sábado, 7 de setembro de 2013

O Mago

O Mago Tarot Waite
A carta do Mago representa o princípio masculino da natureza: a iniciativa para realizar nossos potenciais como algo concreto no mundo a partir da nossa percepção consciente da realidade que se nos apresenta.

A figura expressa um homem com um braço apontando para o céu e outro braço apontando para baixo onde estão representados os quatro elementos primordiais: fogo, água, ar e terra.
Essa carta com uma figura masculina voltada para seu lado direito está associada com a energia Yang, a energia de realização e expansão. O movimento é do interior para o exterior e a imagem então simboliza poder e intenção dirigidos à concretização de um objetivo. 

Aqui a mente e o racional exercem um papel fundamental na leitura do ambiente externo que irá promover as respostas internas adequadas à melhor adaptação do sujeito, pois é a ação consciente e intencional que permitem ao Mago interagir com o meio na busca de ocupar seu lugar no mundo e ser reconhecido.

O poder de ação vem da atitude racional e do uso do intelecto enquanto ferramenta (simbolizado pelo bastão). A intenção é ativa, é de dentro para fora. Poder e intenção são então dirigidos a uma finalidade, ou seja, o fluxo da energia criativa é conduzida pelo uso dos elementos da natureza (água, fogo, terra e ar) e direcionada à concretização de um objetivo: satisfação da vontade.

O Mago tem habilidades e destreza na utilização de seus instrumentos, os elementos, e a partir deles pode criar qualquer outra coisa no mundo externo, material. É o Ego, enquanto centro ordenador da consciência, que irá fazer a seleção das melhores habilidades a serem utilizadas pelo sujeito na busca do seu lugar no mundo e a firme crença na sua capacidade de agência resultará na materialização externa de algo que antes existia apenas na mente de alguém.

O arcano do Mago nos fala do poder de realização, da energia de criar algo novo no mundo. Escrever um texto, cozinhar uma refeição, produzir uma roupa, construir um prédio, empreender um projeto, são exemplos do arcano do Mago em ação. Tudo isso podia estar latente na mente de alguém, mas para que adquirissem "vida" foi necessário empregar esforço físico e energia para que saíssem de dentro da cabeça e viessem para o lado de fora, marcando a existência do sujeito no mundo pois ao interferir no mundo externo está colocando sua assinatura e participação no meio.

O arcano do Mago também simboliza o sentimento de satisfação de quando fazemos algo que nos é próprio, nossa essência em ação. Vejam a expressão do rosto do Mago, ele sabe que é capaz de fazer.

O Mago não duvida! A confiança em si próprio é um elemento fundamental para que o arcano do Mago se manifeste.

O arcano do Mago corresponde então à noção de que é o consciente quem faz a relação com o mundo externo num paralelo interessante com o que Freud propõe na sua primeira tópica, bem como considera as habilidades racionais e a autoconfiança do indivíduo na direção da satisfação da sua vontade, o que encontra semelhança no conceito de Ego da segunda tópica freudiana.

Na psicanálise estudamos a formação da personalidade humana e, fazendo um paralelo, a energia do Mago é a mesma que experimentamos no início da vida. Todos os bebês "fazem" coisas, as coisas que são possíveis naquela idade. A primeira coisa que fazemos é "criar" nossa satisfação: choramos e logo em seguida somos alimentados com leite, afeto e calor. A sobrevivência está garantida aí e o bebê sente-se ele mesmo o criador daquilo que recebe de sua mãe.

Segundo Donald W. Winnicott, psicanalista que teorizou sobre o nosso desenvolvimento emocional primitivo, nesse processo a que chamou de “criatividade primária” a criança adequadamente atendida tem uma relação de confiança com seu ambiente e desenvolve uma ilusão da onipotência na qual ela mesma é o próprio objeto desejado. Essa sensação de fusão da criança com o objeto desejado é prazerosa para ela e lhe dá uma sensação de tranquilidade ou não excitação - fundamental para lidar com os eventos e circunstâncias da vida.

Manter essa autoconfiança é essencial para que as coisas sejam realizadas. Uma pessoa sem confiança em si mesma vai duvidar das suas habilidades, da hora certa de fazer, vai ficar pensando que o resultado não foi tudo aquilo, que não gostaram do que ela fez...

Talvez fique pensando na aprovação das outras pessoas sobre a ideia dela e se não conseguir lidar com as expectativas dos outros pode acabar deixando sua própria ideia de lado.

Outras vezes postergamos nossos projetos esperando "o melhor momento" ou esperando "estar melhor preparado" para fazer aquilo que queremos. O tempo passa e vamos deixando o sonho envelhecer dentro de nós, não fazemos nunca porque não nos sentimos capazes o suficiente.
O Mago é o visionário, é o ilusionista, da mesma forma que Winnicott propõe que o bebê vive aquela “ilusão” de ser o criador do seio que o alimenta. Basta que ele “queira” o seio e imediatamente o alimento (e tudo o mais que o seio simboliza) aparece. A vontade então cria o seio, magicamente.

A energia do Mago vem nos lembrar que sim, podemos. É essa energia que nos impregna de disposição e vontade para tocar nossos projetos de vida e fazê-los saírem do papel. Nesse estágio, a gente não pensa muito nas dificuldades e percalços do caminho, a gente quer mais é fazer. Ação!

O importante aqui é iniciar, agir, e se ficar pensando muito o momento de fazer pode passar.

Assim como o bebê não tem como pensar sobre aquilo que faz, o Mago também não fica pensando muito se deve ou não fazer, se desse jeito está bom ou se preciso melhorar. A criança vai coordenando seus movimentos e entendendo como fazer um certo esforço pode resultar numa determinada postura. Primeiro ela faz muita força para se equilibrar e começar a andar, mas com o tempo ela passa a empregar melhor a força e o equilíbrio vem mais naturalmente até que ela consiga andar sozinha sem se esforçar tanto.

Mas não podemos esquecer que além da habilidade de fazer e realizar, é preciso o intento - a intenção clara daquilo que se deseja. Porque o resultado não virá apenas da habilidade, de mais ou menos talento para a coisa, mas também da qualidade da energia que se coloca naquilo que está sendo feito.

Talento e habilidade são importantes porque nos destacam dos demais, mas a intenção é o elemento carreador da energia de criação que vai fazer nascer no mundo aquilo que está latente dentro de nós. É o intento que vai conduzir o sonho da dimensão interna para o mundo externo.
Acreditar no que fazemos vai colorindo nossas ações e essa vibração reverbera ao nosso redor criando um campo positivo para que as coisas se realizem com economia de energia, apenas com o esforço suficiente.

Nesse sentido, tirar a carta do Mago numa leitura pode indicar que estamos vivendo o momento de fazer, agir e realizar, dando vida externa a uma ideia que existia apenas internamente. Também é o momento de acreditar em si mesmo, colocar a mão na massa e se divertir fazendo.

Numa abordagem terapêutica, pode também indicar que o analisando acredita ser responsável por tudo que acontece no seu dia a dia, usando o tempo para realizar coisas e mantendo-se constantemente ocupado numa busca de valorização individual pelos resultados daquilo a que se dedica, sem perceber muito bem o seu ambiente e as inter-relações possíveis com a família e outras pessoas de convívio.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise


Nenhum comentário:

Postar um comentário