Abrimos a lunação de Aquário com uma configuração tensa pelo céu e nenhum planeta na área de visibilidade, todos os planetas abaixo do horizonte. Sol e Lua estão alinhados a Saturno e em quadratura forte com Urano, evidenciando um período de decisões marcantes e consequências inevitáveis.
A lunação acontece na Casa 2 e vai tratar da nossa capacidade de bancar o que queremos ser e viver. A criatividade aquariana pode ser a energia que estava faltando para a gente colocar nossos planos em ação, para que a gente não se resigne com uma ou outra impossibilidade e volte a acreditar que nossos desejos são sim possíveis, talvez de um outro jeito, mas ainda assim alcançáveis. O ascendente em Sagitário nos conecta a essa positividade necessária para ousarmos algumas medidas que nos libertarão de uma vez por todas de antigos aprisionamentos – ainda que mentais.
Posicionado já na Casa 3, Saturno em Aquário representa o impulso de crescimento, de libertação daquilo que possa nos manter diminuídos ou comprometidos em situações que atrapalham nossos planos, precisamos encontrar novas trilhas e nos maravilhar com a visão ampla do elemento ar que inspira os altos vôos. Urano na quadratura é aquele incômodo que vai conseguir nos tirar da posição outrora confortável, o elemento surpresa que vai mostrar que quem não se mover agora vai perder sua chance. Agora vai!
Essa tensão acerta em cheio o mapa do Brasil, a lunação acontece exatamente no Nodo Norte e sobre o ascendente enquanto Urano em trânsito está sobre Saturno natal. Sobre o mapa da posse do governo atual, essa lunação cai no Meio do Céu com Saturno sobre a Lilith. Podem esperar acontecimentos fortes que vão abalar a estabilidade política, tudo leva a crer que de 06 a 16/Fev teremos crises e surpresas importantes na presidência.
No Nadir temos Netuno em Peixes na Casa 4, um prato cheio para disputas de narrativas que se reforça com Mercúrio retrógrado e Plutão em aspecto, indicando que o poder permanece com quem sabe articular melhor a linguagem para contar a sua versão e por mais tempo – ainda que seja uma narrativa falsa. Júpiter em Peixes vai predispor as pessoas a acreditarem de boa fé em tudo que ouvem. A saída é o polo oposto, o Meio do Céu em Virgem que dá um tanto de crítica e escrutínio para identificarmos a verdade.
A boa notícia fica por conta da Vênus, já em movimento direto, e Marte alinhados em Capricórnio e harmonizados com Urano em Touro, mostrando que essa tensão toda pode ser bem direcionada se agirmos com a seriedade e a constância do elemento terra. Passo a passo, na direção correta, podemos nos dedicar a metas de vida e relacionamento mais realistas. Os dois planetas percorrerão juntos todo o signo de Capricórnio ao longo da lunação, sugerindo também um período de reflexões produtivas de maior integração do masculino e do feminino no âmbito social, com ações práticas e afirmativas para redução das desigualdades entre os sexos. Na vida pessoal, Marte e Vênus juntos são uma ótima sinergia para fortalecer relações amorosas que precisam de estrutura para voltar a crescer, invistam tempo em seus pares e desfrutem mais e melhor juntos. Vênus em terra é prazer sensorial e, como diz Galeano, o corpo é uma festa.
Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise
Astros - Tarot - Psicanálise
Nenhum comentário:
Postar um comentário