Hoje estamos todos consternados com a notícia de que um homem invadiu uma Creche em Blumenau/SC e matou violentamente crianças de 4-7 anos e queria comentar sobre alguns aspectos simbólicos do céu destes dias.
A Lua Cheia é sempre um período de manifestação, no qual intenções que outrora estavam apenas do lado de dentro ganham força e se materializam concretamente. Na lunação de Áries, e emanação é justamente pela força de quem se impõe para fazer valer a sua ideia, sua visão e perspectiva.
O regente da lunação, Marte, está contido no signo de Câncer, amargando uma vontade de agir atravessada pelo sentimento de inadequação e impotência. Essa combinação gera fortes explosões emocionais, agressividade e confusão entre realidade e fantasia.
Exatamente hoje, o Sol está em conjunção a Quíron em Áries - e aqui me parece o ponto sensível desse acontecimento. Quíron é o planeta que faz a ponte entre os planetas que atuam na individualidade (até Saturno) e os geracionais (Urano, Netuno e Plutão).
Quem não se entende com Quíron, simbolicamente, não consegue se livrar das amarguras da vida e não tem perspectiva de construção do futuro. Por volta dos 50 anos, Quíron aparece na nossa vida pedindo que a gente passe as coisas a limpo senão adoecemos cronicamente - num sinthoma autodestrutivo de quem não se autoriza a novas etapas.
O rapaz que cometeu o crime de hoje em Blumenau tem 25 anos, está numa oposição de Quíron e com Marte no ponto médio.
Ele literalizou a sua incapacidade de seguir adiante, seu sentimento de inadequação, e matou concretamente o símbolo da construção do futuro: as crianças.
O evento de hoje é sinal de um profundo adoecimento coletivo, pois as pessoas não vêm dando conta da vida tal como se organiza hoje. Pessoas que ainda tem referências pessoais muito curtas, insuficientes e autocentradas, perdem o horizonte e se destroem - e nesse movimento são um risco para si e para os outros.
É urgente uma atenção efetiva à saúde mental, pois essa destrutividade vivida de forma literal por certas pessoas tem foco simbólico e é uma séria ameaça à infância nos anos de 2023 e 2024 enquanto Quíron estiver em Áries.
A Lua Cheia no signo da balança, pede uma punição exemplar para criarmos consciência disso.
Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise
Astros - Tarot - Psicanálise
Nenhum comentário:
Postar um comentário