quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Veranizando


E hoje recebemos em meio à chuva (aqui em Sampa) o solstício de verão!

O solstício é um alinhamento astrológico, é quando o Sol e a Terra se posicionam na eclíptica exatamente no grau zero de Capricórnio. E este ano chegamos nesse alinhamento junto com Saturno, que se colocou aí primeiro e vai impregnar esta estação com sua consciência de maturidade e firmeza.

Mas vamos falar do verão, essa estação de calor, de festejos e recomeços coletivos.

O elemento do verão é a água e seu símbolo nas tradições xamânicas é o coral, uma cristalização marinha de cor vermelha que lembra o nosso sangue e coração.

Água, sangue e coração são símbolos que falam das emoções humanas, este é um tempo para aflorar os sentimentos e permitir-se sentir através do corpo essas energias intensas que nos mobilizam perante a vida. São as emoções que nos levam a decidir quem queremos que esteja ao nosso lado, o que faz nosso coração bater mais forte e assim definirmos os ofícios que queremos cumprir, o que nos ferve o sangue nos moverá em direção ao que acreditamos ter que lutar.

Nossas emoções são os gatilhos que movimentam a vida e os eventos se movem na fluidez da água, esse elemento que une e conecta, nos dá a sensação de pertencimento e faz brotar os vínculos entre as pessoas. Verão é tempo de união.

A água limpa o ar, nutre a terra e faz verdejar a natureza. É o único elemento que não se perde em sua essência, sempre se pode filtrar a água e purificá-la novamente e, ainda que evapore, a água retorna em forma de chuva. Por isso se associa ao amor, pela sua capacidade de restabelecer o fluxo energético de vida e abundância.

Não é a toa que comemoramos o Natal e o Ano Novo nessa época, é um tempo para estarmos reunidos com quem a gente gosta, de sentirmos juntos a renovação da vida que se reorganiza no ano que chega e para recobrar a esperança num amanhã melhor. É uma nova chance para preenchermos a vida com a água simbólica que nos faz caminhar sempre em frente.


E por conta do calor o verão também evoca esse movimento da água em direção ao alto, as águas evaporam e promovem na natureza um movimento que vai de dentro pra fora, fazendo aflorar e florescer. Nossas águas internas nos direcionam pra fora e assim como novos ramos de uma planta, buscamos também crescer e nos conectar.

A medicina do verão é permitir-se sentir, ter liberdade para se expressar e deixar a natureza fluir as águas em você. Junto com o alinhamento de Saturno no céu, a mensagem é pra sermos responsáveis com nossas emoções, prezando pelo nosso autocuidado em construir relacionamentos saudáveis para nós mesmos. 

Num ambiente afetivo seguro termos a liberdade para sentir a vida sem constrangimentos ou defesas ativadas, e assim podemos relaxar sendo mais espontâneos para receber e doar amor.

Curar-se neste verão é resgatar sua espontaneidade. Permita-se!




Nenhum comentário:

Postar um comentário