quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Marte e Vênus na Psique

verbennayin


Neste final de semana participei de um ciclo de palestrar e me perguntaram sobre os aspectos astrológicos que unem as pessoas, que fazem a gente se apaixonar. Sem dúvida são as oposições, porque elas acontecem no eixo polar incitando o desejo pela complementariedade.

A gente pode até ter muita afinidade com quem tem aspectos repetidos aos nossos, sentimos que a pessoa "tem a ver" conosco, compartilha gostos, ideias, visões de mundo, e é muito legalzinho estar com ela e tals.

Mas se apaixonar mesmo, sentir aquele arrepio ao se aproximar, se perceber tomado pelo outro e querer inexplicavelmente estar perto, isso só acontece pela energia oposta e complementar. É essa energia da complementariedade que nos mobiliza na direção da conexão, que na verdade mesmo simboliza a fusão de inconscientes que juntos tem uma grande sinergia e potencial de realização.

Jung fala o tempo todo sobre essa noção da oposição de energias como força autorreguladora das experiências humanas, e chega a afirmar uma correspondência entre a necessidade que temos de transcender, atraindo as pessoas que possuem a complementariedade que buscamos, com os posicionamentos astrológicos de Marte e Vênus (pois é, ele manjava dos paranauês celestes todos).

Marte e Vênus também se cruzam aqui na Terra, simbolicamente a Terra é o ponto médio entre os dois planetas e onde resultaria o equilíbrio das forças masculina e feminina. É em nós que se materializa essa lei universal do equilíbrio mediante a compensação das forças, e isso também acontece nesse nível do sutil em que opera a psique.

Os posicionamentos de Marte e de Vênus no mapa individual são as características que conduzem ao casamento alquímico interno, a união simbólica da Anima com o Animus. Essa fusão nos leva ao cenário interno mais profundo e ao contato com nosso SELF, nosso ser eterno que repousa pacientemente esperando ser encontrado pela consciência.

É essa nossa eterna busca, por nós mesmos.

Mas como abrir esse caminho? Trabalhando a polaridade oposta nos nossos relacionamentos. Nos aproximamos dos outros porque vemos neles nossas próprias qualidades projetadas, e nos apaixonamos pelo outro porque identificamos nele, inconscientemente, a complementariedade que nos falta alcançar pois sozinhos não conseguimos sustentar aquela energia, só temos um polo dela.

Por exemplo, se você tem Vênus em Áries, sua complementariedade está em Libra - signos que formam um único eixo e juntos conseguem contemplar integralmente uma área de vida. Vênus em Áries vai ser atraída por Marte em Libra, e vice versa.

Na jornada em direção ao nosso SELF, a psique é capaz de antecipar quem tem em si a energia complementar que vai formar a sinergia necessária à nossa jornada, e aí o inconsciente vai criando e atraindo situações para que esse encontro de forças possa ter lugar, abrindo o caminho para que o nosso melhor venha à tona e possamos nos sentir integrados, pertencentes e completos.

Nesta lunação este tema estará especialmente ativado, dando oportunidade para experimentações bem interessantes na área dos relacionamentos. Aproveite que Marte entrou em movimento direto e Vênus estará receptiva até 06/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário