Hoje quis trazer pra vocês uma versão bem diferente para representar o arcano que irá nos conduzir esta semana: o Julgamento.
Nos tarôs tradicionais, essa carta tem imagens associadas à ideia cristã do juízo final, numa alusão de que iremos colher o que viemos semeando, uma relação de causa e consequência ao longo da vida.
Mas esta experiência pode ser mais do que isso quando trazemos o olhar para o âmbito subjetivo. Esta carta vem depois do arcano 19, do Sol, que é o alcance da clareza, do entendimento e da aceitação de si mesmo.
Então no arcano 20, estamos diante do processo de retificação daquilo que somos, pois se hoje conseguimos enxergar todas as nossas partes, inclusive aquela mais difíceis e mal adaptadas que nos causaram problemas, podemos desenvolver uma nova ética pessoal para seguirmos adiante de forma mais coerente e justa com a gente mesma.
Eu penso que a imagem desta carta do Light Seer´s Tarot (continuamos nesse estudo) traduz bem esse nível de experiência. Pois quando estamos no caminho da ética, a consciência precisa suportar harmoniosamente nossos feitos e atitudes - então, como continuar a agir da mesma forma de quando estávamos na inconsciência se hoje sei para onde isso leva?
Não dá mais.
Se hoje eu sei que um comportamento ou uma postura me prejudica, não posso mais agir assim. Isso é ser ética consigo mesma.
Encontrar essa ética pessoal, que está além de qualquer regramento social ou ordem religiosa, traz leveza e paz à consciência.
Nesta semana, aproveite para recapitular o que foi mexido nesta última lunação e eclipses, pois a experiência deste arcano é desdobramento desses pontos.
Para nos acompanhar nessa reflexão, recomendo o cristal de Ametrino que ao mesmo tempo que transforma, também nos encoraja à ação. A essência é a de Mandarina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário