terça-feira, 19 de julho de 2022

Lilith em Câncer - eventos

lilith

Desde que o Sol ingressou em Câncer, têm maior relevância as notícias que tocam no tema da opressão da mulher pelos relacionamentos familiares, da exploração da sua sexualidade e no controle da maternidade.

Em Câncer já estava Lilith, o Sol ao passar por essa área favorece que as questões representadas por ela pudessem ser vistas e analisadas pela consciência.

Desde então tivemos:

- Menina de 11 anos estuprada e grávida, impedida pelo Estado de abortar;

- Presidente da CEF afastado por assédio sexual por tocar indevidamente nas funcionárias;

- Mulher sedada sem consentimento e estuprada pelo anestesista na sala de parto;

- Outra menina de 11 anos mantida em cárcere privado pelo padrastro há 2 anos, estuprada regularmente até que deu à luz uma outra criança e quase morreu por isso;

- Mulher (junto com os filhos e família) morta pelo marido que não aceitava o fim do relacionamento abusivo - destaque no abusivo pois ele deixou um áudio afirmando que a mulher não queria mais se submeter às decisões dele;

Vejam que essas são situações em que a mulher não só entra em contato com a opressão de uma cultura estruturada no machismo, mas ela "paga" por isso com o seu próprio corpo.

É bem interessante ver que estes casos ganharam espaço nas notícias num período em que estamos justamente com o Sol iluminando esse posicionamento da Lilith, ganhando evidência e chamando à elaboração da consciência coletiva.

Há muitos anos as mulheres lutam pelo reequilíbrio das relações mas isso só será possível se todos entenderem a fundo do que essas reclamações femininas tratam e se comprometerem com essa erradicação. Eu mesma tenho um percuso de anos ajudando a conscientizar sobre a violência obstétrica, publiquei um livro sobre isso, promovi várias ações na justiça e treinei juízes e promotores nesse tema quando era advogada, mas realmente me surpreendeu o alcance das últimas denúncias.

Torço para que possamos melhorar o nível das análises sobre esses temas e evoluamos. Não é nesse mundo de dor e sofrimento para as mulheres em que queremos estar.

Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário