segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Encontrando um propósito em Virgem



A realização das habilidades de forma prática e o aprimoramento constante são a tônica do signo de Virgem.

Regidos por Mercúrio, os nativos de Virgem usam o raciocínio de forma crítica e analisam muito seriamente o ambiente, os outros e a si mesmos. Com essa atitude analítica conseguem perceber não só suas próprias características mas também qual a melhor forma de suas habilidades serem bem aproveitadas, numa busca de aperfeiçoamento do Ser.

Em Virgem completamos a primeira sequência de seis signos pessoais, até aqui os aprendizados propostos para cada signo são voltados para o indivíduo, para o “Eu”. A partir do signo seguinte as lições são voltadas para o coletivo, para o “Nós”.

Nesse sentido, em Virgem se pressupõe que o Ser já tenha absorvido as consciências trazidas pelos signos anteriores, tendo estabelecido consigo mesmo um reconhecimento tal que lhe permita perceber que cada um é dotado de atributos que o destacam como um Ser único e especial e, portanto, cada um precisa desenvolver sua manifestação neste mundo da melhor forma possível, para cumprir com um plano maior que é o funcionamento da grande engrenagem da humanidade.

Ter esse olhar analítico nos permite reconhecer os atributos pessoais que podem ser desenvolvidos de maneira mais disciplinada e organizada, para atingirem sua melhor forma de expressão em ações concretas.

Associado ao elemento Terra, concretizar é algo muito importante para este signo. Porque existe no virginiano essa certeza interna de que o mundo precisa dele para que tudo funcione da melhor forma possível, e ele está sempre disposto a colaborar com esse aprimoramento colocando em práticas seus saberes e capacidades.

Porém, pela natureza introvertida do elemento terra, os nativos de virgem geralmente são tímidos e às vezes precisam primeiro fortalecer sua autoestima para só então reconhecer e trabalhar seus próprios talentos.

Como são regidos por Mercúrio, que é muito rápido e se interessa por vários assuntos ao mesmo tempo, os virginianos tendem a ir se testando a fim de cobrir todas as suas possibilidades. Mas é preciso estar atento para não se perderem em tantas demandas nem desenvolver um nível de exigência inatingível consigo mesmo. Não raro, esses nativos mostram uma tendência ao perfeccionismo, levando tudo que fazem muito a sério, e caso não consigam alcançar tamanho nível de eficiência podem se sentir frustrados.

Precisam de muito cuidado com sua autoestima, sendo sugerida uma dose extra de leveza para olharem amorosamente para si mesmos e não se criticarem diante das altas expectativas.

Equilibrando talentos e capacidades, chegamos no propósito daquela configuração inicial de cada um: foi para essa aplicação prática mais benéfica para si mesmo e para os outros que cada um nasceu com seus atributos próprios, únicos e especiais.

Quando colocamos nossas habilidades em prática visando o nosso próprio aperfeiçoamento nossas ações diárias passam a ser não mais um trabalho, mas um serviço. O Ser já consciente de quem é do que é capaz de fazer se coloca para servir a humanidade com tudo aquilo que ele já aperfeiçoou em sua trajetória pessoal.

E com um propósito definido podemos, por meio das nossas atitudes lapidadas e aperfeiçoadas, servir a nós e aos outros de forma colaborativa e assim garantir o funcionamento dessa engrenagem maior – a experiência humana em coletividade que se iniciará no próximo signo, Libra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário