segunda-feira, 17 de abril de 2023

Tarot da Semana: O Enforcado

  O enforcado

Uma semana com este arcano que é um dos mais desafiadores do Tarot - e provocador também. Escolhi essa imagem do Tarot de Marselha, na versão de Jean Noblet, porque tem elementos que nos provocam a entender melhor o que a imagem representa.
 
Aqui temos uma pessoa pendurada pelo calcanhar, mas ela parece não estar tão preocupada com isso. Pelo contrário, está com uma expressão até divertida, mostrando as mãos que estão livres e com as quais ela podia se desamarrar e sair dessa posição limitante. 
 
Mas ela prefere estar assim, na brincadeira, acenando e mostrando a língua de forma bem irreverente.
Aliás, conseguem ver o detalhe entre as pernas da pessoa?
 
Ela está gozando da situação - na noção psicanalítica mesmo, de quando estamos vivendo num prazer distorcido onde a satisfação é imaginária, pois a situação real é penosa e arriscada.
 
O Enforcado vem nos questionar se estamos mesmo comprometidos com o nosso caminho ou se estamos brincando com coisa séria, evitando encarar o risco da dor e do prejuízo ali adiante.
 
Precisamos nos desemaranhar para retomar a caminhada, a nossa caminhada, aquela que ninguém mais fará por nós.
 
É um convite para nos comprometermos de verdade com a gente mesma e com a nossa trajetória.
 
Recomendo o cristal de Topázio para entrar nessa sintonia própria e intuitivamente se alinhar com o seu próprio caminho. A essência é a de Pitanga para voltar a ser boa consigo mesma.
 
Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário