terça-feira, 23 de abril de 2019

Lua Cheia em Libra - 19/04/2019

verbenna yin


A Lua cheia hoje acontece no finalzinho do eixo Áries-Libra, garantindo que o tema a ser conscientizado seja o desdobramento natural do tema que vem pulsando desde a última Lua nova em Áries: o da liberdade para buscar o próprio desejo.

No início deste mês a lunação abriu fazendo com a gente se conectasse com essa esfera íntima que nos move diante da vida, são os desejos que fazem com a gente saia da nossa zona de conforto e vá buscando novas posições e atitudes, nos permitindo às vivências que trazem mais consciência e nos fazem expandir e crescer.

Em Libra, porém, nos deparamos com algo inusitado: a presença do outro que pode se interpor entre nós e aquilo que desejamos. O outro também quer o mesmo que nós, o outro pode estar no nosso caminho, o outro pode ter chegado primeiro. E agora?

Libra é a consciência que nos impele a negociar com a realidade, é um signo de ar, mental, que se expressa pela comunicação das ideias. Libra é regido por Vênus, a deusa do amor em seu aspecto mais racional que nos faz realizar a necessidade de compor interesses para que continuemos pertencentes ao nosso grupo e mantenhamos os vínculos já construídos.

Em Libra a beleza está na apreciação do outro, pois o outro tem seu valor e sua presença é importante para o nosso próprio des-envolvimento. É o outro que faz o papel de espelho para que possamos aprender mais sobre nós mesmos, ele reflete nossas projeções mentais e assim demonstra partes de nós que não tínhamos como alcançar sozinhos.

Quando estamos atentos e conscientes, aprendemos muito observando esse outro. Para além dos julgamentos, quando estamos atentos conseguimos identificar aquilo que é propriamente nosso e o que não é, podemos nos diferenciar e nos entender como seres únicos: indivíduos.

Jung afirma que o caminho de individuação é o percurso natural a que nossa psique nos impulsiona para que possamos nos descobrir em toda nossa verdade e capacidade: o nosso SELF. O Self é o cerne de cada um, a essência, a matriz original que está pacientemente repousando dentro de nós e aguardando esse reencontro. Para tanto, estamos sempre atraindo situações e relacionamentos que irão nos colocar em xeque com a realidade e com os outros, e assim, nessa constante negociação vamos também percebendo melhor de que material somos feitos e chegamos à compreensão de quem somos a partir das escolhas que fazemos. Nossas escolhas nos definem.

Será que temos feito escolhas coerentes com aquilo que vibra dentro de nós, externalizando aquilo que somos?

Será que as escolhas que temos feito nos vitalizam e trazem crescimento, ou temos optado pelo que traz dor e sofrimento ao longo do tempo?

A Lua cheia vem desafiada por Saturno e Plutão e Capricórnio, o que pode trazer uma certa intimidação no nosso processo de afirmação em relação aos desejos. Esse posicionamento nos faz pensar no quanto podemos estar represando nossa voz e deixando de nos posicionar por conta da presença de alguém mais dominante, que nos impede de sustentar livremente nossas opiniões ou que traga uma crítica tão severa aos nossos desejos que não conseguimos argumentar e nos calamos. Podemos passar a vida assim, sem forças para negociar com o outro aquilo que queremos e por fim deixamos que a imposição do outro reprima o nosso desenvolvimento.

Coletivamente também estamos vivendo um tempo onde a autoridade e a força podem calar a nossa vontade genuína, onde sentimos intimidações reais que nos fazem temer pela nossa segurança e bem estar. Essa ameaça ao nosso desenvolvimento coletivo é real e precisa ser muito conversada para poder ser conscientizada em todo seu alcance.

Na outra ponta, a Lua também é desafiada por Urano em Touro que pode ampliar a sensação de desconforto dessa intimidação que nos impede de fazer as afirmações necessárias. Urano está influenciando o Sol, o consciente, e sua ação é no sentido de romper com aquilo que nos intimida. Porém, Urano é radical e pode nos impulsionar ao rompimento brusco, às explosões emocionais e à perda de controle.

Então toda atividade que fomente o diálogo e o entendimento são bemvindas nestas próximas semanas, assim podemos nos beneficiar com os impulsos de superar as intimidações e romper com elas mas de forma positiva, construtiva. O tempo é para a composição, para unir esforços e valorizar o entendimento do outro construindo juntos a melhor realidade possível.

E por fim, Júpiter em Sagitário garante que todo esse esforço seja recompensador. Essa energia traz a consciência do justo e do correto e nos move na direção das ideias mais elevadas. Se dermos espaço para que essa influência nos alcance, ela norteará melhor nossos pensamentos e atitudes a fim de que nos afinizemos naturalmente com o que nos trará também melhores condições de desenvolvimento, tanto no âmbito pessoal como no coletivo.

Sigamos então o brilho de Júpiter, o pai dos deuses, caminhando ao lado de Vênus e sua capacidade de conciliação que vem regendo esta lua cheia em Libra. Compreensão, empatia e equilíbrio farão toda a diferença para tratarmos nossas questões neste período.

E olhem só que linda metáfora o céu nos propõe para passarmos a Páscoa, né amores? Que não seja em vão este lindo movimento celeste para preencher nossos corações com fé no renascimento. É possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário