quinta-feira, 7 de julho de 2022

Lilith em Câncer e a Cultura do Estupro

boris johnson

Desde que o Sol ingressou em Câncer os temas mais mobilizados nas notícias tem sido os que envolvem de algum modo a Cultura do Estupro, um estratagema peculiar do Patriarcado que acoberta as figuras de autoridade a dispor daquilo que está vulnerável e ao seu alcance - inclusive do corpo das outras pessoas.

Vimos isso no caso da Juíza que utilizou do seu cargo para forçar uma criança estuprada a levar adiante uma gestação arriscada, e que hoje está sendo investigada juntamente com a promotora para esclarecer qual seria o interesse nesse nascimento. A promotora inclusive já tinha envolvimento em outros casos de adoção de bebês.

Recentemente aconteceu a queda de Pedro Guimarães, Presidente da Caixa Econômica Federal por assédio sexual, com farta comprovação disso - o que demonstra como a pessoa se sente confortável na sua posição de autoridade para exercer esse aproveitamento de quem estiver em vulnerabilidade. Todas as mulheres que dependem de seus empregos para sobreviver estão vulneráveis em relação a essa figura de autoridade.

Mas a novidade é que a Lilith vem gritando alto e essas mulheres denunciaram a situação injusta e desigual a que vinham sendo submetidas. As denúncias já tem tempo, mas foi só no tempo da Lilith em Câncer que puderam vir à tona.

Hoje caiu mais um representante desse estratagema patriarcal, Boris Johnson que era o primeiro ministro britânico e realmente uma figura de autoridade mundial. Foi conivente com situações de assédio sexual praticado por um homem contra outros homens, omitindo-se das providências necessárias.

E aqui a reflexão fica interessante porque Lilith é um força arquetípica em todos nós, homens e mulheres. Ela se expressa como insubordinação a essa submissão forçada que a cultura dominante - patriarcal - impõe a algumas pessoas.

Lilith é antropomorfizada como mulher arquetipicamente para que a consicência possa assimilar este conteúdo, mas essa é uma força psíquica que opera em todos e está em operação agora mesmo no mundo, gritando a plenos pulmões as injustiças e desigualdades que a cultura do estupro impõe.

E a consciência coletiva está desperta e de prontidão, ações como essas não serão mais toleradas.
Com Lilith aprendemos a recuperar a nossa própria voz para dizer bem alto: NÃO PASSARÃO!

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário