sexta-feira, 27 de julho de 2018

Eclipse Lunar no eixo Leão-Aquário - 27/07/2018


Hoje vai acontecer um Eclipse lunar numa formação conhecida como Lua de Sangue por conta do tom avermelhado da sombra projetada pelo nosso planeta. Nessa formação, a Terra ficará entre o Sol e a Lua, tampando a luz solar e projetando sua sombra. Isso é muito simbólico pois o alinhamento físico entre os astros funciona como uma metáfora do que acontece nos comportamentos humanos.

Em psicologia, quando falamos em"projetar a sombra" estamos querendo dizer que existem aspectos em nós que não admitimos para ninguém, que tentamos esconder a todo custo e até somos bem sucedidos reprimindo essas partes que não combinam com a imagem que queremos ter ou passar para os outros.

Para nos adaptarmos a um mundo cada vez mais doente, que exige ideais severos de beleza, de comportamento e de produtividade, pagamos um preço bem alto. E para reprimir partes nossas que não condizem com esses ideais usamos de uma certa agressividade autodirigida, é como uma amputação que levamos adiante sendo violentos e sentindo raiva por termos feito isso conosco.

Mas na verdade essas partes de nós são reais também, elas não deixam de existir apesar de escondidas e de tempos em tempos a sombra pede a nossa atenção porque ela precisa ser vista, reconhecida. Precisamos nos por em termos com ela. Precisamos nos acolher.

Quando não damos chance para essas partes de nós, elas se juntam todas e nos pegam pelo calcanhar, fazem a gente se distrair e nos sabotam, tiram nossa vitalidade para que possamos sair do automático e olhar pra dentro. A sombra vibra no pólo negativo porque está na inconsciência, mas a medida em que vamos nos dando conta dela, trazendo-a para o consciente, a vibração muda e podemos trabalhar esses aspectos no polo positivo - pois a luz é a vibração mais elevada.

E hoje o eclipse vem propor justamente essa metáfora: que sombras internas são essas que não estamos vendo?

Que projeções estamos vendo nos outros, que nos levam a ser intolerantes e rígidos nas nossas opiniões, quando no fundo mesmo o que vemos refletido no outro é coisa nossa que não queremos admitir?

No eixo Leão-Aquário, a sombra individual toma proporções ainda maiores porque o efeito acumulado se projeta também coletivamente, no que chamamos "sombra coletiva", ampliando a vibração dessa energia inconsciente e o alcance da nossa intolerância passa a impactar grupos maiores de pessoas.

Ao lado de Marte, a Lua cheia em Aquário propõe hoje uma reflexão acerca das nossas atitudes e escolhas individuais, principalmente a respeito daquilo que não queremos admitir para nós mesmos, favorecendo uma tomada de consciência e a ruptura com esses padrões destrutivos para que, a partir da nossa revisão individual, possamos também aplacar a sombra coletiva por consequência.

Coletivamente, podemos esperar ainda que essa manifestação maior da consciência se apresente, fazendo irromper na realidade eventos que exigirão posicionamentos mais audazes, contundentes e que rompam com velhas estruturas de poder e dominação.

Então se seu plano para hoje a noite é presenciar o eclipse, aproveite para entrar nessa sintonia vibratória e deixe a lua levar embora sua intolerância, sua necessidade de sempre ter razão, sua rigidez diante das mudanças da vida. Chame a luz para a consciência, pedindo clareza e elevação para que possamos amar nosso próximo (Aquário) como a nós mesmos (Leão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário