domingo, 6 de fevereiro de 2022

Melanie Klein: reparação e saúde mental

melanie klein

Num fim de semana sob a vibração de Quíron (veja os dois posts anteriores), quero deixar essa frase da Melanie Klein que foi uma psicanalista notável. Ela criou o conceito de reparação na psicanálise como referencial para determinar a saúde mental: de forma genérica, a ausência do impulso pela reparação é um sinal de má adaptação psíquica da pessoa e pode indicar tendência à psicopatia.

Quando negamos que algo nos atingiu não temos como restaurar a situação para como era antes, fantasiamos que aquilo não repercutiu em nós e seguimos distraídos - mas marcados e prontos para reviver a dor em outros contextos até que ela seja reconhecida. Por outro lado, quando negamos nossa responsabilidade por atingirmos o outro com algo que fazemos ou dizemos, negamos a esse outro a possibilidade de compreender o que se passou com ele e perdemos a chance de buscar caminhos conciliatórios para reequilibrar a relação. Permanecendo no desequilíbrio, criamos uma opressão para o outro da qual não nos livramos, mesmo que nos enganemos nos afastando ou afirmando que está tudo bem.

Só podemos fazer reparações quando saímos da negação e enfrentamos de verdade o conflito, e é a capacidade de enfrentamento com a assunção da responsabilidade que nos cabe naquela situação que promove o apaziguamento - a restauração do equilíbrio. Em outras palavras, a cura.

Será que Quíron já está apresentando pra você a necessidade de fazer algum tipo de reparação na sua vida? Esse aspecto estará bem forte neste final de semana, fiquem atentos.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário