sábado, 5 de janeiro de 2019

Lua Nova e Eclipse em Capricórnio - 05/01/2019

verbenna yin


Hoje acontece a lua nova em Capricórnio, em conjunção com Saturno domiciliado e com influência de Plutão e Mercúrio recém saído da retrogradação. Também acontece hoje um eclipse solar que vai marcar um ponto celeste importante a ser reativado no início de Julho quando teremos um novo eclipse atingindo o mesmo eixo e reforçando as intenções do que for plantado durante esta lunação.

Individualmente esse posicionamento trata de um fortalecimento ímpar da nossa determinação interna para seguirmos os nossos objetivos. Capricórnio é sempre essa energia do final do ano onde a gente se dá conta do que foi possível realizar ao longo de um tempo de trabalho e esforço, e também do que se pretende ainda realizar e que fica para o próximo ano.

Capricórnio é o território dos fortes, daqueles que não temem a caminhada dura nem a subida mais íngreme. Essa energia reafirma em nós a certeza de que o esforço vale a pena e é essa energia que permeia todo o clima de virada do ano, em que nos conectamos com uma certa utopia para seguir adiante na direção do horizonte das nossas vidas pessoais – numa bela metáfora sobre aquilo que desejamos e que está ainda um pouquinho mais longe, nos motivando a continuar sempre caminhando.

Com Lua e Sol nessa vibração de Capricórnio, nosso presente e passado se conversam sob essa tônica, podemos nos sentir reflexivos quanto aos esforços que já realizamos para chegar até este momento de vida e ir nos dando conta dos aspectos positivos e negativos dessa trajetória. Principalmente, podemos avaliar se o lugar que ocupamos hoje é mesmo aquele em que um dia planejamos estar, ou se ficamos tão engessados nas posturas que precisamos assumir na vida que nos perdemos no tempo e ficamos pra trás, sem conseguir acompanhar os nossos sonhos reais.

Em que lugar da sua vida você está hoje?

Será que este era o lugar onde você queria estar, ou você se perdeu de você mesmo pelo caminho?

Saturno conjunto à lunação é ainda mais incisivo nessa avaliação interna, agindo como um verdadeiro fiscal e nos cobrando sobre aquelas metas que deixamos de realizar. Saturno é exigente e demanda de nós explicações consistentes para nossas falhas, a conversa com esse planeta tem que ter seriedade. Se algo importante ficou pra trás, agora é o momento de ser responsável consigo mesmo e considerar como agir daqui pra frente:

Somos capazes de reparar nossa falta de cuidado com os nossos sonhos?

Teremos tempo e condições de fazer essas reparações na nossa vida hoje?

Mercúrio, que ficou um bom tempo retrógrado em Sagitário reavaliando suas crenças e motivações pessoais, agora chega em Capricórnio todo cheio de certezas, dando muito mais direção e assertividade para as nossas decisões. Com Mercúrio presente nesta lunação, será possível reavaliar e reorganizar metas muito mais realistas, mantendo a mente focada nos resultados pretendidos. Aproveite para tirar do papel aqueles planos que demandam um certo tipo de preparação e tarefas anteriores, essa energia será muito poderosa para agir com persistência na direção das suas metas de ano novo e ao final do período vai valer muito a pena ter feito esse esforço.

Coletivamente, porém, o período não é tão promissor assim. Este alinhamento dialoga de forma bastante desafiadora com a energia do mapa do Brasil e especialmente com o mapa da virada do ano, sobre o qual já falamos aqui:


No momento da lunação, o ascendente estará em Virgem e marcado pela Roda da Fortuna fazendo conjunção com o Sol Natal do mapa do país e ativando a casa 8, das grandes perdas e dos grandes desafios. O eclipse irá reforçar esse ponto e é possível um tempo de mudanças radicais no curso do país, muito rápidas para serem assimiladas pois Virgem é regido por Mercúrio, o antigo mensageiro dos deuses com sandálias aladas para voar (e não mais caminhar).



A posição atual de Mercúrio em Capricórnio mostra também que não há nenhuma intenção de diálogo ou negociação das novas intenções para o país, a direção já está tomada e as decisões que vem por aí são para serem cumpridas no melhor estilo capricorniano de “manda quem pode e obedece quem tem juízo”.

A energia de Capricórnio e Virgem juntas também trazem uma noção de escassez e falta, de uma certa aridez nas relações e desamparo diante da vida. Ambas as energias são muito ligadas ao aspecto da dificuldade que é estar diante de um mundo hostil e perigoso, que ativa nossa área mais primitiva e irracional do cérebro reptiliano e não tem mais espaço para sensibilidades e delicadezas. É o modo sobrevivência e o cada um por si, noções que permanecerão ativadas até o próximo eclipse em Julho que acontecerá em Câncer, uma área mais sensível do céu que pode favorecer uma visão mais clara e perceptiva dos resultados daquilo que está sendo realizado nesta lunação de Janeiro. Veremos o que acontece até lá.

Apesar do cenário coletivo, esta noite é uma ótima oportunidade para quem está conectado com as energias lunares, pois será um bom momento de firmar suas melhores intenções para todo o ano 2019. Faça essa reavaliação dos caminhos e se reorganize interna e externamente na direção daquilo que você realmente almeja. Capricórnio nos lembra da nossa essência, daquilo que é estrutural, os ossos que sustentam o corpo e os reais fundamentos das coisas. Não perca mais tempo com o que não te interessa, seja assertivo, tenha foco e mantenha-se firme na direção do seu desejo.

Vai valer a pena.

E pra quem gosta de uma conversa, pode conferir também o vídeo sobre este tema que está no nosso canal no Youtube. Espero que gostem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário