quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Lua Cheia em Peixes - 02/09/2020

Lua em Peixes

Uma Lua Cheia chegou toda graciosa e inspirada nesta madrugada, acompanhada de Netuno e muito à vontade nas águas do signo de Peixes e posicionada na Casa 8, indicando um momento de ajustamentos e transformações. Esta configuração amplia nossas capacidades sensitivas e aumenta a percepção mais sutil do reino intuitivo, podemos esperar sonhos que nos contem estórias (ou histórias) e muita imaginação solta colorindo a vida real.

Isso seria ótimo se Netuno não estivesse retrógrado, mas ele está e na prática a Lua Cheia recebendo essa influência nos leva ao lugar da ilusão e do escapismo, aspectos negativos da energia de Peixes.
Preparem-se para uma quinzena de muita negação da realidade e apresentação de versões alternativas que nos colocarão em dúvida quanto ao que estamos vendo, num cenário esquizofrênico onde uma coisa é uma coisa e também é outra coisa ao mesmo tempo.

Confuso? É disso que se trata.

Sol e Mercúrio estão em Virgem. O Sol na Casa 2 vai ativar assuntos financeiros e movimentar aquisições e operações econômicas que envolvam maior risco como se isso fosse nada, amparado por Mercúrio na casa 3 que promete muito discurso midiático para apoiar essas medidas em discursos aparentemente inteligentes. Mas isso será tudo balela, Sol e Mercúrio estão influenciados pela Lua iludida e veremos o ressurgimento de figuras salvadoras da pátria aparecendo aqui e ali prometendo uma segurança que não existe mais.

Urano em Touro faz aspecto com Sol/Mercúrio e a Lua/Netuno e vem mostrar que o momento é de adaptação para evolução do mercado e das trocas aos cenários mais atuais, levando em conta a pandemia e as novas organizações de trabalho e convivência que se formaram nos últimos meses. Não há mais espaço para medidas que visem retornar a um status quo porque aquilo que conferia a estabilidade no cenário anterior era justamente o que foi já modificado neste ano.

Há quem espere que voltemos a ver o mundo com os olhos de antes, pois antes havia uma exploração das relações que permitia que o dinheiro circulasse e se acumulasse em certas mãos mais privilegiadas. Mas a partir da pandemia as relações se modificaram, as circulações foram suspensas e as cadeias de exploração ficaram mais aparentes, demos nomes para essas explorações e hoje muita gente já desenvolveu uma linguagem para nomear o que vive: racismo, machismo, injustiça social.

Este processo de ganho coletivo de consciência está em pleno curso e incomoda muito quem se beneficia do fato das pessoas estarem tão envolvidas nas suas vidas quotidianas a ponto de não terem tempo sequer de entender o que se passa com elas. Mas com a pausa da pandemia muita gente chegou nas mesmas conclusões sobre a realidade em que vivemos e há coisas que não podem mais permanecer escondidas, já foram constatadas.

No âmbito individual esse ganho de consciência também já aconteceu, desde que o Sol entrou em Virgem estamos todos mais atentos com o real e comprometidos com a verdade, então a interpretação dos fatos ficou mais crua e tivemos que reconhecer coisas que talvez tenham sido inconvenientes e ásperas, mas a verdade precisa ser considerada. 

Virgem é um signo muito comprometido com a verdade, nativos desse signo adoram jogar umas verdades na cara das pessoas quando necessário e ainda dizem “É pro seu bem!” - quem nunca?
Porém a Lua Cheia está toda entregue à influência de Netuno, entorpecida e iludida, inebriada com os próprios sentimentos e podendo dar lugar a rompantes emocionais para continuar negando a realidade que ela não quer admitir, se fazendo de vítima e continuando o jogo no melhor estilo “me
engana que eu gosto”.

Se você estiver vivenciando uma situação assim, onde não tem mais onde esconder as verdades que foram lançadas na sua cara, pense muito bem se você vai escolher continuar mentindo pra si mesma.

Mentir pra nós mesmas tem um custo, ficamos engasgadas com o que não afirmamos, ficamos contaminadas por um certo material tóxico preso dentro da gente e que não deixamos sair, buscamos distrações que nos mantenham olhando para outros lados porque ver o que importa dói. E quem paga esse preço alto é o corpo físico que adoece com os efeitos das nossas distrações, com a falta de sono, com o uso de substâncias para escapar da realidade dura demais. Outras vezes, quem paga esse preço é a nossa mente que vai perdendo a sanidade diante de tanta contradição entre o que sente e o que consegue enxergar, podendo preferir reinterpretar a realidade de forma mais criativa a admitir a rudeza da vida real.

Esta Lua Cheia vem nos desafiar a encarar nossas verdades para podermos reconhecer o que é precisa ser ajustado na prática e, enfim, crescermos com esse aprendizado. Lembrem que Virgem é um signo de terra, muito pragmático, e que nos impulsiona a arregaçar as mangas para fazer o que for necessário e já estiver ao nosso alcance. A energia virginiana não perde tempo, tem boa vontade para realizar o que for possível e não desperdiça energia com coisas desnecessárias ou inúteis.

Procure ver na sua situação atual o que está precisando dessa assertividade e disposição virginianas e faça acontecer, não perca tempo com planejamentos a longo prazo pois a chance de você se confundir ou se perder nesses planos é grande. Comece com o simples e com o que já estiver à sua mão, mas comece.

Saturno, Júpiter e Plutão continuam retrógrados em Capricórnio e agora fazem uma oposição importante com a Vênus em Câncer, indicando um período de muita oposição não declarada ao princípio feminino e especialmente ao tema da maternidade. 

Capricórnio e Câncer são signos conservadores e o impedimento à liberdade feminina será feito também dessa forma esquizofrênica pois Netuno interfere nesse alinhamento também. Esperem medidas que dizem uma coisa e na prática significam outra, têm um discurso e uma aparência de proteção mas no fundo tentam estabelecer que o feminino não é capaz de fazer escolhas autônomas e precisa ser tutelado. 

Não passarão!

Esperem também reações a esse movimento conservador que pretende conter o feminino real porque Marte e Lilith estão alinhados no MC em Áries e daí pode resultar uma postura nova, mais ousada e destemida das mulheres que não estão mais nem aí para agradar ou servir. Porém, esta não é uma postura fácil de sustentar e pode sofrer muito julgamento por estar na contramão das referências arquetípicas tradicionais do feminino, será preciso astúcia e objetividade para trazer novos arquétipos que representam melhor o feminino deste tempo, mais independente e apropriado de seus atributos como COMPETÊNCIAS – e não mais como fraquezas em relação ao masculino.

O Nodo Norte está na Casa 12 e isso implica em que o lado Sul esteja na 6, resultado num aumento importante dos quadros de doença no âmbito coletivo. Devemos assistir uma nova onda de contaminações e mortes decorrente da exposição negligente no período leonino e também do clima de negação da realidade desta Lua Cheia que pode criar uma certa displicência nas rotinas de cuidado diário. 

O alinhamento Sol e Lua acontece no mesmo eixo de quando a pandemia foi declarada em Março, Aos que puderem evitar a circulação e a exposição desnecessária, continuem fazendo a sua parte e adotem o jeitinho virginiano de cuidado e limpeza mais constantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário