sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Estrelas da História - Marielle Franco

Marielle Franco



Hoje vamos falar dessa leonina maravilhosa que infelizmente não está mais entre nós: Marielle Franco.

Nasceu com o Sol em Leão acompanhado de Vênus em Câncer e Mercúrio e Júpiter em Leão. Não temos a confirmação do horário de nascimento, então não podemos afirmar o ascendente.

Um Sol leonino por si só confere nobreza de espírito, talento para a oratória, presença que não pode ser ignorada e muita capacidade de expressão. Leões são assertivos e se direcionam ao que querem com muita vontade, geralmente acumulam conquistas - tanto no material como no pessoal. Leão é um padrão destemido, ousado, de passo firme e constante e uma atuação inspiradora. Leões, mesmo sem querer, deixam sempre a sua marca.

Marielle também tinha o Sol alinhado à estrela fixa Praesepe, indicadora de proteção em períodos difíceis - seu nome significa presépio. Os antigos diziam que quando não se vislumbrava essa estrela aconteceria uma tormenta violenta. Dá muito o que pensar.

Mas o Sol de Marielle estava também acompanhado de Mercúrio e Júpiter em Leão, o que indica um caminho de expressão que é melhor preparado pelos estudos. Mercúrio favorece muito a articulação e o raciocínio além de proporcionar uma mente que entende a importância da autonomia própria. Nascida na comunidade da Maré, Marielle começou a trabalhar bem cedo como camelô, por volta dos 11 anos de idade, com a finalidade de pagar por seus estudos - sinal da noção de autonomia e versatilidade de Mercúrio.

A conjunção Sol/Mercúrio em Leão também confere fertilidade ( no corpo e nas ideias), liberdade de expressão e coordenação motora fina, o que pode explicar a incursão dela como dançarina e a orientação bissexual.

Os indicadores profissionais estão ligados com a área da educação e acadêmica: Marte em Gêmeos, Saturno em Virgem e o próprio Sol conjunto a Mercúrio. Talvez por isso, Marielle foi professora infantil e se dedicou ao ambiente universitário tendo se destacado com a tese de mestado sobre a atuação das UPP´s no Rio de Janeiro.

Com Urano em Escorpião e Vênus em Câncer, Marielle era conhecida pela atuação na pauta dos direitos humanos, notadamente nas causas feministas e no acolhimento a familiares de policiais mortos em serviço, encaminhando as pessoas ao atendimento jurídico e psicológico necessário para o cuidado desses traumas.

Essa tendência ao cuidado e a capacidade de representar interesses humanitários se amplifica com o circuito entre Júpiter em Leão, Netuno em Sagitário e Plutão em Libra, este último posicionamento sem dúvida um indicador da sua alta representatividade (eleita 5a. vereadora mais votada da cidade e a segunda mulher mais votada no país), tornando Marielle uma pessoa com grande potencial para construir uma sólida carreira na política.

Tinha a Lua conjunta a Saturno e também aos pontos cármicos: Roda da Fortuna, Nodo Norte e Lilith, todos em Virgem, o signo da repressão. Lua e Saturno conjuntos fazem com que o nativo seja bastante autocrítico e exigente consigo mesmo, mas sendo influenciada por esses outros pontos, a Lua virginiana sofre também repressões importantes vindas do ambiente externo que podem calar, isolar e imobilizar na prática.

Marielle foi alvo de uma execução por emboscada em 14/03/2018 e morreu baleada com tiros na cabeça e pescoço. No dia de sua morte, o Sol (regente da natividade) estava em Peixes em oposição direta à Lua/Saturno natal e ativando os pontos cármicos Lilith e Nodo Norte, expondo a ações de repressão à atuação profissional (oposição Saturno) além de traições e violências (Lilith).

mapa Marielle



A Lua estava em Aquário também em oposição ao Sol/Mercúrio natal, mas desta vez conferindo muita notoriedade à sua partida e aumentando a visibilidade da sua história de vida para além do seu território, pois Aquário é um signo que rompe fronteiras do espaço e do tempo. E realmente, a morte de Marielle foi lamentada por diversas autoridades de todo o mundo e o crime repercute até hoje pela ausência clara de sua autoria.

Seu legado de mulher negra, periférica, que definiu seu caminho profissional pelos estudos e encontrou um lugar de representação política para tantas outras vozes, continua sendo a inspiração para muita gente que, como ela, acredita que a mudança é possível.

Para mim, sempre será. Marielle, presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário