Esta semana estaremos acompanhadas pelo 5 de Copas, uma carta difícil na interpretaçãodo Tarot e talvez ainda mais difícil na aplicação terapêutica.
Ela mostra uma pessoa cabisbaixa, ensimesmada, totalmente abraçada em seu próprio manto. Ela esta afastada do castelo, do outro lado do rio, e se você olhar bem vai ver que ela está numa área com uma linha bem definida. O isolamento do isolamento.
Essa carta geralmente está associada a um momento de perdas afetivas, quando terminamos uma relação importante ou alguém de quem gostamos muito se afasta de nós. Podemos concluir que a pessoa está sozinha e triste.
Porém, essa carta também nos mostra o que acontece quando não estamos de fato disponíveis para viver os afetos, quando estamos muito presas nas nossas idealizações, a nossa área circular tão bem delimitada, esperando viver uma "certa experiência" que não acontece nunca pois não estamos sendo espontâneas e nem receptivas de verdade, o que acaba por nos afastar dos vínculos pois não sabemos bem como deixar o outro se aproximar de nós.
Essa desconexão acontece porque ao invés de nos interessarmos genuínamente pela parceria, pela troca e todo o aprendizado da convivência com o outro, estamos muito preocupadas em TAMPAR o nosso vazio.
Enquanto só enxergamos a nossa necessidade de sermos amadas, nenhuma relação será boa o suficiente - e o resultado será, a desconexão.
Em tempos cancerianos, podemos levar a atenção para o que nos move nos relacionamentos: se é o afeto agradável que circula entre as pessoas, se é a vontade de ter uma parceria e se desenvolver com ela, ou se é a necessidade de se sentir importante e amada por alguém.
O 5 de Copas mostra que se relacionar é trocar e para isso precisamos sair desse cercadinho de idealizações. Que podemos atravessar o rio das emoções e restabelecer as pontes, voltando a ter receptividade para enxergar o outro como é - e talvez amá-lo justamente por isso.
Se esta leitura fez sentido pra você, aproveite para conhecer meu E-Book Tarot Terapêutico, disponível pelo link abaixo:
Verbenna Yin
Astros - Tarot - Psicanálise
Astros - Tarot - Psicanálise
Nenhum comentário:
Postar um comentário