Há uma tradição que afirma que Jesus e Madalena se casaram e que após a morte dele, Madalena se refugiou com sua filha Sara no sul da França.
Na tradição cristã, Madalena vem representada com um ovo ou com um vaso de alabastro, onde estava o seu rico perfume. E é daí que quero partir pra gente falar um pouco desse modelo feminino arquetípico que foi preservado por mais de 2 mil anos.
Madalena com o ovo sugere que podemos nos regenerar, no ovo assim como na semente estão todas as possibilidades que nos formam. Em nossa jornada, expressamos os traços que são possíveis, os que conhecemos, os que temos a chance de desenvolver. Mas temos muitos outros traços que ficaram desconhecidos, interditados, perdidos. Quando voltamos ao ovo, podemos resgatá-los.
Eu particularmente gosto mais da imagem com o vaso porque na tradição alquímica é o símbolo do Opus, da grande tarefa da individuação. E o vaso também se associa ao útero, o local de formação de uma pessoa no qual ela recebe todas as suas características e potencialidades.
Às vezes a vida pede que a gente retorne ao útero, simbolicamente, para entrarmos em contato novamente com essas potencialidades adormecidas e possamos nos gerar de novo, nos regenerar para uma nova vida na qual caibam esses traços que também nos formam.
E o perfume? Ele é o sinal de que esse é um processo marcante, o perfume é a marca da vida na natureza, é o oposto da decomposição que cheira mal. O perfume é a inspiração para nos revificarmos no útero cósmico e nos relembrarmos de quem ainda podemos ser.
Espero que a imagem e toda simbologia de Madalena alcancem você hoje, o primeiro dia do signo de Leão e dos caminhos do coração, para que o mundo possa te conhecer na coragem de ser você mesma.
Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise
Astros - Tarot - Psicanálise
Nenhum comentário:
Postar um comentário