sexta-feira, 26 de abril de 2013

A Lua de Wesak

Verbenna Yin Wesak

Todos os anos durante a Lua Cheia no período de Touro, acontece a Celebração do Wesak: a comemoração do nascimento de Sidarta Gautama, o “Buda”.

Assim como seu nascimento, acredita-se que sua iluminação e sua passagem deste mundo ocorreram durante o período de Touro, de forma que o plenilúnio de Touro representa a conexão com os valores e ensinamentos deixados por Buda para uma nova consciência da humanidade.

O festival de Wesak (lua cheia de Touro) acontece quando a Lua está em oposição exata ao Sol, ou seja, a Lua e o Sol formam uma angulação de 180o. Nesse posicionamento o Sol está em Touro e a Lua está em Escorpião. 

Touro é um signo de terra que está justamente ligado ideia de valores, bens, aquilo que está tão bem estruturado que permanecerá mesmo depois de mim.

O Sol representa a nós mesmos, nossa individualidade e nossa expressão para com os outros.Será um bom momento para refletirmos sobre nós e sobre o que possuímos de forma concreta que seja valioso e mereça ser perenizado. Em que se baseiam meus valores? 

Já a Lua representa aquilo que nos influencia e nos atinge emocionalmente, o que vem do passado e precisa ser revisto e integrado.

O alinhamento entre Sol-Terra-Lua promove a convergência dessas consciências, trazendo a iluminação para fazermos essa avaliação pessoal.

Escorpião é um signo de água, receptivo, dotado da capacidade de regeneração e transmutação, e são esses ideais que a Lua de Wesak nos propõe: um processo de transformação e aperfeiçoamento intenso, profundo e verdadeiro.

Simbolicamente, esse momento representa um tempo de desligamento das influências que vêm do nosso passado e nos libertarmos para ancorar uma nova consciência.

É a Lua em Escorpião que nos traz a chave para esse trabalho interno: do que eu tenho que desapegar para me conectar com essa consciência maior, amorosa e integradora?

Nesta Lua de Wesak somos convidados a um profundo mergulho interno para reconhecer aquilo que somos e temos de valor (Touro) e transformar tudo aquilo que não nos serve mais (Escorpião), buscando um aperfeiçoamento pessoal em conexão com uma nova consciência mais tolerante e compassiva com nós mesmos e com o nosso próximo.

Durante o festival é comum aos orientais acender velas e soltá-las na água, representando esse trabalho de desapego das crenças antigas e de deixar ir tudo aquilo que não faz mais parte, para que a consciência de Buda encontre lugar em nós e possa ser ancorada na Terra.

Que seja um tempo especial para todos nós.

Verbenna Yin Lua de Wesak

Nenhum comentário:

Postar um comentário