobranças internas, não é possível sair daquela linha nem deixar de dar satisfação aos olhares ávidos que esperam que quem atingiu esse nível de sucesso mantenha seu posto, tendo que comprovar a todo momento “viu, estou por aqui e continuo muito bem, hein?” Que pesado!

Talvez por isso algumas celebridades, que parecem ter uma aparência perfeita, sofram com as expectativas que as pessoas tem sobre elas. Apenas a aparência trabalhada não garante que o externo esteja mostrando aquele melhor que a pessoa tem por dentro, ainda há "algo a dizer" para este mundo que não está conseguindo sair de lá.

Por mais que a aparência mostre atributos considerados "belos", aquele belo ainda não representa sua verdade: não é autentico e nem encontra reconhecimento no próprio indivíduo.

Assim, o autocuidado antes de tudo deve ser uma atitude de profunda aceitação da manifestação do nosso ser interno no mundo material. O corpo físico é o resultado de todas as forças cósmicas ativas que estavam disponíveis no momento da nossa concepção e nascimento, são elas que ditam as formas físicas, quantos centímetros o corpo irá crescer e como os elementos atômicos que compõem seu corpo físico vão reagir ao ambiente aos alimentos.

Verbenna Yin Astrologia Tarot Psicanálise Freud Jung
Respeitar este corpo a partir dessa consciência significa buscar a melhor manifestação física do ser interno que o habita, respeitando as características físicas e valorizando tudo aquilo que já existe dentro e que pode ser refletido do lado de fora.

Na astrologia, essa aprendizagem  é proposta nos signos de Touro e Libra, ambos regidos pelo planeta Vênus – a Deusa do Amor. A partir desse olhar de amor para com a gente mesmo, nossa forma física pode espelhar aquilo que temos de melhor e poderemos interagir no mundo físico a partir da nossa melhor versão, o que é muito agradável (Touro). E como resultado disso, passamos a atrair a companhia das pessoas que se sentem ligadas a esses valores representados pela aparência da nossa manifestação, elas se identificam com isso e vão se unindo a nós para compartilhar desse melhor (Libra).

Verbenna Yin Astrologia Tarot Psicanálise Freud Jung
A verdadeira beleza é ser quem realmente somos, cultivando uma atitude diária de amor próprio que valoriza cada pequena parte de nós que compõe nosso ser inteiro, tendo em conta que nosso corpo físico é a manifestação de um complexo harmonioso e interdependente.

Essa também é uma característica da saúde do corpo, abrangida aí a saúde mental. Dr. Edward Bach, o criador do sistema floral, tinha a aparência física como critério para determinar se o paciente havia melhorado com seus tratamentos. Segundo ele: “Não haverá cura verdadeira se não houver mudança na aparência, paz de espírito e felicidade interior.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário